Categoria: Sociologia Dissertações |
Escola, autoridade e indisciplina : um estudo de caso |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
KAFROUNI, Maria Angelica Sant'Anna
Resumo: este estudo é um convite à reflexão sobre a autoridade escolar. A realização da presente pesquisa foi viabilizada pela valorização do espaço de fala, escuta e reflexão de alunos, pais, professores e demais envolvidos em uma comunidade escolar e por consequência no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa tem por objetivo descrever e analisar as relações de autoridade e disciplina no ambiente escolar, tendo em vista a perspectiva da escola em Promover a transmissão de conhecimento formal e valores sociais para a vida presente e futura de seus alunos. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas: observação participante, grupos operativos, questionários, entrevistas semiestruturadas e análise do prontuário de ocorrências da escola. Inicialmente foram formados três grupos selecionados nos três períodos de funcionamento da escola, representados por alunos de 5ª à 8ª série, um grupo com professores e um grupo com pais de alunos. Com os diretores, os orientadores pedagógicos e atendentes de serviços gerais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A partir da análise das informações e da bibliografia estudada, foi possível apreender que sobre a Educação recai a esperança da transmissão dos padrões sociais tradicionais da cultura vigente. A formalização e a transmissão destes padrões sociais são questionados entre os profissionais da escola em foco, gerando tensões entre a direção e o corpo docente, frequentemente acirrando divergências entre os próprios professores. Os conflitos, ao serem acumulados, dificultam a manutenção da autoridade institucional frente aos alunos. Sobre a instituição escolar recai o reconhecimento social do direito e do dever atribuído pelo Estado para oferecerem um leque de informações básicas, que se constituem em parâmetros para as escolhas profissionais da sociedade educada.
Palavras-chave: Papel da escola. Indisciplina e autoridade. Instituição escolar. Poder. Política. Ideologia.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Do amor em tempos de internet : análise sociológica das relações amorosas mediadas pela tecnologia |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Carlize Regina Ogg; TAMANINI, Marlene Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes.Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Data de publicação: 2007
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 2007
O objetivo principal deste trabalho foi o de pesquisar a sociabilidade amorosa mediada pela tecnologia eletrônica, bem como as representações que os usuários elaboram acerca desta experiência. A problemática central do estudo investiga se existe a possibilidade de se construir relacionamentos amorosos pela Internet e que tipos de relações podem configurar-se nela. Além disso apresentam-se alguns dos motivos encontrados para a busca de parceiros no ambiente virtual, descrevem-se as práticas vivenciadas pelos usuários, verifica-se a vigência ou não da reprodução de valores tradicionais referentes às relações entre os gêneros e averiguam-se as possibilidades do uso construtivo e/ou deletério da Internet em relação à sociabilidade amorosa. A consecução do trabalho deu-se por intermédio da realização de entrevistas com usuários dos sites de encontros e namoros; recursos virtuais escolhidos por serem construídos para a busca de parceiros. Os resultados foram submetidos à análise qualitativa e revelaram que, de acordo com a definição e expectativa, dos usuários entrevistados, acerca das relações amorosas e/ou sexuais, a Internet não é um ambiente onde se possa construí-los e vivenciá-los porém esta ecnologia é uma ferramenta a mais para busca e aproximação entre pessoas que desejam um parceiro. Verificamos que a Internet propicia não só a aproximação como também o rompimento das relações estabelecidas entre os parceiros e, finalmente, que no ambiente virtual reproduzem-se as relações de gênero calcadas nos modelos tradicionais.
Palavras chave: Amor. Sexualidade. Tecnologia. Relacionamento. Internet. Subjetividade. Gênero. Cultura. Indústria cultural.
Área de concentração: Cultura e poder
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Categoria: Sociologia Dissertações |
A construção da política cultural no regime militar: concepções, diretrizes e programas (1974-1978). |
Versão: Atualização: 26/2/2010 |
Descrição:
SILVA, Vanderli Maria da
Neste trabalho, procuramos compreender as razões que levaram a elaboração da Política Nacional de Cultura, no período do governo Geisel. Procuramos, também, esclarecer sua relação com a Doutrina da Ação Política da Escola Superior de Guerra. Nele procuramos explicitar e entender o contexto histórico em que tal política pública foi adotada, suas relações com a estratégia política mais ampla que o governo procurava implementar, ou seja, com o processo de abertura política. Desta forma, procuramos relacionar o lançamento do programa com o momento político, econômico e social que vivia o país. Procuramos também apreender os objetivos da Política Nacional de Cultura, relacionando-a com a Doutrina da Escola Superior de Guerra, que se caracteriza por ser um projeto nacional para o desenvolvimento do Brasil nos moldes defendidos pelas Forças Armadas.
Palavras-chave: Censura. Cultura. Ditadura militar. Doutrina de segurança nacional. Escola Superior de Guerra/ESG. Governo Geisel. Hegemonia. Ideologia. Política cultural. Regime militar.
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965 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Programa de transferência de renda condicionado: bolsa escola: o resgate da cidadania atraves da edu |
Versão: pdf Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Isabel Cristina
Resumo: A dissertação “Programa de Transferência de Renda Condicionado - Bolsa-Escola: o resgate da cidadania através da educação”, tem o propósito de fazer uma leitura da importância de programas de transferência de renda condicionada para a construção da cidadania, mediante a inserção social das camadas mais pobres da população. O conceito de cidadania será apresentado, na amplitude dos direitos civis, sociais e políticos. No que se refere a questão social, aborda-se os fatores históricos que levaram Castel a construir o conceito (2001), de ‘desfiliação’. Segundo o autor, ‘desfiliado’ é aquele indivíduo que em um mundo estruturado, desatrelou-se das redes de integração primária. Isto ocorre quando sua inscrição territorial não tem condições de assegurar a sua rede de proteção, deixando-o cair em estados de privação. Para melhor compreender o que são estes estados de privação, estudou-se o conceito de pobreza e dos indicadores utilizados para mensurá-la. Em seguida, apresentam-se os programas da Rede de Proteção Social – RPS – existentes no Brasil, em 2002. Logo depois, os programas de transferência de renda condicionados à educação: o Programa Bolsa Escola, primeiramente aplicado no Governo do Distrito Federal em 1995, o programa Bolsa-Escola Cidadã, da Organização Não Governamental Missão Criança (1998), o Programa Bolsa-Escola Federal e o Programa aplicado no Governo do Distrito Federal, a partir de 2001, o ‘Renda Minha’. Em seqüência, demonstra-se a metodologia utilizada pelo Banco Mundial para a avaliação de impacto de programas de transferência de benefícios, para a mensuração dos resultados que os programas trazem às comunidades nas quais são aplicados. Por fim, apresenta-se o programa de desenvolvimento humano do México, o OPORTUNIDADES e compara-se o mesmo com os programas brasileiros, incluindo o Bolsa-Família, programa que absorveu o Bolsa-Escola em 2003. A compreensão dos atuais problemas que afligem a nossa sociedade auxilia, conforme palavras de Bourdieu (2003, p. 735) “aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas”. Pois, segundo o autor, o que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber, desfazer. Considera-se que os conceitos aqui apresentados são instrumentais para discutir o processo de desfiliação e auxiliar na busca de novas formas de inclusão social.
Palavras-chave: Bolsa-Escola. Programas de Transferência Renda Condicionado Benefícios. Pobreza. Cidadania e Educação.
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950 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/2334 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Do sujeito de direito ao estado de exceção: o percurso contemporâneo do sistema penitenciário brasil |
Versão: Atualização: 13/5/2008 |
Descrição:
Teixeira, Alessandra
Este trabalho pretende investigar o percurso da política penitenciária brasileira contemporânea, partindo da aposta nas concepções humanizadoras e resocializadoras do cárcere que a redemocratização tardiamente introduziu no país durante a década de 80, até seus desdobramentos que levariam a seu completo avesso. Assim, já no início da década de 90, um conjunto de medidas caracterizadas pela contínua supressão de direitos e pela maior punitividade das sanções impostas a acusados e presos acabou por instalar verdadeiros regimes de exceção dentro do sistema penal, nos quais a figura do sujeito de direito tende, gradativamente, a esvaecer. Outrossim, essa discussão está inserida a partir de um quadro teórico mais amplo que problematiza a persistência da prisão na contemporaneidade, não obstante a crise das disciplinas e a ordem de reconfigurações imposta pelas recentes transformações do capitalismo a todo um mundo social ancorado em suas representações. A análise das práticas e orientações adotadas mais recentemente pelo sistema penitenciário brasileiro é feita levando em conta a pertinência ou não dos deslocamentos ontológicos sugeridos pela literatura eleita neste estudo, a respeito das categorias que conferiam inteligibilidade ao crime, ao criminoso e à punição, e que se apresentam como centrais à compreensão da finalidade atribuída à prisão na atualidade.
Palavras-chave: Prisão. Política penitenciária. Direitos humanos. Justiça criminal. Crime. Estado de exceção.
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936 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Adolescência e maternidade: sentidos produzidos neste encontro e implicações para o desenvolvimento |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
MARTINES, Gisele Trommer
Este estudo tem como objetivo investigar os sentidos que são produzidos no encontro entre adolescência e maternidade na tentativa de ressaltar inter-relações entre este fenômeno e o desenvolvimento regional, uma vez que a cada ano, no Brasil, um milhão de adolescentes dão à luz (correspondendo a 20% do total de nascidos vivos). Constatamos índices semelhantes no município de Cachoeira do Sul/RS, local onde realizamos esta pesquisa. Participaram deste estudo oito mães adolescentes primíparas, com idades entre 15 e 18 anos. Consideramos adolescente aquele sujeito que tem entre doze e dezoito anos de idade, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizamos de uma a duas entrevistas com cada participante com o objetivo de analisar a experiência de ser mãe na adolescência. O método utilizado nesta proposta de investigação científica é de uma abordagem qualitativa da realidade, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Realizamos a análise dos dados através do método de práticas discursivas e produção de sentidos, utilizando o mapa de associação de idéias como técnica de interpretação. Neste estudo verificamos que os sentidos produzidos no encontro entre adolescência e maternidade apontam para uma experiência de vida plena de significados positivos, bem como constituem uma experiência negativa com sentimentos de perda, de renúncia forçada e de muitas dificuldades. Ao longo desta pesquisa refletimos sobre a necessidade de problematização do discurso vigente atual que considera a gravidez e a maternidade na adolescência como um problema, produzindo, desta forma, preconceito e discriminação.
Palavras-chave: Maternidade. Adolescência. Sentidos produzidos. Desenvolvimento regional.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Análise das políticas públicas para museus no Rio Grande do Sul : um estudo de sua eficácia no desen |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
BERTOTTO, Márcia Regina
Resumo: Vários tipos de programas de incentivo e muitos projetos de políticas públicas vêm sendo desenvolvidos pelas autoridades governamentais desde os anos 30 do século XX, contudo, não têm sido usufruídos e nem aplicados de forma eficaz pelas instituições museológicas. O fato cultural museu, que reflete a identidade local, demonstra que a instituição que resguarda a memória regional tem o papel de construção da cidadania, entendido aqui como o reconhecimento da comunidade nos museus nacionais e regionais, levando em conta os preceitos da Nova Museologia, de que o museu seja feito com a comunidade e não para esta. A realidade dos museus brasileiros de um modo geral e, no caso, os museus gaúchos, está em condições críticas. Isto pode ser constatado em diversos encontros de profissionais da área museológica. As legislações, os relatórios, os documentos atinentes à política para a área cultural, formuladas desde o período Estado-Novo, perpassando pelos governos militares, até os dias de hoje, não tem atendido de maneira eficiente à realidade museal brasileira. A eficácia das políticas para a área cultural como um todo é reduzida, em razão do descumprimento de um planejamento amplo, efetivo e de uma avaliação específica para a área museológica.
Palavras-chave: Política pública. Museologia. Agentes públicos.
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