Categoria: Física Artigos |
Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano? |
Versão: Atualização: 26/5/2008 |
Descrição:
DIAS, Wilton S.; PIASSI, Luis Paulo
Em aulas de ciências e astronomia básica é muito comum que os estudantes pensem que as estações do ano ocorrem por causa da variação da distância Terra-Sol. O argumento mais usado pelos professores contra essa concepção é o fato de as estações do ano serem invertidas nos hemisférios sul e norte. No entanto, dificilmente mostra-se aos professores e alunos a contra prova, ou seja, que se calcularmos os efeitos da variação da distância Terra-Sol na temperatura da Terra, as estações do ano, ou a diferença de temperatura média observada entre inverno e verão não podem ser explicadas. Nesse trabalho, mostramos a relação entre a temperatura na Terra e a distância de nosso planeta até o Sol. Alguns outros fatores importantes como albedo da Terra e a influência do raio e da temperatura do Sol também são discutidos. Além disso, abordamos alguns aspectos ligados a essa questão que normalmente são deixados de lado nas aulas de astronomia.
Palavras-chave: Ensino de astronomia. Sistema solar. Estações do ano. Clima da Terra. Radiação solar.
|
2085 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Por que nós professores de Física do Ensino Médio devemos inserir tópicos e ideias de física moder |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PENA, Fábio Luís Alves
Para Terrazzan, a influência crescente dos conteúdos de física moderna e contemporânea (FMC) para o entendimento do mundo criado pelo homem atual, e a inserção consciente, participativa e modificadora do cidadão neste mesmo mundo, define, por si só, a necessidade de debatermos e estabelecermos as formas de abordar tais conteúdos na escola média.
|
2310 0 bytes Rev. Bras. Ens. Fis., 2006, v.28, n.1, p.1-2. I. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Proposta e Avaliação de Atividades de Conhecimento Físico nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl
São inúmeras as dificuldades que os professores das séries inicias enfrentam para desenvolver um ensino de ciências de qualidade para seus alunos, principalmente em se tratando de conteúdos relacionados à Física. Entre elas, podemos citar o reduzido número de propostas de atividades voltadas, especificamente, para atender as necessidades das crianças dessa faixa etária. Nessa direção, este trabalho apresenta e discute três atividades de conhecimento físico propostas para serem desenvolvidas em aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Séries iniciais. Ensino de Física. Atividades de ensino.
|
2984 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
|