A. Lemos, Nivaldo O artigo examina a origem histórica da equação E=mc², e sua interpretação Palavras-chave: relatividade especial, massa relativística.
GASPAR, Alberto; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro
Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.
Palavras-chave: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.
743 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), 2005 http://
Durante os primeiros anos de investigação do fenômeno que chamamos de “radioatividade”, ainda não havia uma teoria propriamente dita desses fenômenos. Durante essa fase pré-teórica, o trabalho de investigação científica era guiado por analogias e conjeturas. As técnicas experimentais utilizadas tinham também grande influência, limitando aquilo que podia ser observado ou testado. O trabalho inicial de Marie Curie, em 1898, dependeu fortemente do método elétrico de medida da radiação que ela utilizava. No entanto, o prosseguimento de seu trabalho dependeu basicamente da adoção da nova hipótese de que a emissão de radiação pelo urânio era um fenômeno atômico. Este artigo apresenta uma reconstrução do caminho seguido por Marie Curie nessa fase, discutindo especialmente as hipóteses e conjeturas orientadoras de sua pesquisa.
A hipermídia é uma ferramenta muito poderosa e deve ser usada no ensino. Discutimos aqui alguns sistemas desenvolvidos e como é a interação dos estudantes com tais sistemas.
2518 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http://
O presente trabalho descreve o famoso eclipse solar total de 1919, importante para confirmar uma das predições da teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955), aquela que afirmava a existência de um desvio da trajetória dos raios luminosos. Em particular, são descritos os eventos acontecidos durante o período de organização das duas expedições inglesas responsáveis pela obtenção dos dados empíricos. Comenta-se também a participação brasileira, bem como a preocupação com o comportamento da população da cidade de Sobral.
1718 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http://
Prosseguindo com a série de bem humoradas entrevistas com celebridades da Física, nosso autor-repórter e seus companheiros batem um rápido papinho com Albert Einstein.
1937 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005 http://
Na queda livre de uma mola podem acontecer acelerações muito diferentes da aceleração gravitacional em regiões diversas da mola. Mostra-se que, surpreendentemente para a nossa intuição, ao se iniciar a queda livre de uma mola, uma das suas extremidades permanece em repouso durante algum tempo enquanto a outra extremidade desce com acelerações maiores do que a aceleração gravitacional. Acelerações maiores do que a da gravidade ocorrem também no bungee jumping.
1477 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http://
Este pequeno artigo visa ajudar estudantes a compreender um pouco do fenômeno tsunami, à luz de conceitos básicos da física geral, ondulatória e de fluídos.
1820 0 bytes Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005 http://
No estudo das colisões, os conceitos de seção eficaz e coeficiente de restituição são bem conhecidos; no entanto, muito raramente eles são aplicados no mesmo contexto. Neste trabalho usa-se o coeficiente de restituição para obter a seção eficaz diferencial de uma colisão inelástica entre duas esferas. Conclui-se que a descrição envolve um único parâmetro, e confirma-se por integração direta o valor da secção eficaz total.
Palavras-chave: Colisão inelástica. Seção eficaz. Coeficiente de restituição.
1512 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http://
Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado as implicações e impactos sócioambientais do consumo de energia. As fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação a qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia. Este artigo apresenta uma revisão dos conceitos físicos relacionados ao emprego da energia cinética dos ventos na geração de eletricidade. Inicialmente, o artigo descreve a evolução do aproveitamento da energia eólica, incluindo dados e informações sobre a situação atual do uso desse recurso para geração de energia elétrica. O artigo apresenta uma descrição dos aspectos dinâmicos dos ventos e circulação atmosférica na Terra, incluindo a descrição dos fatores que influenciam a velocidade e direção dos ventos nas proximidades da superfície de nosso planeta. A modelagem e previsões dos ventos são discutidas apresentando os principais resultados obtidos com as metodologias empregadas no Brasil. Os aspectos relacionados à estimativa e previsão da potência eólica são abordados ressaltando a importância de uma base de dados de vento de qualidade para a determinação da confiabilidade dos resultados fornecidos pelos modelos numéricos.
Palavras-chave: Energia eólica. Circulação atmosférica. Modelos numéricos. Modelagem atmosférica.
1815 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http://