Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Narrar o passado, projetar o futuro : Sílvio Romero e a experiência historiográfica oitocentista |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
TURIN, Rodrigo
A dissertação versa sobre a escrita da história em Sílvio Romero, tendo por objetivo analisar sua inserção em uma experiência historiográfica oitocentista. Tentou-se reconstituir algumas bases epistemológicas e temáticas que configurariam um espaço de trabalho obrigatório, formado dentro de uma ordem imperial, com o qual Romero dialoga. A partir de uma seleção de seus textos, produzidos entre as décadas de 1870 e 1890, procurou-se perceber as linhas de continuidade e as rupturas por ele instauradas, tanto no nível da formalização da prática historiográfica e do perfil do historiador, como na elaboração de uma identidade narrativa para a nação. Remodelando alguns preceitos ritualísticos da escrita da história (a afetividade, a cientificidade e a utilidade) e conferindo um outro sentido à rede interpretativa herdada pela tradição imperial, Romero pôde formular uma releitura do passado nacional, concentrando nos conceitos de “povo” e “mestiço” uma nova carga semântica, em conformidade com as expectativas que visava efetivar.
Palavras-chave: Discurso histórico na literatura. História e literatura. Historiografia. Romero, Sílvio. 1851-1914.
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1014 0 bytes http://www.lume.ufrgs.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Newton Sampaio: a leitura de ontem e de hoje |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GUINSKI, Lilian Deise de Andrade
O presente trabalho visou analisar a obra literária do paranaense Newton Sampaio, produzida na década de 30 do século XX. A análise foi desenvolvida sob a perspectiva da Estética da Recepção, teorizada por Hans-Robert Jauss, cuja proposta é destacar a participação do receptor na obra, estabelecendo, e até mesmo, direcionando sentidos e valores para ela ao longo do tempo. A dissertação inicia pela análise contextual do período compreendido entre os anos de 1920 a 1940, de modo a possibilitar um enquadramento histórico-cultural. Em seguida, tratou-se do Movimento Modernista, bem como das características do movimento que foram adotadas por Newton Sampaio. O terceiro capítulo trata da vida e da obra do autor paranaense, privilegiando o seu trabalho criador na literatura. O capítulo seguinte expõe os princípios fundamentais da Estética da Recepção, reaproveitados na análise da obra literária. A dissertação encerra-se com um estudo da obra "Remorso". A pesquisa procurou não apenas resgatar e divulgar a obra de Newton Sampaio, bem como posicioná-la em relação à produção ficcional do Modernismo brasileiro, destacando nela os procedimentos modernistas que renovaram a escrita ficcional do período.
Palavras-chave: Newton Sampaio. Estética da Recepção. Modernismo brasileiro. Literatura paranaense.
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2475 0 bytes dspace.c3sl.ufpr.br http://dspace.c3sl.ufpr.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O Diário de Leituras: uma experiência didática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BUZZO,Marina Gonçalves Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem um grande desafio: o de realfabetizar, desinibir e motivar seu aluno a ler, a compreender textos e a produzir outros, pois são esses os objetivos básicos de EJA, para o processo de ensino-aprendizagem. Como são vários os fatores que impedem a realização dessas metas, introduzimos o diário de leituras como o instrumento didático preferencial para tentarmos alcançá-los.O objetivo central desta dissertação de mestrado é verificar se a experiência didática de produção de diários de leitura atingiu os objetivos propostos nas instruções que para ela foram dadas, e seus objetivos específicos são: a) verificar como as instruções foram seguidas pelos alunos; b) comparar as formas de cumprir as instruções entre diferentes sujeitos; c) verificar se há diferenças significativas e quais são elas entre diários da terceira produção e diários da última produção dos alunos. Palavras-chave: Ensino, leitura, texto literário, compreensão, fragmentação, interpretação.
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2694 0 bytes http:///www.pucsp.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O Discurso do Mestre-de-Cerimônias: Perspectivas Dialógicas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Renata Almeida de Souza Aranha e
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso do mestre-de-cerimônias, atividade exercida por profissionais de formações diversas, cuja finalidade é a condução de solenidades públicas, sociais e institucionais. Serão apresentados resultados da análise de um corpus selecionado a partir de dois eixos. De um lado, a atuação do mestre-de-cerimônias em duas solenidades de posse de reitor, ocorridas em duas universidades situadas na cidade de São Paulo. Essa atuação foi recuperada por meio dos vídeos das cerimônias e também dos roteiros e dos scripts especialmente preparados para essas duas situações. De outro, também como parte fundamental para a análise da atividade do mestre-de-cerimônias, as normas que regem a atuação desse profissional, encontradas em manuais específicos, e as leis que regulamentam o cerimonial no Brasil.
Palavras-chave: Mestre-de-cerimônias. Cerimonial. Gênero discursivo. Improviso. Estilo.
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13441 0 bytes http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O herói das memórias : análise em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Memórias de um Sargento de Milíc |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SIQUEIRA, Léa Rodrigues
Este trabalho pretende traçar um paralelo entre as obras Memórias de um Sargento de Milícias e Memórias Póstumas de Brás Cubas, romances que inauguram uma renovação na prosa brasileira, rompendo com o modelo da tradição e nos apresentando “heróis” que a rigor não deveriam receber essa designação. Nesse estudo comparativo, procurarei apontar algumas características dessa figura tão singular “o herói das memórias” ressaltando como, em obras de cunho memorialista os autores construíram suas “memórias” e conceberam seus “heróis”. Tem-se como objetivo desenvolver análise sobre as relações entre literatura e memória, verificar o modo como são caracterizados os narradores nos textos selecionados, verificar técnicas e procedimentos por meio dos quais esses narradores estruturam suas narrativas, bem como o efeito que desejam ou conseguem provocar em seus leitores, e estabelecer um paralelo entre os textos literários analisados no que se refere aos aspectos mencionados. Procura-se, além disso, refletir acerca desses intertextos e das condições em que foram produzidas as obras, levando em consideração suas relações com a memória.
Palavras-chave: Machado de Assis. Manuel Antonio de Almeida. Heroi. Intertextualidade. Memória.
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1148 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/24017 |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O imaginário de Veja sobre "Os Lulas Presidenciáveis" |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
FERNANDES, Carolina
Este trabalho tem como objetivo compreender o imaginário da revista brasileira Veja, publicada pela Editora Abril, sobre o político Luiz Inácio Lula da Silva (conhecido como Lula) durante os períodos nos quais este concorreu à Presidência da República. Como meio de acesso a esse objeto de reflexão, elegemos as capas da revista Veja cuja matéria principal se referia à candidatura de Lula nas eleições de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006, assim como sequências discursivas recortadas do interior das reportagens. A partir da análise da materialidade das capas de Veja, objetivamos verificar se a representação imagética produzida sobre Lula recebe uma ressonância significativa ao longo desses diferentes períodos eleitorais, podendo, desse modo, configurar-se como um conjunto de reescrituras. Para tanto, o trabalho foi organizado em três partes. A primeira parte do estudo estabelece o referencial teórico que fundamenta a análise. Nesta parte, abordamos aspectos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, apontando seus principais conceitos, a fim de construir o referencial teórico a partir do qual faremos nossas análises. Assim, além das noções preliminares de língua, discurso, sujeito, ideologia e formação discursiva, noções como texto, memória, paráfrase discursiva e reescritura tornaram-se essenciais à realização de nossa proposta de trabalho. Já a segunda parte apresenta os procedimentos que preparam e sustentam metodologicamente as análises das capas de Veja.
Palavra-chave: Análise do discurso. Discurso político. Editora Abril. Revista Veja. Formação discursiva. Governo Lula. Ideologia. Imaginário. Silva, Luiz Inácio Lula da. 1945. Sujeito.
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711 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://hdl.handle.net/10183/16226 |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O problema dos dêiticos na interação didático-pedagógica, e passagem de conteúdos: a linguagem do pr |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LAVARDA, Santa Terezinha Falcade
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar os facilitadores e os complicadores no discurso do professor, quando da exposição do conteúdo, ao usar o quadro, numa turma de inclusão com a presença de alunos com deficiência visual. Dentre os complicadores, destaca-se o uso de expressões indiciais com a presença dos dêiticos, principalmente os espaciais, nos momentos em que se utilizam os recursos visuais para a decodificação dos referenciais. E como facilitadores, destaca-se a complementação verbal desses referentes indiciais apontados, ao trazer para a oralidade o objeto que se quer atenção. Para a realização deste estudo foram selecionadas três escolas de ensino médio e aplicados questionários aos professores, bem como observadas aulas em pesquisa do tipo etnográfica. Após a transcrição das aulas observadas, foram feitas análises e discutidos encaminhamentos possíveis para a efetivação do ensino-aprendizagem. Como pano de fundo para as análises e discussões, desenvolveu-se um estudo sobre a dêixis, bem como sobre quem é a pessoa com deficiência visual (cego ou com baixa visão) e os espaços ocupados por elas na sociedade e na escola.
Palavras-chave: Aluno com deficiência visual. Professor do ensino regular. Elementos dêiticos.
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2554 0 bytes Unioeste - Cascavel – PR, 2008 http://www.unioeste.br/tede/ |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O regionalismo na literatura brasileira : o diagnóstico de Antônio Cândido |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
GUADAGNIN, Marcelo Frizon
O presente estudo propõe-se a investigar a maneira como Antonio Candido analisou o regionalismo na literatura brasileira. Para tanto, pesquisaram-se os livros e ensaios do estudioso, que também acabaram servindo como apoio teórico. O objetivo é descrever, por um lado, como a visão de Candido, com relação ao tema, alterou-se com o passar dos anos, e, por outro, o espaço do regionalismo dentro da literatura brasileira de acordo com a visão do crítico. Para tanto, examinaram-se cronologicamente os textos de Candido, levando-se em consideração a época em que foram escritos. Tal exame mostrou-se fundamental para fins de comparação e contraste, em suma, de embasamento para a leitura aqui proposta. A relação que se estabelece a partir da literatura regionalista até a situação política, econômica e social do Brasil foi igualmente discutida, objetivando uma visão mais abrangente do panorama cultural brasileiro. Os resultados evidenciam a permanência de problemas que caracterizaram o Brasil, durante muito tempo, como um país subdesenvolvido. No entanto, a maneira como esses problemas foram abordados pela literatura variou ao longo dos séculos. O que acabou sendo visto como traço de atraso social e cultural, antes era visto como elemento peculiar e de exaltação. O intuito, portanto, foi descrever como Candido explicou cada um desses fenômenos.
Palavras-chave: Antonio Candido. Crítica e interpretação. Crítica literária. História e crítica. Literatura brasileira. Regionalismo.
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4445 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Institu http://www.lume.ufrgs.br |
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