Categoria: Educação Fisica Artigos |
Vitimologia e Esporte, uma relação criminosa? |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CAPINUSSÚL, José Maurício
Este trabalho baseia-se num estudo do advogado belga Benjamim Mendelsohn, pertinente ao que ele classificou como um horizonte novo na ciência biopsicosocial- a Vitimologia -, enfatizando que o objeto da vitimologia não é apenas a vítima do crime, mas a vítima de quaisquer fatores é uma legítima defesa oriunda da agressão injusta praticada pela vítima. Partindo destas considerações, objetivamos mostrar que na prática esportiva a vitimologia pode ocorrer na ação do revide no futebol ou em qualquer outra modalidade coletiva ou individual de contato pessoal. Num sentido criminológico, a vitmização do esporte pode ocorrer por ocasião de uma catástrofe ou de um desastre - queda da arquibancada, superlotação nas praças esportivas, paixão desenfreada das torcidas (Heysel, Sheffield, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador), falta de segurança nos autódromos, instalações malprojetadas e malconstruídas, manutenção precária das instalações, prevenção ineficaz.
Palavras-chave: Vitmologia. Vitimização. Esporte.
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987 0 bytes Revista de Educação Física http://www.revistadeeducacaofisica.com.br/ |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Verificação e comparação do nível de atividade física obtidos com pedômetro e o Teste de Milha |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
GZGIK, Zelir Marizette
O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de atividade física de professores aparentemente saudáveis e que não se ocupam com atividades físicas, a não ser as laborais. Esta pesquisa descritiva foi aplicada em 6 professores com idade média de 43 anos. A população em questão são os 31 professores de um colégio estadual da cidade de Salto do Lontra – PR. A amostra, constituída por 3 homens e 3 mulheres, foi monitorada durante 1 dia de trabalho laboral, utilizando-se um pedômetro. O teste de caminhada de 1 milha foi realizado em dias subsequentes (sem o uso do pedômetro) a fim de comparamos o nível de atividade física, obtidos conforme classificação estipulada pelo equipamento e o teste em questão. O pedômetro demonstrou que os homens realizaram em média 6.248 e as mulheres 7.010 passos/dia. Estes valores referenciam uma classificação de “pouco ativo – sem esporte” para ambos os gêneros. Já o teste da caminhada de 1 milha, o qual proporciona uma classificação baseado em valores de VO2máx., apresentou uma média de 43,64 ml/kg/min (± 1,54) para homens (classificação boa) e 32,14 ml/kg/min (± 7,64) para mulheres (classificação média). Concluiu-se que as duas formas de investigação do nível de atividade física (pedômetro e teste da milha) indicam classificação inadequada para a amostragem e que estes professores precisam melhorar seus hábitos de vida, principalmente as mulheres. Sugere-se que sejam buscadas atividades compensatórias ao sedentarismo laboral, típico da categoria, como forma de prevenir doenças e melhorar o nível de atividade física.
Palavras-chave: Atividade física. Pedômetro. Hábitos de vida. Aptidão física.
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4833 0 bytes Faculdade: União de Ensino do Sudoeste do Paraná ( http://www.revistajopef.com.br/sumario.htm |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Variações hemodinâmicas em adultos jovens: efeitos de 3 séries de 10 repetições a 70% de uma repetiç |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
MARTINS, Lidiana Vargas Alves et al Postula-se que os exercícios físicos são benéficos para o sistema cardiovascular, no entanto há dúvidas quanto aos possíveis riscos à saúde relacionados aos exercícios contra-resistência. O objetivo deste estudo foi verificar as modificações hemodinâmicas durante a execução de exercícios contra-resistência de membros inferiores. Homens entre 18 e 30 anos (n = 28), sedentários, normotensos e aparentemente saudáveis foram voluntariamente submetidos a exercícios na cadeira extensora (3x10 repetições a 70% de 1RM). Antes e após cada série foram medidas a freqüência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD), a freqüência cardíaca média (FCM), Duplo Produto (DP) e o mVO2. Os resultados foram analizados estatisticamente por ANOVA com nível de significancia de 5%. Houve um aumento de aproximadamente 31% na FC (p<0,05) após todas as séries comparadas aos valores basais. A PAD e PAM não sofreram aumentos significativos em nenhum momento do teste. A PAS aumentou significativamente (p<0,05) na ultima série de exercícios. O DP e o mVO2 aumentaram significativamente após a realização de cada série. Em nenhum dos momentos medidos o DP ou o mVO2 alcançou valores considerados arriscados segundo a literatura disponível. Conclui-se que este tipo de exercício aumenta a sobrecarga cardíaca sem, no entanto, atingir níveis arriscados.
Palavras-chave: Frequência cardíaca. Pressão arterial. Duplo produto. mVO2. Exercício contra-resistência.
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1784 0 bytes Movimentum, Ipatinga, v. 3, n. 1, fev./jul. 2008. http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Uma análise crítica das atividades de aventura: possibilidades de uma prática consciente e sustentáv |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
BAHIA, Mirleide Chaar; (In: TEREZANI, Denis Roberto et al.)
Na sociedade contemporânea, novas práticas corporais vêm se consolidando e agregando adeptos, assim como algumas antigas práticas vêm se mostrando ressignificadas e com novas características. De forma geral, esta tendência vem sendo adotada por grupos diversos em várias partes do planeta e são geralmente associadas a experiências vivenciadas em áreas naturais, sendo denominadas com terminologias diversas: esportes de aventura, esportes californianos, esportes outdoor, esportes radicais, atividades físicas de aventura na natureza (AFAN). As atividades de aventura que utilizam o componente “radicalidade” ou “aventura” surgiram com diferentes conotações, desde a utilitária (caça e pesca para subsistência; canoagem para deslocamento das populações ribeirinhas); quanto como atividade lúdica (na forma “descompromissada” e de livre adesão em busca de prazer e divertimento); até a incorporação de componentes ligados à competitividade, com busca de resultados tanto individuais, quanto de grupos (atualmente existem corridas de aventura que fazem parte do calendário mundial de competições).
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3793 0 bytes Propostas interdisciplinares para a modalidade can http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Treinar futebol respeitando a essência do jogo: o exemplo do salto como ação tática e não somente té |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Pedro; SANTOS, Pedro, JUNIOR MARQUES, Nelson Kautzner
O objetivo da revisão foi de exemplificar a metodologia de treino do salto de impulsão vertical no futebol assente em premissas táticas. O treino das capacidades físicas, desprovido da sua relação com o verdadeiro significado do Futebol, tem sido bastante utilizado nos últimos anos. Este tipo de trabalho esquece, frequentemente, a relação que deveria existir com o modelo de jogo do treinador, não maximizando a sua utilidade para a forma de jogar que se pretende cultivar na equipa. No caso do salto, este só existe no Futebol enquanto habilidade aberta, pertencente a um sistema termodinâmico de não-equilíbrio, dentro do qual o jogador deverá tomar deliberada e oportunamente a decisão de saltar. Neste sentido consideramos oportuno estabelecer uma relação entre o treino do salto e o modelo de jogo.
Palavras-chave: Futebol. Modelo de jogo. Salto de impulsão vertical. Periodização. Tática.
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652 0 bytes Conexões, Unicamp http:// |
Categoria: Educação Fisica Artigos |
Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desport |
Versão: PDF Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
VENDITTI JUNIOR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre
Este trabalho surge da necessidade de discussões sobre o papel educacional do profissional de educação física na aprendizagem esportiva e Pedagogia do Esporte. Relacionamos correntes teóricas da Pedagogia do Esporte com o ensino dos jogos desportivos coletivos. Para tanto, utilizamos como instrumento o jogo, ferramenta fundamental de ensino e oportunidade social, através de suas características lúdicas. O jogo pode contribuir para o desenvolvimento de valores éticos, sociais e morais, assim como para a construção de metáforas que estabeleçam relações entre o esporte e a vida, fazendo uso da ludicidade e do ensino reflexivo. Ambos fundamentam nosso embasamento teórico para a atuação em Pedagogia do Esporte, trazendo mais oportunidades, opções de escolha e reflexões sobre nossa atuação profissional.
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte. Iniciação esportiva. Jogo. Ensino reflexivo.
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1327 0 bytes Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 47-58, http:// |
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