Categoria: Sociologia Dissertações |
A organização eclesiástica da Assembleia de Deus em Canoas/RS ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
LOPES, Deivis Vânio
Resumo: A presente pesquisa constitui um estudo de caso cujo objetivo principal consiste em analisar a estrutura organizacional da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no município de Canoas/RS. Para tanto, aborda a história desta organização religiosa, no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Canoas; seu crescimento na década de 1990, sua estrutura administrativa, organizada em convenções, campos, distritos, congregações, centros evangelísticos e departamentos; sua forma de governo eclesiástico, em análise comparativa com o governo eclesiástico das Assembleias de Deus na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro/RJ; os locais de culto, suas relações de poder, as práticas e estratégias de seus dirigentes.
Palavras-chave: Assembleia de Deus. Organização eclesiástica. Pentecostalismo. Canoas. Autocracia.
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5549 0 bytes PUC - Rs http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1473 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Programa de transferência de renda condicionado bolsa escola: o resgate da cidadania através da edu ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Isabel Cristina
A dissertação “Programa de Transferência de Renda Condicionado - Bolsa-Escola: o resgate da cidadania através da educação”, tem o propósito de fazer uma leitura da importância de programas de transferência de renda condicionada para a construção da cidadania, mediante a inserção social das camadas mais pobres da população. O conceito de cidadania será apresentado, na amplitude dos direitos civis, sociais e políticos. No que se refere a questão social, aborda-se os fatores históricos que levaram Castel a construir o conceito (2001), de ‘desfiliação’. Segundo o autor, ‘desfiliado’ é aquele indivíduo que em um mundo estruturado, desatrelou-se das redes de integração primária. Isto ocorre quando sua inscrição territorial não tem condições de assegurar a sua rede de proteção, deixando-o cair em estados de privação. Para melhor compreender o que são estes estados de privação, estudou-se o conceito de pobreza e dos indicadores utilizados para mensurá-la. Em seguida, apresentam-se os programas da Rede de Proteção Social – RPS – existentes no Brasil, em 2002. Logo depois, os programas de transferência de renda condicionados à educação: o Programa Bolsa Escola, primeiramente aplicado no Governo do Distrito Federal em 1995, o programa Bolsa-Escola Cidadã, da Organização Não Governamental Missão Criança (1998), o Programa Bolsa-Escola Federal e o Programa aplicado no Governo do Distrito Federal, a partir de 2001, o ‘Renda Minha’. Em seqüência, demonstra-se a metodologia utilizada pelo Banco Mundial para a avaliação de impacto de programas de transferência de benefícios, para a mensuração dos resultados que os programas trazem às comunidades nas quais são aplicados. Por fim, apresenta-se o programa de desenvolvimento humano do México, o OPORTUNIDADES e compara-se o mesmo com os programas brasileiros, incluindo o Bolsa-Família, programa que absorveu o Bolsa-Escola em 2003. A compreensão dos atuais problemas que afligem a nossa sociedade auxilia, conforme palavras de Bourdieu (2003, p. 735) “aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais íntimas e as mais secretas”. Pois, segundo o autor, o que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber, desfazer. Considera-se que os conceitos aqui apresentados são instrumentais para discutir o processo de desfiliação e auxiliar na busca de novas formas de inclusão social.
Palavras-chave: Bolsa-Escola. Programas de Transferência Renda Condicionado Benefícios. Pobreza. Cidadania e Educação.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
Artistas plásticos e galerias de arte em Curitiba: Consagraçăo simbólica e comercial ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
VAZ, Adriana
A arte moderna rompe com o modelo acadêmico e com o poder de consagração da Academia, fortalecendo o mercado de pintura com o aparecimento das galerias de arte e seus interlocutores. De acordo com Pierre Bourdieu, o campo das galerias de arte reproduz em sincronia a história dos movimentos artísticos desde a ruptura realizada por Manet, pois cada uma das galerias foi uma galeria de vanguarda e é tanto mais consagrada quanto mais as obras as consagram, isto é, tem sua marca própria e é reconhecida por esta marca, portanto, recebe classificações distintas, podendo ser considerada uma galeria de vanguarda ou comercial, diferença que representa a estrutura natural de classificação dos bens simbólicos.
Palavras-chave: Mercado de bens simbólicos. Mercado de arte. Intermediários culturais. Galerias de arte. História da Arte Paranaense.
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4303 0 bytes UFPR |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Max Weber, o conhecimento sociológico da história: uma interlocução com a filosofia hegeliana ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CAMPOS, Daniel Vasconcelos
Nesta dissertação, se não uma unidade, busca-se discernir ao menos uma continuidade entre as diferentes épocas do pensamento de Weber. Procuram-se as bases de sua sociologia num debate da história e, também, a singularidade de sua proposta epistemológica, mediante algumas matrizes teóricas que a antecedem nesse debate. Particularmente, é sugerido um diálogo, em que se investigam afinidades e contradições, entre os fundamentos da sociologia weberiana e a dimensão filosófica da história propugnada por G.W.F. Hegel. Através da confrontação com uma das tradições teóricas que, na Alemanha reconstruída, norteiam a discussão sobre a história, pretende-se localizar o pensamento de Weber no contexto intelectual em que é formulada sua idéia de saber sociológico. Nesse sentido, não ambicionando competir com esforços interpretativos realizados em outras direções (dos quais o mais comum talvez seja uma filiação, ainda que circunstancial, do ponto de vista weberiano a concepções teóricas kantianas o...
Palavras-chave: Max Weber. Hegel. Georg Wilhelm Friedrich.
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4228 0 bytes UFMG http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/JAGF-6W8NMU |
Categoria: Sociologia Dissertações |
Da sociologia cidadã a cidadania sociológica ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
MORAES, Luiz Fernando Nunes
A presente Dissertação trata do levantamento dos significados do termo cidadania e dos sentidos do ensino de Sociologia nos principais documentos oficiais para a institucionalização deste ensino no Brasil e no estado do Paraná, no início de século XXI. Num primeiro momento, selecionamos algumas dissertações que, de alguma forma, analisaram os significados de cidadania e o sentido do ensino de ociologia no ensino médio. Num segundo momento, com o mesmo olhar analítico, analisamos os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 9 apresentados no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de ociologia - SBS em 2007, o qual tratou especificamente sobre o ensino de Sociologia. Identificamos que nas dissertações e trabalhos analisados, não havia um consenso em torno da relação ensino de Sociologia e exercício da cidadania estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, em seu Artigo 36º, § 1º, inciso III. No conjunto das dissertações, artigos e trabalhos que analisamos, observamos uma tensão e conflito em torno da referida relação. Posto isso, o objetivo da pesquisa centrou-se em analisar a construção e os significados do termo cidadania e os sentidos do ensino de Sociologia na ocumentação oficial recente. Buscamos compreender, assim, as fontes dessa tensão e conflito.
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Categoria: Sociologia Dissertações |
O trabalho vazio de subjetividade : revoluçăo tecnológica, racionalidade capitalista e alienaç& ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: pdf Atualização: 16/8/2013 |
Descrição:
CINALLI, Daniel Lopes
Resumo: O texto traz à luz o mundo do trabalho esvaído de suas ações na subjetividade humana. Sob o foco do avanço tecnológico aliado a forma capitalista de pensar e agir, a atual organização produtiva do trabalho transforma as relações sociais que preenchem a vida do trabalhador, dentre as quais, a subjetividade é o tema principal dessa pesquisa. Inicia-se com uma discussão sobre o papel do trabalho na sociedade, embutido no processo de modernização reflexiva e no modo de produção flexível. Apresenta, em seguida, uma análise sobre o desenvolvimento técnico-científico conduzido pela racionalidade capitalista e seus reflexos sobre o chamado mundo da vida. O avanço do mundo sistêmico é observado sob a ótica do paradigma habermasiano da razão comunicativa e do processo de subjetivação do ser humano, permitindo a crítica à razão instrumental e abrindo a questão: está-se diante de uma racionalidade ou irracionalidade capitalista? Ao final, tem-se a corporificação do mundo da vida versus o mundo do sistema, evidenciada pelas disparidades sócio-econômicas globais e nacionais. Imerso à lógica e às regras da produção capitalista está o indivíduo, com a constituição de seu ser social distanciada de um trabalho sujeito que atue em sua interioridade e comprometida pelos contrastes da vida social à sua volta.
Palavras-chaves: Subjetividade. Tecnologia. Racionalidade. Alienação. Mundo do trabalho. Mundo da vida. Ser social. Capitalismo.
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3561 0 bytes UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/6055 |
Categoria: Sociologia Dissertações |
A Violência Moral nas Relações de Trabalho como um enunciado concreto ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
Desde os primeiros anos do século XXI, a mídia brasileira em geral e a imprensa sindical têm publicado enunciados sobre violência moral no trabalho cujo significado coincide com os conceitos de “gestão por injúria” ou “gestão por estresse” de Hirigoyen e com o conceito de “social stressor” de Zapf. A partir de categorias teóricas do “Círculo de Bakhtin” e da concepção de violência moral de Leymann, Zapf, Einarsen e Hirigoyen, analisamos enunciados publicados num jornal sindical entre 1995 e 2007. O objetivo deste estudo não foi investigar a violência moral no trabalho como prática, mas como um “enunciado concreto”, cujo sentido é construído pela relação dialógica entre o locutor e os seus interlocutores, destinatários e o seu contexto social. Nossas fontes revelaram que o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região tem construído e difundido enunciados onde o termo “violência moral” refere-se, principalmente, a procedimentos organizacionais, como a pressão para aumentar o desempenho do quadro de pessoal. Essa percepção mostra que é necessário ampliar o conceito clássico de violência moral no trabalho para abranger tanto os processos estritamente interpessoais quanto as políticas de gestão.
Palavras-chave: Violência moral no trabalho. Enunciado concreto. Significados. Relação dialógica. Imprensa sindical.
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3308 0 bytes http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/19470 |
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