Educadores

Ínicio : Filosofia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Platão e a Educação da Alma Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
CORREIA, Wilson

O presente trabalho investiga as concepções platônicas sobre educação e indaga: a tese sobre a educação na Alegoria da Caverna contempla a formação do homem como ser integralmente concebido? Este trabalho assume a contribuição que instiga os pesquisadores da Filosofia ao filosofar próprio e objetiva evidenciar que, na Alegoria da Caverna, Platão estabelece um conceito de educação da alma como libertação de si. A metodologia é bibliográfico-documental, pela apreensão e análise do dito do filósofo estudado.

Palavras-chave: Antiguidade. História. Educação. Platão. Alegoria da Caverna.

Downloads 1347  1347  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Propriedade Privada e Trabalho Alienado: desvendando imbricações ocultas  Popular Versão: 
Atualização:  8/12/2010
Descrição:
SCHUTZ, Rosalvo

Os "Manuscritos de Paris" são um conjunto de apontamentos e de estudos realizados por Karl Marx nos anos 1843/44 em seu exílio em Paris. Estes escritos, publicados apenas em 1932 em Berlin, são também denominados "Manuscritos Econômico-Filosóficos".


Downloads 1320  1320  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://br.monografias.com  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!O mito midiático - Um sobrevoo teórico  Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
FERNANDES, Thareja

"Quando o conteúdo do mito e da fantasia passa a dirigir nosso estudo do homem, o âmbito da investigação expande-se vertiginosamente". (Theodore Roszak)

Palavras-chave: Mito midiático. Ideologia. Contracultura. Cultura de massa.

Downloads 1271  1271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFBA  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Considerações sobre o turismo hedonista na atividade turística e de eventos Popular Versão: 
Atualização:  25/4/2013
Descrição:
PADILHA, Andréia de C.; LIMA, Jaqueline S. de

O presente artigo se propõe a realizar um estudo sobre o hedonismo, que é entendido como a busca pelo prazer, filosofia esta de origem grega que teve como seus percussores Aristipo de Cirene e Epicuro. Em grande parte a filosofia hedonista consiste em viver a vida de uma forma prazerosa e satisfatória, podendo tornar-se uma atividade propulsora para o turismo e para os eventos. Pretende-se com tal estudo disponibilizar informações sobre o turismo hedonista, demonstrando de que forma é realizado e quais as necessidades de quem o pratica. Verifica-se que o turismo hedonista ainda é pouco conhecido e divulgado, mas que por ser uma atividade onde a satisfação dos prazeres é o objetivo principal, o seu desenvolvimento tende a ser positivo podendo proporcionar rentabilidade para os empreendimentos do setor turístico potencializando o segmento de eventos, devido às festas realizadas serem diferenciadas, temáticas e exclusivas para satisfazer o público participante.

Palavras-chave: Hedonismo. Prazer. Eventos. Turismo.

Downloads 1231  1231  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unipar  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!A Relação dos Jovens com a Filosofia no Ensino Médio Popular Versão: PDF
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
TOMAZETTI, Elisete

Este texto tem como referência básica a pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, em andamento desde março de 2004 no Centro de Educação da UFSM. Esta pesquisa desenvolve-se a partir de base empírica em três escolas da rede pública estadual de ensino médio de Santa Maria, com alunos que frequentam a disciplina de Filosofia e com seus respectivos professores. Também, compõe-se de pesquisa bibliográfica relativa às temáticas do ensino de Filosofia e da cultura contemporânea, mais especificamente das culturas juvenis. Durante o ano de 2005, foram feitas as tabulações dos 320 questionários, transformadas em gráficos e analisadas detidamente. Foram realizadas entrevistas coletivas com grupos de oito alunos por série, em cada escola e entrevistas com os professores das escolas envolvidas. Os objetivos a serem atingidos são: identificação e análise das representações e das práticas dos alunos do ensino médio em relação à disciplina Filosofia; identificação e análise das representações e das práticas dos professores de Filosofia do ensino médio, acerca de seus alunos, de sua disciplina e da escola. A pergunta que orienta nosso trabalho é a seguinte: Como os alunos do ensino médio de algumas escolas da rede pública estadual concebem a disciplina Filosofia, e como interagem com a cultura juvenil, a cultura escolar e o saber filosófico no cotidiano escolar?

Palavras-Chave: Ensino de Fiilosofia, Cultura juvenil, Jovem.

Downloads 1192  1192  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Philósophos  Site http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/search/titles
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Liberdade e igualdade: A herança de Rousseau nos princípios de justiça de John Rawls Popular Versão: PDF
Atualização:  5/12/2013
Descrição:
FARIAS JÚNIOR, João Batista e SOBREIRA, Solange Alves

RESUMO: Este artigo visa explicitar dois dos principais conceitos de John Rawls, e que possuem raízes no pensamento filosófico moderno e mais especificamente no pensamento rousseauniano. Os conceitos de liberdade e igualdade, que sempre foram muito caros ao pensamento moral e político, estarão aqui sendo colocados em exposição a fim de elucidarmos uma herança presente na obra do filósofo político John Rawls a partir da obra do filósofo moderno Jean-Jacques Rousseau. Tomaremos como base para nossa elucidação a obra Um Teoria da Justiça de Rawls e partiremos para o estudo dos fundamentos dos princípios de justiça que aqui defendemos como tendo suas raízes nos princípios de liberdade e igualdade.


Palavras-chave: Liberdade. Igualdade. Política. Rousseau. John Rawls.

Downloads 1182  1182  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Húmus  Site https://www.academia.edu/2307863/Liberdade_e_igualdade_a_heranca_de_Rousseau_nos_principios_de_justi
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!O conceito de autonomia e heteronomia na filosofia da educação  Popular Versão: 
Atualização:  26/8/2013
Descrição:
SOUZA, Rodrigo Diego de

A ação educativa muitas vezes resume-se a técnicas e metodologias que façam os educandos desenvolverem habilidades tornando-se assim uma ação técnica. Utilizaremos dois pensadores da filosofia da educação, que utilizam dos termos autonomia e heteronomia, apresentando conceitos diferentes, visando uma ação educativa para a emancipação.

Palavras-Chave: Ação educativa. Autonomia. Esclarecimento. Heteronomia.

Downloads 1175  1175  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Cerá - UFC  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Do “vir-a-ser” nietzschiano [do “instinto natural filosófico”] Popular Versão: PDF
Atualização:  10/4/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da

Dialogando com a busca do homem em relação ao desenvolvimento e à expressão de suas inclinações, o filme Sociedade dos Poetas Mortos assinala as fronteiras que se impõem à instituição escolar e ao processo formativo-educacional no tocante à incapacidade que carregam de fomentar a autoconstrução de um ser a emergência de cujas possibilidades depende da superação do excesso de “cultura histórica”.

Palavras-chave: Filosofia. Cultura. Educação. Conhecimento. Linguagem.

Downloads 1124  1124  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista P@rtes  Site http://www.partes.com.br/cultura/viraser.asp
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!Os ídolos da caverna e a sociedade contemporânea: do narcisismo biopsicocultural Popular Versão: PDF
Atualização:  27/2/2012
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da

Correlacionando-a à sociedade contemporânea, o artigo em questão acena com a leitura dos ídolos da caverna [Bacon], detendo-se especificamente na questão que envolve a natureza do indivíduo, cuja tendência não se impõe senão para adaptar ao arcabouço de sua perspectiva o conteúdo resultante do processo de endoculturação, convergindo, em suma, para as fronteiras da dogmatização, conforme assinala a emergência do cientificismo materialista que, em nome do progresso, institui a crença nos pressupostos tecnocientíficos, propondo a credibilização das referencialidades do arcabouço da ciência e da circunscrição da técnica como condicionalidades determinantes da emancipação social, caracterizando-se, pois, como uma falsa noção, tal como atestam as suas consequências.

Palavras-chave: Ídolos. Ideologia. Educação. Sociedade.

Downloads 1111  1111  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Filosofia Capital  Site http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/220/186
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Filosofia Artigos
Fazer Download agora!As catástrofes naturais como portas de entrada para o estado de natureza Popular Versão: PDF
Atualização:  9/4/2012
Descrição:
FRAGA, Alexandre Borges

Segundo Hobbes e Locke, os homens fizeram um pacto para passarem do estado de natureza para a vida em sociedade, pela instituição de um poder soberano. Este artigo trabalha com essas noções que permitem desenvolver o argumento de que as catástrofes naturais são possibilitadoras de um retorno temporário ao estado de natureza.

Palavras-chave: Hobbes. Locke. Estado de natureza. Catástrofes naturais. Contrato social. Estado.

Downloads 1097  1097  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Habitus  Site http://www.habitus.ifcs.ufrj.br/4catastrofesnaturais.htm
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 »