Categoria: Física Artigos |
A evolução dos jogos de Física, a avaliação formativa e a prática reflexiva do professor |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Marli Cardoso; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de
Este artigo analisa um processo reflexivo vivido ao longo de uma trajetória de desenvolvimento de jogos, sobre questões de Física, que foram criados por iniciativa de uma professora (MCF), em diferentes realidades do ensino médio.
Palavras-chave: Jogos. Ensino Médio. Avaliação formativa. Professora reflexiva.
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2601 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2004, vol.26, no.1, p.57-61. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice.php?vol=26&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
A física determinando como o golfinho pesca |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
COIMBRA, Débora; VALLE, Anderson Luis do; MELO, Franciele C. C.; MARLETTA, Alexandre.
Através da observação meticulosa da atividade dos golfinhos tucuxi, em Pipa, RN, houve uma discussão sobre como conceitos simples de mecânica, como a adição galileana de velocidades, concorrem para a eficácia das estratégias de caça realizadas por esses mamíferos.
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2533 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol8/Num1/ |
Categoria: Física Artigos |
A física do violino |
Versão: Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
DONOSO, José Pedro; TANNUS, Alberto; GUIMARÃES, Francisco; FREITAS, Thiago Corrêa de
Neste artigo apresentamos uma descrição ao geral da física do violino, analisando os conceitos que lhes dão sustentação física e que revelam toda a riqueza e o potencial pedagógico do assunto. Destacamos as contribuições de físicos como Helmholtz, Savart, Raman e Saunders no esforço para descrever a vibração produzida pelo arco nas cordas, e por compreender as propriedades acústicas do instrumento. Descrevemos a função de cada uma das componentes do instrumento e discutimos a importância dos modos normais de vibração dos tampos e do cavalete na resposta acústica do violino. A ressonância acústica da caixa do violino (ressonância de Helmholtz) será discutida fazendo-se um paralelo entre osciladores mecânico, elétrico e acústico. Discutiremos a resposta acústica do violino e descreveremos a produção de seu som caraterístico, que resulta da forma de onda originada pela excitação das cordas pelo arco, influenciada pelas vibrações e ressonâncias do corpo do violino, seus tampos e o cavalete.
Palavras-chave: Violino. Acústica. Ressonância. Instrumentos musicais. Helmholtz.
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734 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
A História da Ciência no ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
HÜLSENDEGER, Margarete J. V. C.
Este texto é uma reflexão crítica sobre elementos que emergiram de um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem dos conceitos estudados na Termodinâmica. Para que o projeto pudesse ser realizado, as atividades ocorreram num período aproximado de 120 dias e envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e 30 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir da realização de atividades pelos estudantes, aos quais foi solicitada uma pesquisa escrita sobre o surgimento e desenvolvimento da máquina a vapor, a leitura e interpretação de textos e a resolução de questões objetivas e dissertativas sobre os conceitos abordados em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui significativamente para melhorar a compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na Física.
Palavras-chave: Termodinâmica, História da Ciência, Ensino Médio.
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955 0 bytes Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 9, N http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/130 |
Categoria: Física Artigos |
A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes
O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.
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750 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf |
Categoria: Física Artigos |
A relação com o saber profissional do professor de Física e o fracasso da implementação de atividade |
Versão: Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; BARROS, Marcelo Alves; KANBACH, Bruno Gusmão
Neste trabalho investigamos as razões particulares que levam professores de Física do ensino médio a utilizar ou não atividades experimentais. Partindo do pressuposto de que as atividades experimentais em Física são importantes para o ensino, busca-se compreender, essencialmente, as razões para o “fracasso experimental”, no sentido da pouca importância dada a essa prática de ensino, constatável pela ausência praticamente generalizada de atividades empíricas de Física nos colégios. Associamos a relação com o saber profissional do professor de física com essa pouca prática instrucional. Fundamentados numa leitura das ideias de Charlot, encaminhamos uma linha de argumentação que procura reinterpretar a insuficiência da explicação alicerçada na falta ou ausência de algo que está comumente disseminada na literatura em educação científica.
Palavras-chave: Física. Ensino médio. Aulas experimentais. Relação com o saber.
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1492 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências. V12(3), 2007 http:// |
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