Categoria: Espanhol Artigos |
A inclusão da Língua Espanhola na educação brasileira |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
SOUZA, Tassiana Quintanilha de
Este artigo visa discorrer sobre a formatação de um projeto de pesquisa elaborado na disciplina de Iniciação Científica e tem como temática central o ensino da Língua Espanhola no Sistema Educativo Brasileiro, ou seja, o ensino do espanhol que concretiza no direito a educação. O objetivo deste artigo é relatar um breve histórico do ensino do espanhol no Brasil e sua inclusão no sistema educativo brasileiro. A justificativa se apóia no Ensino do Espanhol, a metodologia é baseada em pesquisas bibliográficas, e-mails eletrônicos e pesquisa de campo. A abordagem é qualitativa, tendo um número pequeno de dados e método utilizado é o dialético. O ensino da Língua Espanhola é de suma importância, pois estamos cercados de países que falam está língua. Assim, concluímos que o ensino da Língua Espanhola é de suma importância, tanto para nos comunicarmos com os países vizinhos, quanto para o desenvolvimento educacional, visto que agora esta língua se encontra cada vez mais presente no cotidiano escolar e possibilita aos que optaram por esta língua, adquirir além de mais conhecimentos uma melhor visão de mundo.
Palavras-chaves: Língua espanhola. Sistema educativo. Educação.
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64496 0 bytes Universidade Estadual do Norte do Paraná - Jacarez http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Las relaciones lógico-semánticas entre enunciados a lo largo de la carrera universitaria |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
OLIVA, María Belén TREBUCQ, María Dolores TOMASINI, Stefania
El presente estudio se deriva de dos trabajos de investigación realizados en la Facultad de Lenguas, con aval de la Secretaría de Ciencia y Tecnología de la Universidad Nacional de Córdoba. En uno de trabajos se analizaron las problemas más frecuentes que presentaban los alumnos de cuarto y quinto año de las carreras de Traductorado, Profesorado y Licenciatura en inglés al producir textos en inglés; mientras que en el otro, se identificaron los problemas recurrentes en redacciones en inglés y español que evidenciaban los alumnos de tercer año de las carreras anteriormente mencionadas. En ambos casos, se tomaron como modelo de análisis el desarrollado por la gramática sistémico-funcional (EGGINS, 1994; HALLIDAY, 1985; MARTIN, 1992). Los resultados que arrojaron sendos trabajos de investigación indican que la cohesión léxica, las relaciones lógico-semánticas y la co-referencia son las variables en las cuales los alumnos cometen más errores al escribir en inglés tanto en tercer año como al final de su carrera. Oportunamente se ha dado cuenta de los problemas de cohesión léxica (OLIVA y TREBUCQ, 2006) y de relaciones lógico-semánticas entre enunciados (ANGLADA y BOMBELLI, 2006). El objetivo de este estudio es comparar y ejemplificar los problemas que exhiben los alumnos en el empleo de las relaciones lógicas en textos escritos en inglés en las etapas media y final de su carrera.
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11558 0 bytes 4º ALSFAL http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
Gêneros discursivos e o ensino de linguagem |
Versão: Atualização: 1/10/2013 |
Descrição:
LINS, Neilton Farias
Com base na Análise da Conversação, este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a contribuição dos gêneros discursivos no ensino de língua materna e uma breve exposição sobre a teoria de gêneros discursivos. Essa pesquisa/estudo foi realizada dentro de uma perspectiva sociointeracionista. Nesse sentido, a análise esteve embasado nas teorias propostas por Bakhtin (1992), Halliday (1885), Koch (1993), Marcuschi (2003), Rojo (2004), Shneuwly (1997), Dozl (1997) , Castilho (1998), autores que compartilham do princípio segundo o qual o homem transforma o mundo através da utilização de instrumentos e atribuem à linguagem o papel de instrumento essencial para essa atuação transformadora. O interacionismo sócio-discursivo constitui a base teórica sobre a qual está calcada a presente indagação, e atribui à linguagem e à interação o papel de instrumentos essenciais na construção do conhecimento e na formação dos indivíduos. As ideias dos autores citados estão intimamente relacionadas e têm como vértice a linguagem enquanto agente construtor de conhecimento e, portanto, transformador da atividade humana no mundo.
Palavras-chave: Gêneros discursivos. Linguagem. Texto.
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9838 0 bytes Revista Letra Magna Ano 04 n.06-1o Semestre de 200 http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
A influência da intertextualidade e da sequência didática na retextualização da resenha acadêmica |
Versão: Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
PORTUGAL,Rosany Aparecida
Neste artigo, busca-se verificar as categorias de intertextualidade presentes nas retextualizações do artigo acadêmico para a resenha, produzidas pelos alunos da tutoria em Língua Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerando o pressuposto bakhtiniano de que nosso discurso está impregnado de representações do outro, o que o torna polifônico, dialógico, regido pelo fenômeno social da interação verbal. Consideraremos também o procedimento Sequência Didática (SD), desenvolvido por Schneuwly e Dolz (2004), como metodologia para o ensino da resenha, porque, além de acreditarmos que ele favorece o aprendizado dos gêneros textuais, pretendemos verificar se e como a SD pode influenciar na retextualização de um gênero acadêmico, especificamente. Entendemos, assim, que compreender como o aluno interpreta e posteriormente reescreve um gênero em outro é de suma importância para o ensino da escrita. Além disso, essa investigação pode auxiliar na busca de soluções para a melhoria do ensino de leitura e escrita, especificamente, neste estudo, na Educação Superior. O trabalho ainda está em andamento e, em função disso, aqui, abordaremos apenas as categorias analisadas, indicando a importância de estudá-las nas produções de alunos da graduação.
Palavras-chave: Gêneros escritos. Sequência didática. Intertextualidade. Retextualização.
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5527 74 bytes PG-UFV http:// |
Categoria: Espanhol Artigos |
La enseñanza-aprendizaje de prácticas del lenguaje: una propuesta |
Versão: Atualização: 2/10/2013 |
Descrição:
CORTÉS, Adriana Mabel MENÉNDEZ, Salvio Martín
En la Provincia de Buenos Aires, Argentina, desde 2006, se está instrumentando de manera gradual un nuevo diseño curricular para la escuela secundaria, organizada en seis años y dirigida a una población estudiantil de entre 13 y 18 años. A la fecha, se ha podido poner en práctica el diseño curricular para los dos primeros años y está en proceso de evaluación la ex-periencia piloto correspondiente al tercero. Cabe aclarar, además, que la Provincia de Buenos Aires es la unidad geográfica con mayor densidad poblacional y que, por ende, sus políticas han sido y suelen ser modélicas para el resto del país, a pesar de que la incumbencia sobre políticas educativas en ese nivel es de orden provincial. La enseñanza-aprendizaje de la lengua materna y de la literatura se postula en una asignatura denominada Prácticas del lenguaje, siendo la Literatura uno de sus ámbitos; los otros dos son Formación ciudadana y Estudio. Aquí trabajaremos con el material oficial provisto para el primer año, en virtud de que todavía está en proceso de instrumentación el segundo y de evaluación el tercero.
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5213 0 bytes 4º ALSFAL http:// |
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