Categoria: Espanhol Artigos |
Ler e escrever: muito mais que unir palavras |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
VARGENS, Dayala Paiva de Medeiros; FREITAS, Luciana Maria Almeida de
O objetivo deste artigo é propor algumas reflexões acerca de questões relativas ao ensino da leitura e da produção textual em Espanhol Língua Estrangeira (ELE), com foco na Escola Básica. Como suporte teórico da discussão, recorre-se fundamentalmente à concepção dialógica de linguagem, em especial ao conceito bakhtinianode gênero do discurso (BAKHTIN, 2003). As discussões aqui expostas são fruto tanto de investigações quanto de experiências na formação de professores de espanhol, na disciplina Prática de Ensino, e de articulações intensas realizadas com as escolas públicas e com os docentes que acolhem os licenciandos na qualidade de estagiários. Dessa forma, busca-se estabelecer aquilo que, na perspectiva ergológica da atividade 1 (SCHWARTZ,1997), entende-se como um movimento de dupla antecipação entre os saberes formais e o trabalho. Se o saber acadêmico antecipa a experiência no trabalho, o saber da experiência antecipa a atividade dos formadores, em um diálogo que deve ser permanente.
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Categoria: Espanhol Artigos |
Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
GONZÁLEZ, Neide Maia
A sanção da Lei 11.161 em 05/05/2005 trouxe consigo a necessidade de que decisões a respeito da implantação da oferta da disciplina de Língua Espanhola nas escolas tivessem de ser tomadas pelas várias instâncias que regulam as atividades educativas de nosso país, nos níveis municipal, estadual e federal. Desde aquela data até o momento em que este texto estava sendo escrito, temos procurado companhar, tanto quanto possível, as diversas ações – ou a falta delas, em alguns casos – e fomos testemunha de alguns gestos positivos, mas também de uma sucessão de iniciativas desencontradas e incoerentes, que envolvem, por um lado, a falta de entendimento entre essas diversas instâncias (lembremos que a lei é federal, mas sua implementação depende dos municípios e principalmente dos estados); por outro, envolvem também um jogo permanente com a informação (relativo a números, necessidades, possibilidades, disponibilidades etc.) veiculada por organismos interessados na questão e pela imprensa, jogo esse que não tem feito outra coisa senão levar a uma conveniente desinformação.
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Categoria: Espanhol Artigos |
Representação da mulher na obra a flor do meu segredo de Pedro Almodovar |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
BARCELI, Marisa T.; HUFF, Simone
No decorrer da história a vida das mulheres sempre foi marcada pela submissão em um primeiro momento ao pai, depois ao marido e na seqüência aos filhos, tendo suas atitudes impostas pela sociedade por meio dos valores considerados em cada época. Ressalta -se que esses valores sofreram mudanças e que a cada novo século as mulheres conquistaram maior liberdade e voz. Muitos aspectos da busca da liberdade pela mulher foram expressos em filmes e livros tendo como um de seus expoentes Pedro Almodóvar. Assim, esse artigo tem como proposta realizar um estudo sobre a representação da mulher no texto/roteiro e filme A Flor do meu Segredo de Pedro Almodóvar, lançado em 1995, o qual relata o drama de uma mulher de 40 anos que possui uma relação frustrada com seu marido, sendo submissa ao marido e à sociedade. Em dado momento, a personagem rompe com seu estado de submissão dando vazão a um novo estado, a busca de si. Além da personagem principal aparecem na trama outras mulheres que apesar de aparentarem serem diferentes são semelhantes no que se refere aos valores impostos pela sociedade a elas.
Palavras-chave: Mulher, Realidade Histórica, Almodóvar.
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Categoria: Espanhol Artigos |
A influência da intertextualidade e da sequência didática na retextualização da resenha acadêmica |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
PORTUGAL,Rosany Aparecida
Neste artigo, busca-se verificar as categorias de intertextualidade presentes nas retextualizações do artigo acadêmico para a resenha, produzidas pelos alunos da tutoria em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerando o pressuposto bakhtiniano de que nosso discurso está impregnado de representações do outro, o que o torna polifônico, dialógico, regido pelo fenômeno social da interação verbal. Consideraremos também o procedimento Sequência Didática (SD), desenvolvido por Schneuwly e Dolz (2004), como metodologia para o ensino da resenha, porque, além de acreditarmos que ele favorece o aprendizado dos gêneros textuais, pretendemos verificar se e como a SD pode influenciar na retextualização de um gênero acadêmico, especificamente. Entendemos, assim, que compreender como o aluno interpreta e posteriormente reescreve um gênero em outro é de suma importância para o ensino da escrita. Além disso, essa investigação pode auxiliar na busca de soluções para a melhoria do ensino de leitura e escrita, especificamente, neste estudo, na Educação Superior. O trabalho ainda está em andamento e, em função disso, aqui, abordaremos apenas as categorias analisadas, indicando a importância de estudá-las nas produções de alunos da graduação.
Palavras-chave: Gêneros escritos. Sequência didática. Intertextualidade. Retextualização.
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Categoria: Espanhol Artigos |
La enseñanza-aprendizaje de prácticas del lenguaje: una propuesta |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
CORTÉS, Adriana Mabel MENÉNDEZ, Salvio Martín
En la Provincia de Buenos Aires, Argentina, desde 2006, se está instrumentando de manera gradual un nuevo diseño curricular para la escuela secundaria, organizada en seis años y dirigida a una población estudiantil de entre 13 y 18 años. A la fecha, se ha podido poner en práctica el diseño curricular para los dos primeros años y está en proceso de evaluación la ex-periencia piloto correspondiente al tercero. Cabe aclarar, además, que la Provincia de Buenos Aires es la unidad geográfica con mayor densidad poblacional y que, por ende, sus políticas han sido y suelen ser modélicas para el resto del país, a pesar de que la incumbencia sobre políticas educativas en ese nivel es de orden provincial. La enseñanza-aprendizaje de la lengua materna y de la literatura se postula en una asignatura denominada Prácticas del lenguaje, siendo la Literatura uno de sus ámbitos; los otros dos son Formación ciudadana y Estudio. Aquí trabajaremos con el material oficial provisto para el primer año, en virtud de que todavía está en proceso de instrumentación el segundo y de evaluación el tercero.
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