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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Bases curriculares y referentes históricos para la enseñanza del discurso oral Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
Quiles, María del Carmen

El marco educativo que regula nuestras enseñanzas medias establece ya unos fundamentos curriculares para la didáctica de la lengua de acuerdo con los modernos parámetros psicopedagógicos y los actuales enfoques en la concepción de las lenguas. Sin embargo, para entender la importancia del profundo cambio de perspectiva que supone para nuestra área de conocimiento la aparición de los diseños curriculares de la L.O.G.S.E. hemos de retroceder en el tiempo y analizar el tratamiento había venido recibiendo en el devenir histórico del sistema educativo español.Sólo poniendo de relieve los pilares fundamentales sobre los que se sustentó durante mucho tiempo la enseñanza de la lengua en los documentos oficiales quedará al descubierto la tan arraigada tradición silente (Núñez Ruiz: 9, 83-92) de nuestras aulas.

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Borges e as categorias lógico-fenomenológicas de Peirce Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
MERRELL, Floyd; QUEIROZ, João

Fragmentos de J. L. Borges servem, aqui, a uma "descrição semioticamente orientada", baseada na teoria das categorias de C.S.Peirce. Não se pretende fazer, portanto, o desenvolvimento de uma "semiótica da literatura" com foco no texto Borgeano. Ele serve-nos como exemplares para um tratamento das categorias fenomenológicas de Peirce.

Palavras-chave : Borges. Peirce. Categorias lógico-fenomenológicas.

Downloads 530  530  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alea [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 288-303  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Características da entonação do espanhol falado por brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Aline Fonseca de; SERENA, Francisco José Cantero

Neste artigo apresentamos a descrição de algumas características típicas da entonação do espanhol falado por brasileiros em fala espontânea. Estas descrições são os primeiros achados obtidos através de pesquisa fundamentada na metodologia “Análisis Melódico del Habla” (AMH), aplicada a um corpus de enunciados extraídos de conversações espontâneas. Após a análise acústica, procedeu-se a interpretação dos gráficos representativos dos enunciados constituintes do referido corpus e identificação de algumas das características entonativas do espanhol falado por brasileiros.

Palavras-chave: Entonação. Análise melódica. Fala espontânea. Interlíngua1.

Downloads 2637  2637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Casos de gramaticalização na variante mexicana do espanhol: perda de designação referencial Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
LIMA, Viviane Conceição Antunes

Este trabalho exibe um estudo sobre o comportamento do átono “le” na variante mexicana. Orientando-nos pelo viés funcionalista e valendo-nos de realizações provenientes do corpus El Habla de Monterrey (ALFANO, 2000) e da página da Organização Editorial Mexicana (2009), ambicionamos: i) apresentar o desenvolvimento do átono “le”, sob a luz dos estudos de gramaticalização; ii) sublinhar especificidades de seu uso em contextos de perda de designação referencial; iii) evidenciar a relevância do conceito de subjetivização neste processo. Em nossa concepção, o referido item gramatical foi reanalisado sintática e semanticamente, estendeu-se a novos contextos de uso e, depois de gramaticalizado, passou a atuar também como partícula intersubjetiva.

Palavras-chave: Funcionalismo. Gramaticalização. Variante mexicana. Casos de despronominalização do átono „le‟.

Downloads 2966  2966  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Cu  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Como Entender as principais teorias da Língua Estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  30/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Francisco de Assis do; CARVALHO, Jander Ramos; COSTA, Priscila Márcia de Andrade; BASTOS, Rafael Lira Gomes

O presente artigo tem o objetivo de mostrar algumas das principais teorias de aquisição de Língua Estrangeira (LE). Dessa forma, mostraremos como fatores relativos à afetividade e ao meio, encontrados nessas teorias, podem influenciar no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Observaremos, também, que cada teoria observa pontos diferentes do processo de aquisição de L2, umas tendem ao cognitivismo, outras ao social, e outras aos aspectos linguísticos.

Downloads 1972  1972  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UVA  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Didáctica de las lenguas y la interculturalidad: propuestas de formación Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
Muñoz, Carmelo Moreno; Caravaca, Rebeca Valverde

La controversia generada a la hora de llegar a un acuerdo unánime desde la comunidad científica en la definición conceptual de los términos “interculturalidad” y “diversidad” no es algo novedoso. En estas letras, lejos de adentrarnos en un variado y sin duda complejo universo de definiciones, retomamos las ya prácticamente clásicas cuestiones de qué es interculturalidad y qué es diversidad sin el exclusivo ánimo de llegar a una definición puramente académica. Nuestro interés radica en la percepción que cada docente posee respecto a ambos términos que está muy relacionado con lo que acontece en las aulas.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Glosas didácticas No 12, Otoño 2004  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Discurso didáctico electrónico: los modos de interacción discursiva en el aula virtual en contraste Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CONSTANTINO, Gustavo Daniel

Al discurso electrónico, en contextos de enseñanza on-line, se le entiende frecuentemente como análogo al discurso de la clase presencial. Tal analogía, sin embargo, no supone transparencia ni equivalencia, por lo que, en este ensayo, tratamos de señalar y discutir las características del discurso didáctico electrônico en las modalidades más frecüentes de los programas de enseñanza on-line: foros y chats. Para ese estudio, se hace en abordaje desde un enfoque metodológico del análisis del discurso de matriz funcional-pragmática: los foros muestran distintas estructuras didácticas, las cuales varían significativamente entre sí y respecto a sus posibles analogados presenciales, cumpliendo diferentes funciones didácticas, de acuerdo a rasgos discursivos diferenciales, que se describen y ejemplifican en el presente trabajo; respecto a chats, los análisis linguístico-discursivos efectuados muestran la dificultad para mantener diálogos ordenados y en los que se realicen auténticos y profundos intercambios comunicativo-comprensivos. A diferencia de los diálogos de clase presencial, las chats requieren una cuidadosa planificación en la que el tutor debe ser capaz de anticipar los textos escritos por los participantes.

Palabras clave: Interacción. Clase. Enseñanza. Internet. Foro. Charla.

Downloads 1142  1142  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem em (Dis)Curso, volume 6, número 2  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!Discurso e prática na formação docente: as concepções sobre ensinar uma língua e o mito de Hermes  Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Ana Larissa Adorno Marciotto

O foco principal deste trabalho foi analisar o discurso e a práxis de três professoras de inglês de escolas públicas, da grande Belo Horizonte (MG), participantes de uma pesquisa-ação colaborativa, ocorrida nos anos de 2004 e 2006. No início da pesquisa, as professoras também faziam parte de um Projeto de Formação Continuada de Professores (Projeto EDUCONLE- FALE-UFMG). Por meio de sessões colaborativas, realizadas entre pesquisadora e professoras, e da observação participante de aulas, o estudo objetivou identificar as concepções das professoras sobre ensinar uma língua, bem como seu processo de reconstrução ocorrido ao longo do estudo. Os resultados assinalaram que a rede de colaboração entre pesquisadores e escola básica conduziu a mudanças discursivas, incidentes na ação docente e observáveis mesmo após as professoras terem perdido o contato direto com a rede de colaboração. Ademais, ressalta-se que as ações colaborativas conduziram à intensificação do desenvolvimento da autonomia crítica das professoras pesquisadas, num processo discursivamente demarcado, aqui representado pela imagem do deus grego Hermes.

Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa. Discurso. Ensino de línguas. Concepções sobre ensinar.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.1, p.139-156  Site 
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El lugar común en la construcción e interpretación del texto publicitario Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
CRESPO, Pedro R. Corrales

En la publicidad el tópico o lugar común no solo sirve para argumentar sino para crear el texto, es decir, funciona como un instrumento de construcción que guía la interpretación del texto, como se comprueba mediante el análisis de la interpretación de un anuncio de whisky en prensa, en un marco teórico de relevancia modificada en el sentido de que el emisor obliga al receptor a llevar a cabo una determinada interpretación.

Palabras clave: Publicidad. Persuasión. Interpretación. Relevancia.

Downloads 1705  1705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidad Europea CEES  Site http://
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Categoria: Espanhol Artigos
Fazer Download agora!El tratamiento de los géneros discursivos en el aula de E/LE Popular Versão: 
Atualização:  1/10/2013
Descrição:
MARINS, Elzimar Goettenauer de

En los últimos años, los estudios relacionados con los géneros discursivos han fomentado cambios significativos en la práctica de la lectura y la xpresión escrita en el ámbito de la enseñanza-aprendizaje de lengua materna y de lengua extranjera. Sin embargo, hay todavía muchas dudas en cuanto a lo que cambia cuando el profesor se propone planificar actividades de lectura y de escritura tomando como referencia géneros y no simplemente textos.

Downloads 751  751  Tamanho do arquivo 56 bytes  Plataforma UFMG  Site http://
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