Categoria: Sociologia Dissertações |
A politização da identidade religiosa de católicos, africanistas e evangélicos nas eleições de 2006 |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
HOFF, Márcio
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar uma investigação sociológica a partir da análise da participação de lideranças religiosas (pastores, padres, pais e mães-de-santo, leigos) como candidatos a deputado estadual e federal no Estado do Rio Grande do Sul, nas eleições de 2006. A cada pleito eleitoral, vem crescendo o número de candidatos religiosos que se dizem “representantes de Deus” com a intenção de obter os votos de uma camada considerável da população evangélica, católica, de matriz afro-brasileira ou de outras denominações religiosas minoritárias. Somente no Rio Grande do Sul, foram mais de 60 os adeptos (entre membros e lideranças) de algum credo religioso que se apresentaram como candidatos a deputado nas eleições de 2006. A pesquisa de caráter sociológico tem a intenção de, desvelar as motivações que impulsionaram as denominações religiosas e suas lideranças a participarem do campo políticopartidário, através da análise de documentos de algumas Igrejas, bem como de periódicos, jornais, revistas, livros, pesquisas na internet e da realização de entrevistas semiestruturadas e gravadas com mais de 24 candidatos “religiosos”, buscando ilustrar o cenário demarcado na campanha política do pleito eleitoral de 2006 no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Política. Eleições. Candidatos religiosos. Igrejas.
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607 0 bytes PUC - RS http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1304 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A política de cotas para mulheres : análise do legislativo paranaense |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
BRUNETTA, Míriam do Carmo
A institucionalização de política de cotas por sexo para cargo legislativo, no Brasil, foi implementada no final do século XX. Essa ação afirmativa foi resultado de discussões e embates nacionais e internacionais que constataram a falta ou pouca participação da mulher na política, nos canais de decisão pública. Passados dez anos da primeira lei 9100/95 que previu cotas para a disputa de cargos legislativos, tenta-se fazer uma análise quantitativa e qualitativa dessa política pública, que vem para o campo político, num primeiro momento, com o objetivo de aumentar a participação da mulher nos canais de poder. Nesse ínterim, busca-se contextualizar esta política de cotas em relação ao sistema eleitoral brasileiro, para observar se houve alteração no lançamento de candidaturas de mulheres, a partir da comparação das candidaturas para o legislativo no Estado do Paraná, nos pleitos eleitorais de 1994, de 1998 e de 2002.
Palavras-chave: Não informado
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Padrőes de açăo política dos empresários : o caso da Associaçăo Brasileira da Indústr |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
COSTA, Paulo Roberto Neves, 1960-
Resumo: O objeto de estudo dessa pesquisa foi a Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica - Abinee e, o problema estudado, foi os Padrões de Ação Política (PAP) que a Abinee desenvolveu para promover sua agenda de interesses junto ao Poder Executivo e Legislativo, entre 1989 e 2002. Entende-se como Padrões de Ação Política (PAP) o conjunto de ações políticas táticas (ações de curto alcance) e estratégicas (ações de grande cobertura), desenvolvidas pela Abinee para defender seus interesses, junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Primeiramente, será apresentada, a estrutura dos interesses; os Padrões de Ação Política (PAP); os resultados alcançados e uma avaliação geral da ação da Abinee. Em segundo lugar, serão apresentados estes mesmos tópicos anteriores para as quatros gestões analisadas no período 1989-2002. Finaliza-se, mostrando que a Abinee desenvolveu uma ação política integrada e efetiva, por meio da implementação de um conjunto de Padrões de Ação Política (PAP), permitindo alcançar uma articulação com os Poderes Executivo e Legislativo, o qual resultou em um conjunto de resultados, positivos e negativos, para o setor eletroeletrônico.
Palavras-chaves: Abinee. Empresários. Indústria. Interesses. Política.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Cosmologia, perspectivismo e agência social na arte ameríndia: estudo de três casos etnográficos |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Maria Isabel Cardozo da
Esta dissertação é um experimento de comparação entre três etnografias da Amazônia: Kaxinawa, Wayana e Wauja. Os temas abordados e comparados giram em torno do perspectivismo, da corporalidade, da estética, do estatuto ontológico da arte e da agência social da arte. Inicialmente, partimos de alguns importantes autores que contribuíram com reflexões e/ou propostas para o estudo antropológico da arte. Dentre eles, damos uma ênfase especial à abordagem de Alfred Gell, que trata a arte como um sistema de ação, em que a natureza do objeto é função da matriz social-relacional no qual está inserido. Em seguida, partimos para uma breve introdução à arte e à cosmologia ameríndias e, em seguida, apresentamos uma síntese de cada etnografia. Num terceiro momento, colocamos em diálogo as monografias, na tentativa de realizar algumas comparações possíveis e boas para pensar o estatuto da arte nestas sociedades.
Palavras-chave: Antropologia. Etnologia. Arte e antropologia. Índios da América do Sul. Cultura.
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576 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-7FZT3G |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Shopping Centers: mito e realização do capital |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
VALADARES, Decio Eduardo
Os Shopping Centers tiveram sua origem nos amplos processos sociais que se desenvolveram nos Estados Unidos após a segunda Guerra Mundial, principalmente nas suburbanização da população das grandes cidades, quando as classes médias se associaram aos setores imobiliário e bancário para, juntos, usufruírem das benesses de um Estado que, ao lado de revitalizar a economia, proporcionou o acesso à casa própria a milhões de norte-americanos. Esta dissertação analisa esses centros comerciais, tomando os de Belo Horizonte como referência direta, no seio dos processos que marcaram a sociedade brasileira na últimas décadas, procurando demonstrar, por um lado, como respondem a certas necessidades do processo de reprodução capitalista, em geral, e de algumas frações do capital, em particular. Por outro lado, também quer compreender como eles vieram a se tornar espaços privilegiados dos segmentos médios da sociedade.
Palavras-chave: Capital. Capitalismo. Shopping Centers. Sociologia. Modo de produção.
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563 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Análise do orçamento de uma amostra de famílias brasileiras: um estudo baseado na pesquisa de orçame |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Hermes Moretti Ribeiro da
A presente dissertação estuda as influências da renda e de outras variáveis demográficas sobre o orçamento de uma amostra de famílias de onze regiões metropolitanas brasileiras constantes na POF – Pesquisa de Orçamentos Familiares de 1995/1996, preparada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O referencial teórico discute conceitos de sociedade de consumo de massa, sociedade de consumo no Brasil, modelos de comportamento do consumidor, influências da renda na composição do orçamento familiar e a importância de outras variáveis que influenciam os padrões de consumo de uma família. Por meio de uma metodologia descritiva e quantitativa, é apresentado um conjunto de tabelas e gráficos referentes às categorias de despesa que compõem o orçamento familiar. É analisado o padrão de comprometimento da renda nos diferentes níveis de renda familiar e sugerida uma operacionalização dos conceitos de renda discricionária e não discricionária para a amostra de famílias estudadas. Para fins de apresentação do uso da POF pelos profissionais de marketing, são realizados diversos cortes de análise que podem ser aplicados em estudos de segmentação e determinação do potencial de mercado de um produto ou serviço. O conjunto de análises realizadas sugere que o orçamento familiar e os padrões de consumo são influenciados pela renda familiar. O comportamento das categorias de despesa familiar também varia conforme o nível de renda. Além disso, verifica-se o potencial de aplicação da base de dados POF em estudos mercadológicos, em razão do amplo conjunto de variáveis que detalham o comportamento de consumo da família. Os estudos realizados podem servir como ponto de partida para o cruzamento de dados da POF com edições posteriores, como por exemplo a de 2002/2003, permitindo uma análise de corte longitudinal.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Consumo (Padrões). Orçamento familiar - Brasil.
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543 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
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