Categoria: Espanhol Artigos |
As representações do sujeito professor no manual didático de língua espanhola: uma leitura enunciati |
Versão: Atualização: 24/6/2008 |
Descrição:
GRANZOTTO WERNER, Kelly Cristini
Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre a representação da subjetividade do professor no livro didático de língua espanhola. O referencial teórico utilizado é a teoria da enunciação de Benveniste, especificamente a noção de subjetividade na linguagem. Fizemos a análise da enunciação escrita do manual e da enunciação oral do professor mediante observação, gravação e transcrição de quatro horas/aula. Analisamos a categoria de pessoa, dentre outros aspectos. Partimos da relação interativa eu-tu, na sala de aula, o que permitiu a constituição desses sujeitos na linguagem. Trabalhamos com duas hipóteses: se o professor profere fielmente o discurso do manual, representa-se como um repetidor do discurso alheio; se não o repete, mostra-se como sujeito da sua enunciação. Concluímos que o professor se apresenta como um mediador entre o livro e os alunos, adotando um discurso próprio, mas observamos que professor e alunos são dependentes do discurso do livro.
Palavras-chave: Enunciação. Discurso didático. Subjetividade. Livro didático.
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1651 0 bytes Linguagem em (Dis)Curso, volume 7, número 1 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Borges e as categorias lógico-fenomenológicas de Peirce |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
MERRELL, Floyd; QUEIROZ, João
Fragmentos de J. L. Borges servem, aqui, a uma "descrição semioticamente orientada", baseada na teoria das categorias de C.S.Peirce. Não se pretende fazer, portanto, o desenvolvimento de uma "semiótica da literatura" com foco no texto Borgeano. Ele serve-nos como exemplares para um tratamento das categorias fenomenológicas de Peirce.
Palavras-chave : Borges. Peirce. Categorias lógico-fenomenológicas.
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530 0 bytes Alea [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 288-303 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Categorizar a través del habla: la construcción interactiva de la extranjeridad |
Versão: Atualização: 5/12/2008 |
Descrição:
UNAMUNO,Virginia; CODÓ, Eva
Partimos del supuesto teórico y metodológico de que el estudio del lenguaje aporta una mirada fundamental a la comprensión de los fenómenos sociales. Este supuesto implica, por un lado, trabajar de forma precisa con datos lingüísticos, y por otro, evitar la reducción o simplificación de los procesos discursivos que materializan los procesos sociales (Heller,2001a). En el presente trabajo, estudiamos la construcción de la extranjeridad (Mondada, 1999) en interacciones entre personas nacidas en Barcelona y personas provenientes de fuera del territorio español, en el marco de dos contextos a priori diversos: la escuela y el servicio de documentación de extranjeros. Para llevar a cabo este análisis, partimos del estudio de la orientación y el tratamiento interaccional por parte de los locutores de las formas de habla propias y ajenas. Al focalizar la construcción local de la experticia lingüística, nos adentramos en diferentes procedimientos que los interlocutores ponen en práctica para hacer relevante o para rechazar la categoría “extranjero”, como por ejemplo, el extrañamiento del habla, y la asignación o la negación de competencias en lengua, sean autóctonas o en lengua franca. Según nuestro análisis, la viabilidad de estos procedimientos no sólo depende de cuestiones intrínsecamente conversacionales, sino también de relaciones de poder que se materializan discursivamente y que exhiben relaciones complejas entre lengua, categorías y exclusión social.
Palabras clave: Procesos de categorización. Migraciones. Inclusión/exclusión social. Análisis conversacional.
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1239 0 bytes Universitat Autònoma de Barcelona http:// |
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