GONZÁLEZ-PIENDAL, Júlio A.; NÚÑEZ, José Carlos; SOLANO, Paula; SILVA DA, Elza Helena; ROSÁRIO, Pedro; MOURÃO, Rosa; VALLE, António.
O presente trabalho aporta mais alguns dados sobre as diferenças nas atitudes face à matemática em função do gênero e do ano de escolaridade no contexto educativo espanhol.
Um estudo sobre a compreensão em leitura baseado em uma abordagem contrastiva de cunho argumentativo-discursivo. Examinamos a relação materialidade lingüística – processo discursivo, observando a conexão entre a leitura em língua estrangeira próxima (espanhol) e a produção escrita e a memória textual em língua materna (português).
Palavras-chave: Leitura. Análise contrastiva. Ensino de língua estrangeira: análise do discurso. Polidez.
FERREIRA, Fabiana da Cunha; GIORGI, Maria Cristina
Este trabalho, baseado na Análise do Discurso de Cunho Enunciativo, tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a intertextualidade, assim como verificar a importância que é atribuída a esse conceito no ensino de E/LE.
Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre a representação da subjetividade do professor no livro didático de língua espanhola. O referencial teórico utilizado é a teoria da enunciação de Benveniste, especificamente a noção de subjetividade na linguagem.