Categoria: Arte Artigos |
O Estado da Arte de Comunidades Quilombolas no Paraná: Produção de Conhecimento e Práticas Corporais |
Versão: pdf Atualização: 6/9/2017 |
Descrição:
SOUZA, Thaís Godoi de; LARA, Larissa Michele
A presente pesquisa analisou a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná, para identificar seu conteúdo e, especialmente, para saber se as práticas corporais são recorrentes nessas investigações e de que forma são apresentadas. Para tanto, foi necessário, por meio do Estado da Arte, mapear os estudos realizados sobre quilombolas no Paraná, identificando categorias e reconhecendo as produções teóricas que contemplassem as práticas corporais. Os dados demonstram que a produção de conhecimento sobre comunidades quilombolas no Paraná é recente e se centra nas categorias legalidade, questão agrária/território, conceito de quilombo e educação, com raras incursões pela categoria práticas corporais. Atentam, ainda, para a necessidade de investigações que percebam como essas comunidades produzem cultura e reafirmam suas práticas corporais.
Palavras-chave: Quilombola. Produção acadêmica. Práticas corporais.
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470 0 bytes UEM http:// |
Categoria: Arte Artigos |
Física e arte: a construção do mundo com tintas, palavras e equações |
Versão: PDF Atualização: 29/5/2013 |
Descrição:
REIS, José Claudio Reis; GUERRA, Andreia; BRAGA, Marco
Buscar relações entre física e arte não é uma tarefa fácil. Normalmente, ambas são consideradas territórios distantes, mundos opostos do conhecimento. A física é o campo da razão, do rigor descritivo da natureza e da precisão. Já a arte está associada à intuição, à criatividade, e à liberdade de criação. Entretanto, esse distanciamento é falso uma vez que, tanto a física como a arte, não se resumem àqueles campos, sendo muito mais amplas do que possa parecer.
Palavras-chave: Equação. Física. Relatividade. Cor. Literatura. Pintura. Arte. Geometria. Cubismo.
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592 0 bytes Ciência e Cultura http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000300016&script=sci_arttext |
Categoria: Arte Artigos |
Hip Hop da Floresta |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SANTOS, Quetila Ruiz Cavalcante dos; BECCÁRIA, Renata Assis; NORBERTO, Simone
O Hip Hop é uma cultura marginalizada, que através de elementos como a linguagem do corpo, linguagem musical e o grafite, conseguem trabalhar socialmente a consciência dos jovens de baixa renda. O Movimento Hip Hop da Floresta age na periferia de Porto Velho, conscientizando os jovens em relação às origens, costumes e ambiente social em que vivem, criando a sua própria identidade musical e estilo regional, utilizando elementos da Amazônia para se fazer música, fazendo também parte da teoria da Folkcomunicação que trabalha com intercâmbio de informações, ideias, opiniões e atitudes dos públicos marginalizados urbanos e rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore.
Palavras-chave: Folkcomunicação. Hip Hop. Telejornalismo. Jovens. Cultura.
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601 138.38 KB Intercom-XVI Prêmio Expocom http://www.intercom.org.br |
Categoria: Arte Artigos |
Música, identidade e relações humanas em um país mestiço: implicações para a educação musical na Am |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ILARI, Beatriz
O presente artigo, escrito especialmente para a mesa-redonda 2 do XVI Encontro Nacional da Abem/Congresso Regional da Isme na América Latina 2007, tem como objetivo discutir funções e concepções de educação musical na América Latina, a partir de estudos recentes das ciências cognitivas da música. Baseando-se na premissa de que a música é onipresente no cotidiano latinoamericano, o artigo parte de uma discussão acerca das funções psicossociais, cognitivas e adaptativas da música exemplificadas por quatro narrativas distintas de situações de aprendizagem musical “extraoficial” de bebês, crianças, jovens e adultos brasileiros. As narrativas apresentadas convergem para a ideia de que a aprendizagem musical no Brasil tem como funções primordiais: negociar e fortalecer identidades, aumentar a flexibilidade social e, sobretudo, possibilitar situações de “passar o tempo em segurança”. Implicações desses achados para as concepções de educação musical na América Latina são traçadas ao final do artigo.
Palavras-chave: Funções da música na vida humana. Cognição situada. Passar o tempo em segurança.
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643 99.15 KB Revista da ABEM n.18 http://www.abemeducacaomusical.org.br |
Categoria: Arte Artigos |
Tropical, de Anita Malfatti |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CHIARELLI, Tadeu
A partir da análise de Tropical, tela pintada por Anita Malfatti em 1917, este artigo propõe que a artista procedia a uma mudança em sua linguagem pictórica, afastando-se das concepções de vanguarda que adotara até então para, aderindo ao clima de retorno à ordem internacional, aproximar-se das discussões sobre o nacionalismo na arte, presentes na cena paulistana. Assim, a imagem de mulher insegura que mudou sua perspectiva por causa da crítica de Monteiro Lobato adquire outra conotação. Os modernistas teriam preferido essa interpretação a efetuar uma análise da obra de Anita Malfatti, por meio da qual se poderia desvelar uma deserção do programa vanguardista feita de forma consciente pela artista.
Palavras-chave: Anita Malfatti. Modernismo. Modernismo na arte. Retorno à ordem no Brasil. Monteiro Lobato.
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699 84.21 KB Novos Estudos http://www.scielo.br/pdf/nec/n80/a11n80.pdf |
Categoria: Arte Artigos |
Guido Viaro: modernidade na arte e na educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio
Este trabalho analisa a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná, como protagonista de diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, marcadas pela identificação com a modernidade, pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 1960 do século XX. Relacionando-se com intelectuais de outras áreas do conhecimento, Viaro participava do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador, atuou em frentes diversas: com crianças, com professores e com estudantes de arte. A análise de sua trajetória intelectual procura relacionar suas ideias sobre arte e ações pedagógicas com o pensamento moderno da década de 40, apoiando-se no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe do processo de organização da cultura. Como fontes, foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos institucionais, programas de curso, atas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares.
Palavras-chave: Ensino da arte. Modernidade.
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732 63.07 KB Inter-Ação: Rev.Fac.Educ.UFG, 32 (2) http://revistas.ufg.br |
Categoria: Arte Artigos |
Entre intenções, maturações e recordações: as Bienais de Artes Visuais do Mercosul e a cidade de Por |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
KNAAK, Bianca
A Bienal do Mercosul, antes mesmo de sua primeira edição, já era noticiada como a maior e mais importante mostra de arte latinoamericana do Sul do país. Analisá-la implica entender o esforço localizado para a articulação internacional da produção artística contemporânea regional numa era de fluxos, câmbios e impermanências de riquezas, culturas e identidades. Nessa urdidura de interpretações, apresentações e apropriações tramam-se estratégias narrativas de veracidade e realidade. Amplamente divulgada pela imprensa local e ocupando vários espaços na cidade, o evento interfere na cidade a partir de intervenções na paisagem, sob o ponto de vista cultural, urbanístico, social, estético e artístico.
Palavras-chave: Bienal do Mercosul. Arte Contemporânea. Espaço Urbano.
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815 268.54 KB Panorama Crítico http://www.panoramacritico.com/ |
Categoria: Arte Artigos |
Apropriação e cópia no desenho infantil |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PASTINA, Camilla Carpanezzi La
Neste artigo busca-se refletir sobre a apropriação e a cópia no desenho infantil. Tem-se como base desenhos de tema livre de crianças de 8 a 10 anos coletados em recente pesquisa de mestrado. Traçam-se considerações sobre a aprendizagem social do desenho a partir das teorias de Vigotski (2007) e Brent e Marjorie Wilson (1997). Considera-se que, ao desenhar, a criança interage com pessoas mais experientes de seu grupo, como pais, professores, colegas de classe ou irmãos mais velhos, procurando assimilar formas de desenhar através da imitação e da cópia. A criança interage também com objetos, tais como livros, álbuns ilustrados, gibis, cadernos decorados, entre outros. Define-se a cópia, a apropriação e o decalque como formas de interação presentes no desenhar das crianças. Embora a compreensão da cópia como atividade humana possa ser elucidativa do ponto de vista educacional, espera-se que o professor seja o propositor de novas e variadas imagens de modo a obter avanços no desenho das crianças.
Palavras-chave: Desenho infantil. Apropriação. Cópia. Fonte de imagem. Interação.
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861 2.62 MB Revista Palíndromo http://ppgav.ceart.udesc.br |
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