Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A chegada de Hitler no inferno": percursos intertextuais ou polifônicos presentes na literatura de c |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Carla Beatriz Souza
O presente trabalho propõe uma leitura do poema de cordel A chegada de Hitler no inferno, de Cuíca de Santo Amaro, a partir da ideia da literatura de cordel como um percurso intertextual e polifônico. Abordar a literatura de cordel deste ponto de vista não significa, entretanto, considerá-la literatura que só possui valor enquanto se remete a textos do passado. O objetivo do trabalho é, portanto, ler o texto já citado a partir das ideias de Mikhail Bakhtin acerca da linguagem poética enquanto dupla, ou seja, como intertextual. Para tanto, observar-se-á as relações do poema de Amaro com os autos medievais, com os mitos e, ainda, com os processos que colaboram para a carnavalização do texto a ser analisado.
Palavras-chave: Cordel, mito, carnavalização.
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1607 0 bytes Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/disserta/020.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A constituição do sujeito e a construção da escrita: uma análise discursiva de histórias produzidas |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CARDOZO, Adriana de Oliveira Limas.
Este trabalho dissertativo se propõe a investigar através da análise do discurso e da psicanálise como se constrói a subjetividade através da confecção de histórias elaboradas por crianças. As histórias analisadas foram desenvolvidas por alunos de quinta-série do ensino fundamental. Entende-se que a noção de autoria, efeito-autor e função-autor desenvolvidas por Pêcheux auxiliam no entendimento da subjetividade assim como a noção de construção do funcionamento psíquico defendida pela psicanálise através de Lacan e suas teorias relativas ao estádio de espelho, real, simbólico e imaginário. Através dos conceitos elencados e das histórias analisadas percebe-se o quanto o processo de autoria auxilia na construção da subjetividade que está em desenvolvimento que está em desenvolvimento através da elaboração da escrita. A escrita possui um papel fundamental representado pela tentativa de colocar em palavras o que não pode ser significado. Através da sublimação, o investimento libidinal que está focado no trabalho escolar, auxilia na tomada de decisão que o sujeito busca diante de suas e de sua modificação corporal. Assim, pode a escrita auxiliar na posição que o sujeito muitas vezes assume diante das questões sociais impostas.
Palavras-chave: subjetividade, autoria, escrita
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5904 0 bytes Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 20 http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa= |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A Construção da Casa Assassinada |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DIAS, Saliva Nathalia
A presente dissertação analisa a construção narrativa do romance "Crônica da casa assassinada", de Lúcio Cardoso. Para tanto, faz-se necessário discutir as relações entre o real, o ficcional e o imaginário tendo como fundamentação teórica a proposta de Iser e suas definições para essas esferas. Este estudo visa investigar, também, por meio da revisão bibliográfica, os elementos que compõem a arquitetura do texto, tais sejam, os gêneros discursivos, a organização geral, a linguagem utilizada e as marcas de identidade dos personagens. Procura-se, ainda, demonstrar o papel de cada um desses elementos como suportes essenciais da construção de uma visão de mundo específica. Propõe-se, ainda, à revisão de algumas das críticas concernentes ao romance em questão, pois a arquitetura do texto tem sido negligenciada por outros estudos que tendem a percebê-la como erro fundamental. As conclusões deste trabalho revelam que o arranjo narrativo é meio para a construção de uma visão de mundo peculiar e que o entendimento da estrutura do texto é essencial para a compreensão total da obra.
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2603 0 bytes UFPR http://dspace.c3.ufpr.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A linguagem do professor como mediador crítico: instrumento de transformação social |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
WOLF, Fábio
Esta pesquisa tem por objetivo (1) discutir a identidade discursiva de um professor de História em relação aos discursos hegemônicos presentes na educação e (2) refletir criticamente, por intermédio das sessões reflexivas, sobre as possibilidades de construção de espaços de discussão crítica em sala de aula no sentido de repensar, problematizar e constestar as atuais correntes hegemônicas inseridas no campo educacional. O presente estudo foi desenvolvido dentro de uma perspectiva crítica e sócio-histórica da linguagem e da educação (Freire, 1987; Vygotsky, 2001; Pennycook, 2001; Rajagopalan, 2003). Busca-se, dessa forma, a formação de agentes críticos/reflexivos em condições de transformar os seus contextos de prática através da construção de uma linguagem autoafirmativa e contra-hegemônica.
Palavras-chave: Linguagem. Reflexão crítica. Transformação social. Inclusão.
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1313 0 bytes http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A nação brasileira entre o fato e a ficção: literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrens |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
JAHN, Dilamar Paulo
O presente estudo propõe-se a investigar os debates sobre literatura e questão nacional na imprensa porto-alegrense, entre os anos de 22 e 37. Para tanto, pesquisaram-se os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como as revistas Máscara e Revista do Globo. O objetivo é verificar, de uma parte, de que modo a imprensa de Porto Alegre, no referido período, percebeu e debateu a literatura sua contemporânea, e, de outra, de que modo percebeu e debateu a questão da nacionalidade, da identidade nacional, da brasilidade. Com tal intuito, examina-se, inicialmente, a questão nacional e a literatura no largo período anterior, do romantismo às vésperas da Semana de Arte Moderna. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de alicerce para a leitura aqui proposta. O entrelaçamento de literatura, questão nacional, história e sociedade é igualmente ensaiado, objetivando um quadro mais completo do momento político, social e cultural do período. Os resultados evidenciam a permanência do debate sobre a questão nacional, desde o romantismo brasileiro, não significando, contudo, continuidade invariável de respostas às questões em pauta. Grosso modo, um ufanismo legitimador e um pessimismo reformista são as posições dominantes e em disputa. A partir de 1924, com a virada nacionalizante dos modernistas, uma nova espécie surge: um ufanismo reformista, que será a tônica desses anos aqui estudados.
Palavras-chave: Identidade nacional. Imprensa. Literatura brasileira.
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3588 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
A representação da criança nos contos de Hans Christian Andersen: o desvelar de um paradigma |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA,Véra Beatriz M. Bertol de
Esta dissertação tem como tema os contos de fadas de Hans Christian Andersen (1805-1875) e a personagem criança, especificamente nas narrativas em que ela é protagonista. O estudo objetivou analisar e descrever, por meio de uma leitura crítico-interpretativa, a representação da personagem criança nos contos As flores da pequena Ida (1835), O porco de bronze (1842), O anjo (1843), Os sapatos vermelhos (1845), A pequena vendedora de fósforos (1845) e Dance, dance, bonequinha! (1871) pertencentes à obra de Hans Christian Andersen, Histórias e Contos de Fadas: Obra Completa, em dois volumes, com tradução de Eugênio Amado e publicada no Brasil no ano de 1996. Nessa leitura, foram considerados os critérios estéticos, estruturais e temáticos utilizados pelo autor na composição da personagem criança no corpus selecionado, observando-se em que medida esses recursos contribuem para a formação do leitor e, concomitantemente, se as obras em estudo oferecem a esse leitor a possibilidade de obter melhor compreensão da realidade existencial e social. O estudo se justifica pela necessidade de trabalhos que explorem a temática da infância e sua representação na literatura, de modo a suscitar uma reflexão sobre a realidade, mostrada por meio de uma linguagem poética, característica primordial na obra de Andersen.
Palavras-Chave: Personagem criança. Contos de Fadas. Hans Christian Andersen.
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3246 0 bytes www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arqui http://www.ple.uem.br/defesas/def_vera_bertol.htm |
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