Categoria: Espanhol Artigos |
Borges e as categorias lógico-fenomenológicas de Peirce |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
MERRELL, Floyd; QUEIROZ, João
Fragmentos de J. L. Borges servem, aqui, a uma "descrição semioticamente orientada", baseada na teoria das categorias de C.S.Peirce. Não se pretende fazer, portanto, o desenvolvimento de uma "semiótica da literatura" com foco no texto Borgeano. Ele serve-nos como exemplares para um tratamento das categorias fenomenológicas de Peirce.
Palavras-chave : Borges. Peirce. Categorias lógico-fenomenológicas.
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530 0 bytes Alea [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 288-303 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Como Entender as principais teorias da Língua Estrangeira |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Francisco de Assis do; CARVALHO, Jander Ramos; COSTA, Priscila Márcia de Andrade; BASTOS, Rafael Lira Gomes
O presente artigo tem o objetivo de mostrar algumas das principais teorias de aquisição de Língua Estrangeira (LE). Dessa forma, mostraremos como fatores relativos à afetividade e ao meio, encontrados nessas teorias, podem influenciar no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Observaremos, também, que cada teoria observa pontos diferentes do processo de aquisição de L2, umas tendem ao cognitivismo, outras ao social, e outras aos aspectos linguísticos.
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1972 0 bytes UVA http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Discurso didáctico electrónico: los modos de interacción discursiva en el aula virtual en contraste |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
CONSTANTINO, Gustavo Daniel
Al discurso electrónico, en contextos de enseñanza on-line, se le entiende frecuentemente como análogo al discurso de la clase presencial. Tal analogía, sin embargo, no supone transparencia ni equivalencia, por lo que, en este ensayo, tratamos de señalar y discutir las características del discurso didáctico electrônico en las modalidades más frecüentes de los programas de enseñanza on-line: foros y chats. Para ese estudio, se hace en abordaje desde un enfoque metodológico del análisis del discurso de matriz funcional-pragmática: los foros muestran distintas estructuras didácticas, las cuales varían significativamente entre sí y respecto a sus posibles analogados presenciales, cumpliendo diferentes funciones didácticas, de acuerdo a rasgos discursivos diferenciales, que se describen y ejemplifican en el presente trabajo; respecto a chats, los análisis linguístico-discursivos efectuados muestran la dificultad para mantener diálogos ordenados y en los que se realicen auténticos y profundos intercambios comunicativo-comprensivos. A diferencia de los diálogos de clase presencial, las chats requieren una cuidadosa planificación en la que el tutor debe ser capaz de anticipar los textos escritos por los participantes.
Palabras clave: Interacción. Clase. Enseñanza. Internet. Foro. Charla.
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1142 0 bytes Linguagem em (Dis)Curso, volume 6, número 2 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Discurso e prática na formação docente: as concepções sobre ensinar uma língua e o mito de Hermes |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto
O foco principal deste trabalho foi analisar o discurso e a práxis de três professoras de inglês de escolas públicas, da grande Belo Horizonte (MG), participantes de uma pesquisa-ação colaborativa, ocorrida nos anos de 2004 e 2006. No início da pesquisa, as professoras também faziam parte de um Projeto de Formação Continuada de Professores (Projeto EDUCONLE- FALE-UFMG). Por meio de sessões colaborativas, realizadas entre pesquisadora e professoras, e da observação participante de aulas, o estudo objetivou identificar as concepções das professoras sobre ensinar uma língua, bem como seu processo de reconstrução ocorrido ao longo do estudo. Os resultados assinalaram que a rede de colaboração entre pesquisadores e escola básica conduziu a mudanças discursivas, incidentes na ação docente e observáveis mesmo após as professoras terem perdido o contato direto com a rede de colaboração. Ademais, ressalta-se que as ações colaborativas conduziram à intensificação do desenvolvimento da autonomia crítica das professoras pesquisadas, num processo discursivamente demarcado, aqui representado pela imagem do deus grego Hermes.
Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa. Discurso. Ensino de línguas. Concepções sobre ensinar.
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541 0 bytes Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.1, p.139-156 |
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