Categoria: Geografia Dissertações |
Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade mundo |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
STRAFORINI, Rafael
Este trabalho teve por objetivo discutir o ensino de Geografia para as primeiras séries do Ensino Fundamental (l_ a 4_ séries) no que se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja, a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (sociointeracionismo) e geográfica (Geografia Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de encontro de lógicas locais e globais, longínquas e próximas. A partir das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim, relações com outras escalas e tempos.
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino (primeiro grau).
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1962 0 bytes Unicamp |
Categoria: Geografia Dissertações |
Entre tradição e modernidade: dilema do desenvolvimento no Brasil |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
BUBLITZ, Juliana
Às vésperas da independência do Brasil, o desfecho da revolução do Porto acirrou o antilusitanismo brasileiro e fomentou indiretamente as discussões sobre os destinos do Brasil e sobre como fomentar o seu desenvolvimento – ou, para usar o termo da época, o seu progresso. Dois projetos nacionais elaborados no contexto da independência são o tema e o foco de análise desta pesquisa, cujo recorte temporal abrange a primeira metade do século XIX. Um deles foi elaborado pelo político e intelectual paulista José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos condutores do processo de emancipação, e o outro, pelo baiano José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, conhecido como o prócer do liberalismo econômico no Brasil.
Palavras-chave: Tradição. Modernidade. Desenvolvimento. Progresso. Modernização. José Bonifácio de Andrade e Silva. José da Silva Lisboa.
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Categoria: Geografia Dissertações |
Espaço, lugar, identidade e urbanização: conceitos geográficos na abordagem do Turismo |
Versão: Atualização: 14/5/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Flavia M.; COSTA, M. Geraldo
O objetivo deste trabalho consiste em uma reflexão sobre a utilização de alguns conceitos caros à Geografia na abordagem e análise dos impactos socioespaciais da atividade turística.Trata-se, portanto, de um trabalho de revisão de bibliografia: no primeiro momento, a revisão da literatura selecionada sobre turismo; no segundo a revisão de estudos de casos, que de alguma forma têm relação com a atividade turística e com os conceitos geográficos que norteiam este trabalho - espaço, lugar, identidade e urbanização; por último, a revisão dos conceitos propriamente ditos, com base em reflexões de autores consagrados da Geografia. Dessa forma, este é um trabalho de natureza peculiar, uma vez que as contribuições da autora se concentram no estabelecimento de um diálogo e do confronto entre alguns autores, com base na forma como eles entendem o significado dos conceitos geográficos e a forma como os utilizam ou poderiam utilizar na literatura sobre Turismo, especialmente na relação turismo e espaço. Os resultados alcançados permitiram compreender como o fenômeno da globalização vem influenciando a reformulação destes conceitos, especialmente lugar e identidade, através da ligação, cada vez mais forte, que se estabelece entre o global e o local, o mundo e o lugar, suscitando políticas urbanas que alteram o processo de urbanização e propõem novas formas de apropriação e consumo do espaço e mercantilização das cidades, da cultura e das paisagens.
Palavras-chave: Espaço. Lugar. Identidade. Urbanização. Geografia e Turismo.
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