Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Fundamentos da religião de razão em Kant |
Versão: PDF Atualização: 13/6/2012 |
Descrição:
CIMINO, José
O presente trabalho objetiva encontrar, em Kant, os fundamentos da possibilidade da religião de razão sem negar a revelação, que é o círculo maior que contém o menor, sendo a razão que julga e avalia a revelação enquanto conforme ou não com a moralidade pura. A liberdade concebida como pura espontaneidade é, em última análise, o fundamento da moral. Liberdade, imortalidade da alma e Deus são meros postulados da razão prática, por serem realidades numênicas. A razão pura prática é moralidade pura, porquanto partícipe do reino dos fins em si. Como ponte entre ela e a sensibilidade, age o livre-arbítrio, autodeterminando-se. O mal radical é entendido como inversão, pelo livre-arbítrio, ao submeter ele o reino dos fins em si às solicitações da sensibilidade. A conversão é possível, sendo seu exclusivo protagonista o sujeito. O ser humano está voltado para um destino escatológico, na bem-aventurança ou miséria eterna. Consciente de suas carências, a razão encontra nos parerga o próprio complemento. A graça, os mistérios e os milagres são interpretados à luz dos princípios das Críticas. Deus, enquanto Trindade, e Jesus Cristo são objeto de interpretações distantes da ortodoxia. O corpus mysticum do Cânon assume a forma de comunidade ética (Igreja invisível), protótipo da Igreja visível.
Palavras-chave: Razão. Religião. Liberdade. Reino dos fins em si. Mal radical.
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11118 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=23536 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
“Tu eres responsable por aquello que cautivas”: uma análise da multimodalidade em produções de alun |
Versão: Atualização: 13/6/2012 |
Descrição:
PEREYRA, Inessa Carrasco
O ensino de línguas em escolas públicas no Brasil carece de mudanças profundas a fim de que o processo de ensino-aprendizagem seja mais efetivo. Frequentemente, os alunos saem do Ensino Fundamental, depois de ter estudado uma língua estrangeira durante 4 anos, sem ter conhecimento suficiente para se comunicar nessa língua. Isso dá indícios de que algo precisa ser revisto e atualizado. A pedagogia da comunicação traz elementos importantes para a educação nos dias de hoje. A necessidade de o mundo dos indivíduos, incluídas aí as novas tecnologias, estar no ambiente da sala de aula é latente. Com essas novas tecnologias, os padrões textuais mudam, tornam-se menores, com a utilização de inúmeras imagens. Esses textos não estão presentes na maioria das escolas públicas brasileiras, sendo que as disciplinas de língua estrangeira trabalham, geralmente, com textos grandes, que, na maioria das vezes, não contêm imagens, ou se contêm, são utilizadas como ilustração apenas e não são trabalhadas em aula. Em consonância com a pedagogia da comunicação, a multimodalidade defende a utilização de uma gramática visual que dê conta dos novos padrões textuais que circulam em nossa sociedade. A partir dessas duas teorias, traçamos um projeto, o qual foi aplicado em turmas de uma escola pública, no município de Pelotas/RS, que visava estimular os estudantes a produzirem textos multimodais. Os alunos produziram “livrinhos” que partiram do livro “O pequeno príncipe” e do filme de mesmo título, os quais foram analisados à luz da gramática visual de Kress e van Leeuwen. Nossa hipótese inicial era a de que os alunos sabiam, mesmo que intuitivamente, utilizar estruturas multimodais em suas produções, a qual foi comprovada. Além disso, motivação e autonomia foram mostradas pelos alunos, os quais desempenharam as tarefas propostas cuidadosa e detalhadamente.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Pedagogia da comunicação. Motivação. Autonomia. multimodalidade. Gramática visual.
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1087 0 bytes UCPEL http:// |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Reflexões sobre economia e religião: seus principais pensadores e a igreja católica brasileira |
Versão: Atualização: 12/6/2012 |
Descrição:
CORREIA, Ronaldo Zandoná
O presente trabalho inicia com a elaboração de uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema economia e religião, inclusive analisando trabalhos empíricos recentes que pretendem testar as ideias de Weber, como a da secularização e a da relação entre o desenvolvimento capitalista e o Protestantismo. Essa revisão constatou que a tese de Weber tem se mostrado consistente, apesar de algumas falhas, ou seja, a religiosidade diminui à medida que a sociedade evolui e o protestantismo teve um papel importante, sim, no desenvolvimento do capitalismo moderno. Após essa ampla revisão bibliográfica, que serviu para amadurecer o conhecimento sobre o assunto em questão, este trabalho passa a enfocar seu objetivo principal, que é analisar o comportamento da Igreja católica brasileira, como instituição, frente a questões seculares, principalmente de cunho econômico, político e cultural. Para isso, são analisados o comportamento da Igreja católica frente ao processo de transição do Império para a República, o impacto do aumento da concorrência direta e indireta sobre a Igreja católica brasileira, ao longo do Século XX, a situação do sacerdócio católico e seu impacto sobre a Igreja católica, assim como o impacto de questões financeiras sobre essa instituição. No geral, toda essa análise apresenta fortes indícios de que questões seculares de cunho econômico, político e cultural acabam influenciando amplamente essa instituição. Com isso, pode-se observar que não apenas questões doutrinárias influenciam essa instituição. Por último, analisa-se a situação atual da Igreja católica e apresentam-se possíveis motivos de a Igreja católica brasileira ter perdido expressiva quantidade de fiéis, ao longo dos últimos vinte anos.
Palavras-chave: Igreja católica. Economia. Transição.
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1015 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Aspectos da aquisição da vogal oral /a/ em língua espanhola por estudantes de língua portuguesa: a q |
Versão: Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
PASCA, Maria Alejandra
No português brasileiro (PB) há basicamente dois tipos de nasalidade: a nasalidade dita fonológica é a marca de nasalidade obrigatória que recebe a vogal quando seguida por uma consoante nasal na mesma sílaba (como em ‘campo’); a nasalidade dita fonética é a marca de nasalidade que recebe a vogal de uma rima vazia seguida de uma consoante nasal no onset da sílaba seguinte (como em ‘cama’). Em língua espanhola (LEsp), considera-se que o traço [+ nasal] não tem relevância fonológica, apenas fonética. Entretanto, mesmo que ocorra alguma nasalização, esta é praticamente imperceptível para um falante nativo e também não é auditivamente relevante para os falantes não-nativos em geral. Devido à proximidade entre português e espanhol e considerando a grande quantidade de brasileiros estudantes de LEsp que nasalizam a vogal oral /a/ em LEsp quando seguida de consoante nasal, desejamos verificar se o estudante de graduação tem dificuldade em perceber esse segmento. Para isso, os sujeitos da pesquisa – estudantes do Curso de Graduação em Letras-Licenciatura da UFRGS de diferentes semestres e falantes nativos de LEsp (grupo de controle) – foram submetidos a dois testes de percepção – um constituído por um texto e outro por uma lista de palavras -, nos quais deveriam identificar se um som vocálico era nasal [ã] ou oral [a]. Com esses instrumentos e baseados nos estudos de Sampson (1999), Moraes (1997) e Beddor (1993) sobre nasalidade e percepção vocálica, desejamos verificar se os estudantes percebem categoricamente a distinção entre vogal nasal e não-nasal e também se os estudantes em níveis médio e avançado mostram uma percepção melhor do que a dos estudantes dos níveis básicos. Falantes nativos de LEsp foram submetidos aos testes para fins de controle da confiabilidade dos mesmos e para verificarmos até que ponto a nasalização indevida das vogais pode prejudicar a comunicação.
Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Pronúncia. Gramática. Vogais. Língua espanhola (segunda língua). Pronúncia. Ensino.
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1031 0 bytes UFRGS http:// |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Topa e tentativa missionária de inserir o Deus cristão ao contexto Maxakali: análise do contato inte |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AMARAL, Alencar Miranda
Nesta dissertação de mestrado analiso o contato inter-religioso promovido pela atuação de missões evangélicas (SIL e MNTB) junto à comunidade indígena Maxakali, localizada no nordeste do Estado de Minas Gerais. Além de acompanhar o desenvolvimento das atividades proselitistas destas instituições entre os índios Maxakali, objetivamos compreender como ao longo do contato inter-religioso ocorre o processo de identificação do Deus cristão com o personagem indígena Topa. Na bibliografia sobre os índios Maxakali, Topa aparece como o personagem central do “mito de criação” do grupo, e apesar de alguns autores reconhecerem que seu nome também era associado ao Deus cristão, não existem análises sobre este processo. Assim, nosso desafio será compreender como Topa foi, e vêm sendo, apropriado de diferentes maneiras ao longo do contato entre os Maxakali e os missionários evangélicos; e também analisar o processo que possibilitou que este personagem gradativamente fosse identificado com o Deus cristão. O escopo desta pesquisa é, portanto, perceber o esforço missionário de inserir o Deus cristão ao contexto Maxakali através do personagem Topa. A partir da análise de mitos Maxakali e hinos evangélicos traduzidos para o idioma do grupo buscaremos compreender este processo de associação, e também a (in)adequação dos ensinamentos missionários aos padrões sócio-culturais e religiosos dos índios Maxakali.
Palavras-chave: Maxakali. Topa. Summer Institute of Linguistcs (SIL). Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB). Missão. Contato inter-religioso. Mito.
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887 0 bytes UFJF http://www.ppcir.ufjf.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Terreiro do São Domingos: memória, permanência e inovação |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AMARAL, Adilson Rogério do
O presente trabalho visa levantar os motivos da permanência, por mais de sessenta anos, da Tenda Espírita Pai João, conhecida, na cidade de Americana-SP, como Terreiro do São Domingos, por situar-se no Bairro São Domingos, na mesma cidade, para tanto trabalharemos dialeticamente com os conceitos de tradição e de inovação. Trata-se do mais antigo templo praticante de Umbanda da cidade, constituído juridicamente. Por outro lado, o mesmo serve de modelo à maioria dos templos constituídos posteriormente, tornando-se, assim, um marco na trajetória histórica da religião de origem africana na cidade. Pretendemos apresentar, com este trabalho, as adaptações ocorridas nos rituais, em especifico, nos processos iniciáticos, oriundas do sincretismo com a religião católica e suas influências no Terreiro do São Domingos, desde sua fundação até os dias de hoje. A abordagem qualitativa se faz presente nesta trajetória, composta por entrevistas que compreendem depoimentos orais dos membros do templo, a partir do uso do gravador; levantamento documental em acervos públicos e privados; trabalho de observação de campo, principalmente a descrição dos rituais; e utilização de fontes iconográficas, neste caso, a utilização de fotografias como fontes de dados. Desta forma, a partir dos dados obtidos no campo foi possível chegar à seguintes conclusões: o detalhamento de alguns rituais ameaçados de desaparecer, devido a um processo “naturalmente” sincrético, a importância de se ter a posse da terra, sendo este uma das peças fundamentais para a perpetuação do terreiro, o constante jogo entre tradição e inovação e a valorização do Exu, enquanto entidade espiritual, criando vínculos de amizade entre divindade e adeptos.
Palavras-chave: Umbanda. Terreiro. São Domingos. Memória. Rituais. Permanência.
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12390 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=31747 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Tambores para a rainha da floresta: a inserção da umbanda no Santo Daime |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
JUNIOR, Antonio Marques Alves
A presença da Umbanda dentro do Santo Daime, verificada no conjunto de preceitos e ritos que compõem a cosmovisão daimista, adquiriu visibilidade a partir dos anos oitenta, no bojo da expansão que levou esta religião para fora dos limites da floresta amazônica. Sob o comando de Sebastião Mota de Melo, o Santo Daime testemunhou o crescimento da importância da Umbanda em sua constelação doutrinária, a ponto de distinguir-se por ela no conjunto das religiões ayahuasqueiras, entre as quais aquelas derivadas da criação do Mestre Irineu. Na geração que corresponde à liderança do Padrinho Sebastião, um conjunto de ocorrências precipitou os elementos dispersos, mas presentes, que permitiram a recepção da Umbanda. A primeira delas resulta do impacto da chegada de um macumbeiro que fascinou a jovem comunidade daimista e seu líder espiritual com suas performances tão familiares ao nosso meio: consultas, advertências, demandas e espetáculo. Interpretava-se nos acontecimentos um embate entre as forças da Verdade e as falanges do Mal, ali representada pelo Rei dos Exus, o Tranca Rua, que ao final, sob a luz da bebida sagrada, firmou um pacto com o Santo Daime: o de ser seu defensor contra os espíritos das trevas. Imprimia-se, ainda que sem nome, o ethos umbandista no imaginário da comunidade. Os anos finais do Padrinho Sebastião foram concomitantes ao grande crescimento do Santo Daime, particularmente na cidade do Rio de Janeiro. Impregnados pelas perspectivas da cultura alternativa, que parecia fazer o elo entre a religião da mítica Floresta e a exótica Umbanda, encontraram-se a Umbanda e o Santo Daime nas pessoas de seu padrinho e de uma mãe-de-santo carioca, à frente de um grupo de discípulos que se aproximava do Santo Daime. Alguns destes discípulos viriam a cumprir papel fundamental na formatação dos ritos que expressaram esta aliança. O papel do sucessor do Padrinho Sebastião, Alfredo Gregório de Melo, seu filho, foi o de reconhecer a demanda, talvez irresistível, da Umbanda e expressá-la na criação de novos rituais, oficializando, por assim dizer, aquela inserção e presença, e a posicionando mais próxima do centro de sua floresta de crenças.
Palavras chave: Santo Daime. Umbanda. Umbandaime. Possessão. Ayahuasca.
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1734 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=88054 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O sagrado na literatura infantil brasileira de 1950 a 1985 |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PIEDADE, Amir Aparecido dos Santos
Este trabalho analisa a Literatura Infantil brasileira no período de 1950 a 1985 e tem como objetivo principal identificar em quais autores, cujas obras estão publicadas até hoje, se encontram referenciais ao Sagrado, seja em poesia ou prosa. A metodologia utilizada foi a pesquisa em publicações de Literatura Infantil e a hermenêutica das obras dos autores selecionados. A hipótese é que as marcas do Sagrado deixadas pelos autores em nenhum momento devem ser vistas como evangelização e catequese, mas como encontro lúdico e amoroso com o Transcendente. E, também, podem servir de orientação para os novos autores e para o mercado editorial que não há problema algum em publicar textos que contenham representações, símbolos ou manifestações do Sagrado para crianças, pelo contrário, ajuda-as a vivenciarem a experiência com o Sagrado como parte integrante de sua formação e que pode acompanhá-las, sem nenhum problema, pela vida afora, contribuindo à formação individual e coletiva e a busca de compreensão para os grandes questionamentos existenciais da humanidade.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Sagrado. Poesia. Transcendente. Criança. Educação. Religiosidade.
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6551 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30705 |
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