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santo daime (0)


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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Globalização: Antropologia e Religião Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Velho, Otávio

O artigo procura abordar a temática da globalização, fazendo um apelo a um quadro antropológico de referências, sobretudo à idéia de mito. Ao mesmo tempo, procura explorar as relações da globalização enquanto perspectiva e mito (em contraste com a globalização
como objeto) com um “espírito de época” que se manifestaria transversalmente em diversos domínios, de saberes quanto de práticas sociais em geral. Privilegia o campo da religiosidade
e a própria prática antropológica como pontos de entrada
captar esse “espírito de época”.

Palavras-chave: Mito. Globalização. Práticas sociais.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Significado da cultura para o Ensino Religioso (II) Popular Versão: 
Atualização:  30/5/2008
Descrição:
Seehaber, Liliana Claudia

A perspectiva religiosa, para aqueles que crêem, ultrapassa as percepções cotidianas, porque se move além das realidades da vida em direção a outras mais amplas, que as corrigem e completam, e sua preocupação definidora não é a ação sobre essas realidades mais amplas, mas sua aceitação, a fé nelas. A perspectiva religiosa repousa no sentido do "verdadeiramente real" e as atividades simbólicas da religião como sistema cultural se dedicam a produzir, intensificar e tanto quanto possível, torná-lo inviolável. Assim, o significado cultural religioso repousa na crença em um sistema de símbolos que atuam para estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da formulação de conceitos de uma ordem de existência geral e vestindo essas concepções com tal aura de fatualidade que as disposições e motivações parecem singularmente realistas.

Palavras-chave: Religião. Atividade Simbólica. Significado.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!El uso del piropo como ejemplo de motivación para el estudio de aspectos culturales en la clase de E Popular Versão: 
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BARANDELA, Ana Margarita; ABIO, Gonzalo

Proponemos introducir a los estudiantes de español en uno de los aspectos culturales, el piropo, mediante la lectura inicial del cuento Lingüistas del uruguayo Mario Benedetti, y realizando, con la motivación inicial alcanzada, una serie de actividades de diversa índole, que deben propiciar tanto un uso pragmático de la lengua, como un acercamiento a la cultura y lengua de los países hispanohablantes.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento Católico nos Tempos e Contratempos da Cultura e Educação Brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
CRUZ, André Silvério da

O objetivo desse curso é analisar a presença e a influência do pensamento católico na educação brasileira. A proposta é rediscutir o papel do catolicismo na educação, que apresentou três etapas distintas. A primeira correspondeu à sociedade colonial e a educação e filosofia jesuítica, que teve como proposta o ensino da doutrina cristã e das primeiras letras conciliando a missão evangelizadora do novo mundo com a transmissão da cultura luso-européia e com o aprendizado da língua indígena, a qual os jesuítas viam, como humanistas, ser indispensável para a vivência e a experiência cultural. A segunda etapa pertenceu ao contexto do II Império e ao período áureo do regalismo e à transição para a Primeira República. Representou o momento do conservadorismo até a letargia, a ignorância, o pietismo e a alienação do catolicismo entranhado na cultura e nas instituições escolares. A terceira etapa representou o fim do regalismo e o desprestígio da Igreja com o Decreto 119-A de 7 de janeiro de 1890, que determinou a separação da Igreja com o Estado, confirmada pela Constituição de 1891, inaugurando uma nova fase, na qual foi necessária uma tomada de posição do catolicismo. O trabalho de renovação do espírito católico, iniciado pelo padre Júlio Maria, teve continuidade com D. Sebastião Leme que, por meio da Carta Pastoral de 1916, representou o primeiro sinal de mobilização dos católicos brasileiros. Impulsionou o trabalho de grandes intelectuais, o que teve repercussão efetiva na imprensa, na educação e no surgimento de grandes movimentos sociais que estão atuantes até a atualidade. A finalidade dessa reflexão é chamar a atenção para a dimensão do espírito religioso católico ainda presente na sociedade e na educação brasileira.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A Presença da Deusa na Umbanda e Sua Relação com a Hospitalidade Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
FRIEDERICKS, Liliane Provenzano

A Deusa, símbolo do sagrado feminino, sempre esteve presente nos cultos e representações religiosas da humanidade, pois está relacionada à figura da mãe, tanto no aspecto micro-físico de doadora da vida individual, como no aspecto macro-espiritual, enquanto doadora da vida universal e nesse caso, denominada de Grande Mãe.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Ensino inter-religioso: teoria e práticas Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar

A prática pedagógica e a elaboração didática do ensino inter-religioso tem que se apoiar em alguns pressupostos teóricos, para ter coerência. Esse artigo precorre rapidamente a filosofia da educação proposta pelos clássicos Comenius, Pestalozzi e Rousseau e suas propostas no campo do ensino religioso, derivando daí a aplicabilidade de projetos didáticos interdisciplinares. Discute aspectos da postura necessária ao professor de ensino inter-religioso, como conseqüência das idéias adotadas como base do trabalho. Em seguida, faz a narrativa resumida de alguns passos de projetos já aplicados pelos autores em mais de dez anos de experimentação em sala de aula, tanto em escolas públicas quanto particulares em São Paulo, Bragança Paulista e Jundiaí (SP). E afinal, discute brevemente a questão da avaliação de um projeto que envolva a temática religiosa.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Cataquese, Ensino religioso, aula de religião é a mesma coisa ou possui difenrença? Popular Versão: 
Atualização:  18/4/2008
Descrição:
Sena, Luzia

Usados sem muita precisão ou preocupação de estabelecer distinções, os termos catequese, ensino religioso e aula de religião, por muito tempo foram tidos por equivalentes, pois, estava implícita a sua referência ao ensino da religião católica, majoritária no país.

Palavras-chave: Religião. Catequese. Educação.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!Umbanda e Neurociências: a influência dos estímulos sensoriais do ritual na indução do transe mediún Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
MORINI, Carlos Augusto Trinca

Como ponto de partida nesta tentativa de explicação sobre as estruturas cerebrais que possibilitam os estados alterados de consciência, destaca-se dois autores, William Blake e William James, que, partindo de premissas e linguagens bem diferentes, conseguiram sintetizar em poucas palavras o que, nos dias atuais, se convencionou chamar de “Estados Alterados de Consciência” (E.A.C.).

Palavras-chave: Consciência. Estados alterados de consciência. Transe mediúnico.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!A parábola migrou pro poema: o bom samaritano em “Um cadáver de poeta”, de Álvares de Azevedo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
BELÚZIO, Rafael Fava

Com este trabalho proponho uma leitura do poema “Um cadáver de poeta” – presente na “Segunda parte” da Lira dos vinte anos (1852), de Álvares de Azevedo – em especial no que diz respeito à migração da parábola do bom samaritano para a fatura do poema analisado, quer dizer, verificarei em que medida o texto bíblico – fator externo – fora internalizado em “Um cadáver de poeta”.

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Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O legado ancestral como parte das identidades religiosas de ascendência africana em Cuba e no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
LIMONTA, Ileana Hodge

Cada casa-de-santo ou terreiro é um espaço onde se resignifica e recria constantemente as relações de parentesco situadas dentro do conceito família. E é significativa esta vinculação que se produz entre religião e família mediante a cerimônia de consagração porque, segundo afirma o nigeriano Felix Ayoh’Odimiré1, o que autenticava o sentido de pertença à religião iorubana nos antigos povos onde se cultuavam os orixás era o laço consanguíneo.

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