Categoria: Arte Artigos |
O Estado da Arte de Comunidades Quilombolas no Paraná: Produção de Conhecimento e Práticas Corporais |
Versão: pdf Atualização: 6/9/2017 |
Descrição:
SOUZA, Thaís Godoi de; LARA, Larissa Michele
A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.
Palavras-chave: Quilombola. Produção acadêmica. Práticas corporais.
|
470 0 bytes UEM http:// |
Categoria: Arte Artigos |
Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações |
Versão: PDF Atualização: 29/5/2013 |
Descrição:
REIS, José Claudio Reis; GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco
Buscar relações entre física e arte não é uma tarefa fácil. Normalmente, ambas são consideradas territórios distantes, mundos opostos do conhecimento. A física é o campo da razão, do rigor descritivo da natureza e da precisão. Já a arte está associada à intuição, à criatividade, e à liberdade de criação. Entretanto, esse distanciamento é falso uma vez que, tanto a física como a arte, não se resumem àqueles campos, sendo muito mais amplas do que possa parecer.
Palavras-chave: Equação. Física. Relatividade. Cor. Literatura. Pintura. Arte. Geometria. Cubismo.
|
592 0 bytes Ciência e Cultura http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000300016&script=sci_arttext |
Categoria: Arte Artigos |
Paulo Freire e Augusto Boal: Diálogos entre educação e Teatro |
Versão: pdf Atualização: 1/10/2012 |
Descrição:
CANDA, Cilene
Com base no referencial bibliográfico de Paulo Freire e de Augusto Boal, a presente investigação traça compreensões dialógicas sobre a Pedagogia Libertadora e o Teatro do Oprimido. De cunho reflexivo, o texto assenta-se na discussão sobre as seguintes categorias: conscientização, emancipação humana, libertação social, e superação da dicotomia entre opressores e oprimidos. Os argumentos abordados no âmbito de uma perspectiva crítica de sociedade visam contribuir para a realização de estudos na área da cultura, do teatro e da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Libertação social; Pedagogia do Oprimido; Teatro do Oprimido, teatro, Augusto Boal, Paulo Freire.
|
8650 0 bytes HOLOS Canda 2012 |
|