Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Topa e tentativa missionária de inserir o Deus cristão ao contexto Maxakali: análise do contato inte |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
AMARAL, Alencar Miranda
Nesta dissertação de mestrado analiso o contato inter-religioso promovido pela atuação de missões evangélicas (SIL e MNTB) junto à comunidade indígena Maxakali, localizada no nordeste do Estado de Minas Gerais. Além de acompanhar o desenvolvimento das atividades proselitistas destas instituições entre os índios Maxakali, objetivamos compreender como ao longo do contato inter-religioso ocorre o processo de identificação do Deus cristão com o personagem indígena Topa. Na bibliografia sobre os índios Maxakali, Topa aparece como o personagem central do “mito de criação” do grupo, e apesar de alguns autores reconhecerem que seu nome também era associado ao Deus cristão, não existem análises sobre este processo. Assim, nosso desafio será compreender como Topa foi, e vêm sendo, apropriado de diferentes maneiras ao longo do contato entre os Maxakali e os missionários evangélicos; e também analisar o processo que possibilitou que este personagem gradativamente fosse identificado com o Deus cristão. O escopo desta pesquisa é, portanto, perceber o esforço missionário de inserir o Deus cristão ao contexto Maxakali através do personagem Topa. A partir da análise de mitos Maxakali e hinos evangélicos traduzidos para o idioma do grupo buscaremos compreender este processo de associação, e também a (in)adequação dos ensinamentos missionários aos padrões sócio-culturais e religiosos dos índios Maxakali.
Palavras-chave: Maxakali. Topa. Summer Institute of Linguistcs (SIL). Missão Novas Tribos do Brasil (MNTB). Missão. Contato inter-religioso. Mito.
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887 0 bytes UFJF http://www.ppcir.ufjf.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O gênero editorial e a polêmica do ensino religioso |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Francisco de Assis
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso da mídia sobre a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. O corpus compreende quatro editoriais, sendo dois do jornal O Globo e dois do jornal Folha de São Paulo, todos veiculados no período de 2003 a 2004. O foco da pesquisa se concentra na observação de como são utilizadas as estratégias discursivas no desenvolvimento desse discurso que pode ser analisado como polêmico e como se dá o processo argumentativo, visando a destacar marcas ideológicas das relações que estão implícitas na produção desse discurso. Alicerçamos nossos estudos na Teoria da Argumentação, a partir do que indicam Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2000), e na Análise Critica do Discurso (ACD), segundo as pesquisas de Teun A. van Dijk (1983; 2000; 2004 e 2005), entre outros. Como todo fato divulgado pela imprensa não pode ser apartado de seu contexto específico de produção, este trabalho também observa como os decretos indicaram a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro dentro dos parâmetros político-educacionais, buscando destacar, por meio da análise do Corpus, o papel desempenhado pela mídia (a imprensa) como construtora de imagens e sentidos.
Palavras-chave: Argumentação e retórica. Editorial. Ensino religioso. Ideologia. Jornalismo.
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897 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04062008-102007/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Reflexões sobre economia e religião: seus principais pensadores e a igreja católica brasileira |
Versão: Atualização: 12/6/2012 |
Descrição:
CORREIA, Ronaldo Zandoná
O presente trabalho inicia com a elaboração de uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema economia e religião, inclusive analisando trabalhos empíricos recentes que pretendem testar as ideias de Weber, como a da secularização e a da relação entre o desenvolvimento capitalista e o Protestantismo. Essa revisão constatou que a tese de Weber tem se mostrado consistente, apesar de algumas falhas, ou seja, a religiosidade diminui à medida que a sociedade evolui e o protestantismo teve um papel importante, sim, no desenvolvimento do capitalismo moderno. Após essa ampla revisão bibliográfica, que serviu para amadurecer o conhecimento sobre o assunto em questão, este trabalho passa a enfocar seu objetivo principal, que é analisar o comportamento da Igreja católica brasileira, como instituição, frente a questões seculares, principalmente de cunho econômico, político e cultural. Para isso, são analisados o comportamento da Igreja católica frente ao processo de transição do Império para a República, o impacto do aumento da concorrência direta e indireta sobre a Igreja católica brasileira, ao longo do Século XX, a situação do sacerdócio católico e seu impacto sobre a Igreja católica, assim como o impacto de questões financeiras sobre essa instituição. No geral, toda essa análise apresenta fortes indícios de que questões seculares de cunho econômico, político e cultural acabam influenciando amplamente essa instituição. Com isso, pode-se observar que não apenas questões doutrinárias influenciam essa instituição. Por último, analisa-se a situação atual da Igreja católica e apresentam-se possíveis motivos de a Igreja católica brasileira ter perdido expressiva quantidade de fiéis, ao longo dos últimos vinte anos.
Palavras-chave: Igreja católica. Economia. Transição.
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Sob o olhar da razão: as religiões não-católicas e as ciências humanas no Brasil (1900-2000) |
Versão: Atualização: 18/8/2010 |
Descrição:
CAPELLARI, Marcos Alexandre
Esta Dissertação de Mestrado descreve o nascimento, a inserção e o desenvolvimento das religiões não-Católicas em solo brasileiro. Discorre, entre as que estão em maior evidência, sobre suas doutrinas e práticas fundamentais. Por outro lado, analisa a produção científica brasileira sobre a temática, ocorrida entre 1900 e 2000, através de um balanço bibliográfico. Procura, assim, verificar quais religiões foram mais estudadas pela comunidade científica, bem como as lacunas existentes.
Palavras-chave: Religiões. Desenvolvimento. Produção.
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1022 0 bytes USP http://www.teses.usp.br |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Esporte e religião no imaginário da Grécia Antiga |
Versão: Atualização: 20/7/2010 |
Descrição:
MACHADO, Raoni Perrucci Toledo
Na Grécia Antiga, a prática esportiva, mesmo antes de ser vista como objeto pedagógico, era uma forma de transmissão cultural, tinha caráter sagrado e buscava celebrar a honra dos deuses. Independentemente dos motivos da criação desses eventos, os Jogos Públicos, certo era que predominava seu cunho religioso, e como tal, impunham a seus participantes uma série de normas a serem seguidas. Com o tempo, os Jogos de Olímpia passaram a ganhar maior importância até chegar ao ponto de ser o acontecimento central de toda a cultura grega, interrompiam-se as guerras e uma multidão se dirigia a Olímpia para apreciar os Jogos Olímpicos. Eram nestas ocasiões que se conheciam os novos heróis, o momento em que o homem chegava mais perto dos deuses, buscando sua transcendência. Com o tempo, a condição religiosa foi sendo suplantada pelo espetáculo propriamente dito, atingindo seu auge logo após o início do domínio romano, e quase imediato declínio. Com isso, este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os motivos que direcionaram os antigos rituais a se tornarem os grandes Jogos, apoiado principalmente na mitologia que os sustentam. Buscar-se-á discutir os motivos que levaram o povo grego a tamanha exaltação frente a essa que foi, talvez, a mais importante manifestação social de todos os tempos.
Palavras-chave: Esporte. Grécia antiga.
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Aspectos da aquisição da vogal oral /a/ em língua espanhola por estudantes de língua portuguesa: a q |
Versão: Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
PASCA, Maria Alejandra
No português brasileiro (PB) há basicamente dois tipos de nasalidade: a nasalidade dita fonológica é a marca de nasalidade obrigatória que recebe a vogal quando seguida por uma consoante nasal na mesma sílaba (como em ‘campo’); a nasalidade dita fonética é a marca de nasalidade que recebe a vogal de uma rima vazia seguida de uma consoante nasal no onset da sílaba seguinte (como em ‘cama’). Em língua espanhola (LEsp), considera-se que o traço [+ nasal] não tem relevância fonológica, apenas fonética. Entretanto, mesmo que ocorra alguma nasalização, esta é praticamente imperceptível para um falante nativo e também não é auditivamente relevante para os falantes não-nativos em geral. Devido à proximidade entre português e espanhol e considerando a grande quantidade de brasileiros estudantes de LEsp que nasalizam a vogal oral /a/ em LEsp quando seguida de consoante nasal, desejamos verificar se o estudante de graduação tem dificuldade em perceber esse segmento. Para isso, os sujeitos da pesquisa – estudantes do Curso de Graduação em Letras-Licenciatura da UFRGS de diferentes semestres e falantes nativos de LEsp (grupo de controle) – foram submetidos a dois testes de percepção – um constituído por um texto e outro por uma lista de palavras -, nos quais deveriam identificar se um som vocálico era nasal [ã] ou oral [a]. Com esses instrumentos e baseados nos estudos de Sampson (1999), Moraes (1997) e Beddor (1993) sobre nasalidade e percepção vocálica, desejamos verificar se os estudantes percebem categoricamente a distinção entre vogal nasal e não-nasal e também se os estudantes em níveis médio e avançado mostram uma percepção melhor do que a dos estudantes dos níveis básicos. Falantes nativos de LEsp foram submetidos aos testes para fins de controle da confiabilidade dos mesmos e para verificarmos até que ponto a nasalização indevida das vogais pode prejudicar a comunicação.
Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Pronúncia. Gramática. Vogais. Língua espanhola (segunda língua). Pronúncia. Ensino.
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1031 0 bytes UFRGS http:// |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
“Tu eres responsable por aquello que cautivas”: uma análise da multimodalidade em produções de alun |
Versão: Atualização: 13/6/2012 |
Descrição:
PEREYRA, Inessa Carrasco
O ensino de línguas em escolas públicas no Brasil carece de mudanças profundas a fim de que o processo de ensino-aprendizagem seja mais efetivo. Frequentemente, os alunos saem do Ensino Fundamental, depois de ter estudado uma língua estrangeira durante 4 anos, sem ter conhecimento suficiente para se comunicar nessa língua. Isso dá indícios de que algo precisa ser revisto e atualizado. A pedagogia da comunicação traz elementos importantes para a educação nos dias de hoje. A necessidade de o mundo dos indivíduos, incluídas aí as novas tecnologias, estar no ambiente da sala de aula é latente. Com essas novas tecnologias, os padrões textuais mudam, tornam-se menores, com a utilização de inúmeras imagens. Esses textos não estão presentes na maioria das escolas públicas brasileiras, sendo que as disciplinas de língua estrangeira trabalham, geralmente, com textos grandes, que, na maioria das vezes, não contêm imagens, ou se contêm, são utilizadas como ilustração apenas e não são trabalhadas em aula. Em consonância com a pedagogia da comunicação, a multimodalidade defende a utilização de uma gramática visual que dê conta dos novos padrões textuais que circulam em nossa sociedade. A partir dessas duas teorias, traçamos um projeto, o qual foi aplicado em turmas de uma escola pública, no município de Pelotas/RS, que visava estimular os estudantes a produzirem textos multimodais. Os alunos produziram “livrinhos” que partiram do livro “O pequeno príncipe” e do filme de mesmo título, os quais foram analisados à luz da gramática visual de Kress e van Leeuwen. Nossa hipótese inicial era a de que os alunos sabiam, mesmo que intuitivamente, utilizar estruturas multimodais em suas produções, a qual foi comprovada. Além disso, motivação e autonomia foram mostradas pelos alunos, os quais desempenharam as tarefas propostas cuidadosa e detalhadamente.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Pedagogia da comunicação. Motivação. Autonomia. multimodalidade. Gramática visual.
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Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Linha sobre linha. Investigação sobre a sociologia da dominação carismática e da cotidianização do c |
Versão: Atualização: 4/10/2010 |
Descrição:
NEVES, André Ruz
A pesquisa teve como objetivo realizar uma investigação sócio-histórica do processo de cotidianização do carisma no mormonismo procurando apreender a transformação do carisma religioso-profético e, assim reunir elementos que possibilitem consolidar, a partir de um caso particular, uma teoria mais geral da ocorrência de tais processos sociais. A investigação buscou encontrar, no emaranhado de lutas por poder e chances de prestígio, o fio condutor pelo qual se desenrolou o processo de transformação de um movimento religioso carismático, de religiosidade altamente emotivo-pneumática a uma religião desencantada, hierarquizada e institucionalizada. Para isso utilizou-se farta documentação e interpretação histórica que permitiu uma observação mais detalhada dos fenômenos sociais investigados. No plano teórico-metodológico empregou-se como instrumental teórico fundamental de pesquisa, primeiramente a teoria da dominação carismática de Max Weber, sua teorização dos processos de transformação do carisma e sua sociologia da religião. O outro referencial teórico imprescindível encontra-se na obra do sociólogo alemão Norbert Elias, a saber, seus conceitos de psicogênese e sociogênese, figuração, processo de monopolização, equilíbrio das tensões entre outros, que permitiram um acesso privilegiado ao processo de longo prazo que conformou e solidificou o carisma genuíno do profeta-fundador Joseph Smith em uma religião ritualizada e uma instituição hierarquizada.
Palavras-chave: Religião. Movimento. Transformação.
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1119 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/ |
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