Categoria: Sociologia Dissertações |
O “entorno” da transposição didática da disciplina de sociologia no ensino médio do Paraná: “a cons |
Versão: PDF Atualização: 21/1/2013 |
Descrição:
FRANÇA, Valnei Francisco de
O intuito desta pesquisa é conhecer as relações que são estabelecidas entre a inserção da disciplina de Sociologia no Ensino Médio do Estado do Paraná, e a atuação do professor de Sociologia, identificando, a partir dos elementos da transposição didática que lhes são acessíveis, as facilidades e dificuldades oferecidas no momento do contexto da obrigatoriedade desta disciplina (2008-2009). Para compor este objeto procurou-se identificar os seguintes elementos: os jurídicos, as orientações pedagógicas, a estrutura de recursos humanos, as ações de capacitação, os recursos pedagógicos disponibilizados, a escola e o professor, e com estes elementos conhecer o quadro institucional da disciplina - diagnóstico geral-, no Paraná, utilizando-se a pesquisa qualitativa. O campo foi construído a partir da equipe disciplinar de Sociologia, representantes da disciplina em Núcleo Regional de Educação e Professores de seis escolas de Curitiba e Região Metropolitana. A ideia principal foi construir um quadro diagnóstico da ação do “entorno” da disciplina de Sociologia no Paraná. Chegou-se à conclusão que esses elementos que constituem o “entorno” da disciplina são suficientes para a realização da aula de Sociologia; contudo existe uma lacuna entre o que está disponível e a ação dos professores em sala de aula. Esta lacuna passa pela questão do diálogo entre a demanda e o que é ofertado, por uma formação tecnológica mais adequada aos professores e principalmente uma capacitação compensadora, levando em consideração a “desvantagem” dupla dos professores de Sociologia: ausência de uma historicidade que dê identidade à disciplina e a carência pedagógica de sua formação. No desenvolver da pesquisa foram utilizados os conceitos-chave de “entorno” e “transposição didática” de Yves Chevallard, além de autores como Jean-Claude Forquin, Florestan Fernandes, Paulo Freire, Ariel Kosik, André Chervel e outros.
Palavras-chave: Disciplina de Sociologia. Transposição Didática. Entorno. Quadro Diagnóstico. Contexto.
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2715 0 bytes UFPR |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A agricultura familiar em Londrina : um olhar sobre a diversidade |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
ZANGARO, Luciana Cristina Moura
O presente trabalho tem como objeto de estudo agricultores que se caracterizam por deter os meios de produção ao mesmo tempo que trabalham na propriedade rural, definidos como "agricultores familiares". Estudamos um caso específico, os agricultores familiares de Londrina/PR, com o objetivo de demonstrar a diversidade dessa forma social de produzir na agricultura brasileira e contribuir para desvendar a heterogeneidade que está presente nesse objeto de estudo. A diversidade de cada contexto, de cada região e das estratégias utilizadas demonstram a capacidade de adaptação e de reprodução desses agricultores. Para realizar esta pesquisa delimitamos algumas dimensões relacionadas com as estratégias de adaptação e reprodução da agricultura familiar na sociedade capitalista: as estratégias produtivas, as estratégias familiares, as estratégias fundiárias e um conjunto de representações, opiniões e atitudes elaboradas pelos agricultores familiares. A partir de dados coletados na pesquisa empírica realizada, foi possível traçar um perfil desses agricultores e também descrever algumas estratégias de reprodução, o que permitiu constatar a diversidade. O estudo possui um caráter exploratório e nos coloca diante de algumas questões relevantes a respeito da agricultura familiar em Londrina.
Palavras-chave: Agricultura. Estrutura agrária. Aspectos sociais. Famílias rurais. Sociologia rural.
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1493 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000228753 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A Agroindústria Artesanal e o Programa Fábrica ... |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
BRITO, Celestino de Oliveira
Esta dissertação aborda a relação da produção agrícola familiar com o mercado e a instituição estatal, mais precisamente ressalta os limites para a racionalização econômico-administrativa das atividades no interior de uma unidade de produção familiar. Sua referência empírica são as unidades de produção familiares da região Sudoeste do Estado do Paraná, que têm na atividade de elaboração e, ou, transformação artesanal de alimentos uma estratégia para integrar-se ao mercado com vistas em garantir a reprodução da unidade familiar. Contrapondo-se a essa estratégia surge a interferência da instituição estatal, que, por meio da política pública Fábrica do Agricultor, propõe a regularização legal e sanitária dessa atividade. Revendo a literatura sobre a agricultura familiar no Brasil, conclui-se que a reprodução da atividade foi possibilitada, até bem pouco tempo, por mérito dos próprios agricultores, graças às estratégias que foram capazes de elaborar. A prioridade dos agricultores familiares, inicialmente, foi garantir a produção dos alimentos necessários para consumo da família. Conseguem isso aliando a policultura à criação de animais que fornecem alimentos e força de trabalho.
Palavras-chave: Família. Agricultores. Alimentos. Transformação.
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3034 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2611 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A arbitragem como opção de saída para a resolução de conflitos empresariais |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Rafael Bicca
Resumo: o presente trabalho analisa a Lei 9.307/96, conhecida no Brasil como a Nova Lei de Arbitragem, com relação à sua possível definição como uma opção de saída do Poder Judiciário, para a resolução de conflitos de natureza empresarial, por conta de um decréscimo na qualidade da prestação jurisdicional estatal. Para tanto, utiliza-se principalmente os conceitos de saída, voz e lealdade, desenvolvidos por Albert Hirschman, na década de 70, para tentar demonstrar em que medida esses podem auxiliar na compreensão do contexto sócio-econômico que levou à edição da referida lei. O trabalho incorpora, ainda, alguns pontos das obras de Max Weber, Talcott Parsons e Émile Durkheim, especialmente no que se refere à análise de questões jurídicas e econômicas, além de alguns trabalhos de escolas como: New Institutionalism in Sociology, New Economic Sociology, New Institutional Economics e Law and Economics, para com isso viabilizar a análise da arbitragem empresarial e da Lei 9.307/96, à luz do que Richard Swedberg chama de uma Nova Sociologia Econômica do Direito. Aborda-se, também, questões como: a importância do contrato na vida social e econômica, as conseqüências decorrentes da admissão de uma racionalidade limitada, as relações entre arbitragem e globalização, a existência ou não de sua necessária vinculação com ideais liberais e as vantagens do procedimento arbitral, em comparação com a jurisdição estatal. Apresenta-se, ainda, entrevistas com dois dos mais importantes personagens da edição da Nova Lei de Arbitragem, de modo a se cortejar suas impressões com o desenvolvimento teórico feito ao longo do trabalho.
Palavras-chave: Arbitragem. Poder Judiciário. Saída.
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1777 451 bytes PUC - Rs http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=635 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A Assembléia Legislativa do Paraná: organização interna e processo decisório na 14. legislatura (199 |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
FRANÇA, Andressa Silvério Terra
Resumo: O objetivo deste trabalho é empreender uma análise do processo decisório e das relações entre o Executivo e o Legislativo no segundo governo de Jaime Lerner (1999-2002) no estado no Paraná, através da análise sistemática do processo legislativo, do estudo aprofundado do processo de formação de agenda e da seleção de processo decisórios específicos (estudos de caso de decisões legislativas relevantes, definidas por sua importância na estratégia governamental e sua repercussão na mídia e na opinião pública) ocorridas durante o período mencionado. Além disso, busca traçar o perfil dos decisores e dos agentes que participaram de tais decisões, a fim de verificar se e em que medida seus diferentes perfis afetam o conteúdo e o resultado final das decisões tomadas. Para tanto, relaciona os dados dos perfis das elites decisoras com as variáveis sobre produção legal e comportamento parlamentar, para verificar como essas duas dimensões do comportamento político dos parlamentares se inter-relacionam. Tenta-se, assim, responder às seguintes indagações básicas que orientarão nossa pesquisa: 1) Qual o perfil sócio-político dos deputados estaduais paranaenses a partir dos dados da 14ª legislatura?; 2) Os legisladores estaduais possuem uma agenda decisória independente do Executivo (propõem e aprovam legislação independentemente da posição do Executivo)?; 3) Quais padrões de interação entre o Executivo e o Legislativo podem ser identificados na legislatura em análise?; 4) Qual é o grau de sucesso na aprovação de proposições legislativas encaminhadas por cada uma destes atores no processo decisório paranaense? 5) Quais mecanismos institucionais determinariam os resultados legislativos e o padrão de interação executivo-legislativo no processo decisório estadual?; 6) Por fim, o Legislativo paranaense pode ser considerado uma arena decisória relevante?
Palavras-chave: Processo decisório. Relações Executivo-Legislativo. Comportamento parlamentar. Paraná.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
A capoeira na sociedade do capital: a docência como mercadoria-chave na transformação da capoeira no |
Versão: PDF Atualização: 24/3/2012 |
Descrição:
ARAÚJO, Benedito Carlos Libório Caires
A capoeira, desde sua primeira menção nos registros oficiais em 1789 até o final da primeira república (1930), sempre esteve relacionada ao que havia de mais discriminado na sociedade brasileira. Após as grandes transformações sociais no mundo e seus efeitos na política brasileira no século XX, essa manifestação ganha espaço social, assumindo uma nova dinâmica. Esse processo se inicia quando a docência da capoeira passa a ser estruturada sob o signo da mercadoria, expresso nas ações concretas de duas escolas de capoeiras baianos, que transformaram o conhecimento da capoeira em propriedade. Dessa forma, atribui-se uma relação de troca entre mercadorias que, nas décadas de 1980 e 1990, viriam a se concretizar sob a lógica do trabalho produtivo. Destaca-se, como marco, desse processo, a atuação do Centro de Cultura Física Regional (1936), que, sob forte influência do pensamento positivista e da forma taylorista de trabalho, materializou, nas relações diretas, a fragmentação da capoeira. Esses marcos se concretizam nos dias atuais, quando a capoeira aparta-se do seu produtor, relegando-lhe papéis secundários na sua construção. São as esferas da sociedade civil onde a capoeira se insere, a gerência na lógica dos interesses privados, em uma estrutura que une a ideologia burguesa, o estado liberal e as parcerias privadas de financiamento público. O objetivo deste trabalho é se aproximar das formas que articulam respostas contra a dinâmica da sociedade capitalista, onde a capoeira se encontra de forma alienada. Para compreender esse fenômeno, concentramos a atenção na mercadoria prática docente da capoeira, destacando nela as contradições que evidenciem a lógica da mercadoria e suas determinações. Por reconhecer mudanças nos dados concretos do trabalho pedagógico, nos espaços e tempos formativos na capoeira, assumimos uma postura de confronto, para avançar na compreensão dos limites e das possibilidades que se põem aos capoeiras, assim como a outros formadores populares de conscientização de classe e de ações revolucionárias.
Palavras-chave: Capoeira. Prática docente. Projeto histórico socialista.
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