Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
As dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita e suas relações com a ansiedade |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
BAZI, Gisele A. do Patrocinio
São poucos os estudos experimentais que procuram encontrar ligações entre a ansiedade e as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. O estudo aqui apresentado, além de focalizar tal questão, também utilizou as concepções sobre traço e estado de ansiedade, o que na literatura é muito escasso. Assim, os objetivos deste trabalho foram analisar a relação existente entre os níveis (alto ou baixo) e tipos de ansiedade (traço - incluindo e excluindo a mentira - e estado) e o desempenho em leitura e escrita, considerando-se o gênero e a idade. A população investigada foi de 112 sujeitos, de 8 e 9 anos, de duas escolas públicas. Todos os sujeitos foram classificados por intermédio de três ditados, e depois foram avaliados através de uma prova de leitura e de dois instrumentos de ansiedade, um envolvendo o estado, sendo o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, para crianças; e um envolvendo o traço (incluindo ou não a mentira), sendo a Escala de Ansiedade Manifesta para crianças e adolescentes. Os dados encontrados foram submetidos à análise de variância e os resultados globais evidenciaram que houve uma relação significativa entre o estado de alta ansiedade e as dificuldades em leitura e em escrita. Também foi possível falar em uma tendência para as crianças mais velhas serem mais ansiosas do que as mais novas. Quanto ao gênero, os resultados mostraram-se difusos, quando relacionados aos níveis e tipos de ansiedade.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ansiedade. Leitura. Escrita. Psicologia educacional.
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24241 0 bytes Biblioteca Digital da UNICAMP http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000206278&fd=y |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Identidade, memória, oralidade e escrita em Narradores de Javé |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LIMA, de Amauri
A dissertação apresenta a análise do filme "Narradores de Javé" (2003), de Eliane Caffé. A análise do filme suscita discussões sobre os sentidos da sociedade e os caminhos da construção do conhecimento histórico, pois o filme alude a vários problemas epistemológicos, como a posição do historiador e da história, a verdade absoluta e o caráter científico atribuído à escrita. Por meio da análise problematizamos o cotidiano que nos cerca, a partir das questões: como nos constituímos como grupo social? O que faz de uma comunidade, comunidade? Nossa hipótese mais plausível é que nossa lógica social é construída pela identidade, pela memória e por nossa maneira de entender os símbolos culturais. Na construção da análise discutimos o fato do cinema nacional problematizar a construção de uma identidade brasileira, que se revela relacional. Discutimos ainda o papel da memória e a contribuição da oralidade e da escrita na formação de uma sociedade, de forma que as representações sobre memória, oralidade e escrita presentes no filme sugerem o alargamento da memória social e o consequente estreitamento da memória individual em decorrência da difusão da escrita, revelando que as diferentes culturas geram modos de pensar específicos de acordo com o papel que nelas ocupam as expressões oral e escrita.
Palavras-chave: Identidade. Memória. Oralidade. Escrita.
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24187 0 bytes UNIOESTE http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Afrânio Coutinho, crítico e historiador da Literatura Brasileira: uma leitura |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
BRESSAN, Inês Cardin
O presente trabalho tem por objetivo central a leitura da obra do historiador e crítico literário Afrânio Coutinho (1911-2000), bem como a apresentação de seu método crítico, ressaltando o seu pensamento a respeito da literatura como fenômeno estético, fugindo da abordagem positivista, que estudava o fenômeno literário a partir de valores extrínsecos como a biografia do autor, o contexto histórico no qual este estava inserido, dentre outros, sem levar em consideração os fatores intrínsecos do mesmo. Além disso, traça-se um panorama analítico das histórias de literatura brasileira publicadas antes e depois d'A Literatura no Brasil, com considerações a respeito de seus autores. Motivou a realização do trabalho, a necessidade sentida de uma releitura da obra de Afrânio Coutinho, salientando que A Literatura no Brasil, sua principal obra, é um projeto escrito a várias mãos, o que faz dela um vasto painel de múltiplas visões, que leva o leitor à absorção de um número maior de pontos de vista a respeito do fato literário.
Palavras-Chave: Literatura Brasileira. História Literária. Crítica Literária. Afrânio Coutinho.
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24149 0 bytes UNESP - ASSIS http://www.dominiopublico.gov.br |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
O Discurso do Mestre-de-Cerimônias: Perspectivas Dialógicas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Renata Almeida de Souza Aranha e
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso do mestre-de-cerimônias, atividade exercida por profissionais de formações diversas, cuja finalidade é a condução de solenidades públicas, sociais e institucionais. Serão apresentados resultados da análise de um corpus selecionado a partir de dois eixos. De um lado, a atuação do mestre-de-cerimônias em duas solenidades de posse de reitor, ocorridas em duas universidades situadas na cidade de São Paulo. Essa atuação foi recuperada por meio dos vídeos das cerimônias e também dos roteiros e dos scripts especialmente preparados para essas duas situações. De outro, também como parte fundamental para a análise da atividade do mestre-de-cerimônias, as normas que regem a atuação desse profissional, encontradas em manuais específicos, e as leis que regulamentam o cerimonial no Brasil.
Palavras-chave: Mestre-de-cerimônias. Cerimonial. Gênero discursivo. Improviso. Estilo.
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13451 0 bytes http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Conceito de Gêneros e Análises de Textos de Vídeos Institucionais |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
JUNIOR, Orlando Vian
Este estudo, parte do Projeto DIRECT (LAEL-PUC/SP), tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa em análise do discurso em contextos profissionais, mais especificamente em análise de gênero. O objetivo principal desta pesquisa é verificar como os textos se estruturam em estágios para transmitir significados. A pesquisa, dessa forma, teve dois momentos distintos. No primeiro momento, traçou-se uma visão geral do conceito de gênero tal como é empregado na área da Linguística Aplicada a partir de uma visão diacrônica, analisando-se as várias perspectivas assumidas por diferentes teóricos. Assim, os autores foram agrupados em três categorias: analistas de gênero (Swales, Bhatia, Dudley-Evans), analistas críticos (Bakhtin, Todorov,Bronckart, Kress, Fairclough) e sistemicistas (Hasan, Martin, Ventola, Eggins, Leckie-Tarry). No segundo momento, com base no conceito de propaganda institucional (Pinho, 1980) e de legitimação (Tereza Halliday, 1987), foram analisados textos de vídeos institucionais de quatro empresas multinacionais que atuam no Brasil. Esses vídeos têm como finalidade apresentar a empresa aos novos funcionários ou aos clientes em potencial. A proposta de Hasan (1989) foi o ponto de partida de análise, tendo em vista que leva em conta não só os elementos estruturais dos textos, mas também os reflexos dos contextos social e cultural nos quais os textos são produzidos. Foi adotada, portanto, uma perspectiva sistemicista.
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Categoria: Língua Portuguesa Dissertações |
Uma leitura do espaço da casa na obra de Mário Quintana: um convite ao devaneio |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VALMORBIDA, Nedli Magalhães
A produção poética de Mário Quintana constitui um mundo rico e complexo, a que chegamos através de uma infinidade de caminhos - literários, psicológicos, culturais, existenciais. Nosso propósito, nesta dissertação, é examinar um aspecto particular da temática do escritor -a casa, espaço pleno de simbolismo, carregado de significados mágicos e elemento recorrente em sua criação poética. Propomo-nos a decifrar alguns dos mistérios da casa de Quintana enquanto metáfora do seu itinerário geográfico, sentimental e de conhecimento.
Palavras-chave: Mário Quintana. Poética da casa. Devaneio. Gaston Bachelard.
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11104 0 bytes UNISC |
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