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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Simulação computacional e maquetes na aprendizagem de circuitos elétricos: um olhar sobre a sala de  Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
REBELLO, Ana Paula; RAMOS, Maurivan Güntzel

O artigo apresenta um relato de investigação sobre o processo de aprendizagem de circuitos elétricos, no Ensino Médio, contando, principalmente, com o auxílio de simulação computacional e de maquetes. Para avaliar a aprendizagem foram comparados desempenhos dos alunos em testes aplicados antes e depois das atividades e para compreender o processo vivenciado pelos alunos foram realizadas entrevistas. Os resultados quantitativos mostram que a aprendizagem dos alunos foi significativa e a análise qualitativa das entrevistas permite compreender os motivos dessa diferença, de modo que uma análise serve para potencializar a outra.

Palavras-chave: Ensino de Física. Circuitos elétricos. Maquetes. Recursos computacionais. Unidade de aprendizagem.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID70/v4_n1_a2009.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.

Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.

Downloads 743  743  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Calculando o coeficiente de atrito entre superfícies com material alternativo Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ROCHA, Maristela do Nascimento; SABINO, Aline Ribeiro; MURAMATSU, Mikiya

Este artigo tem como principal objetivo propiciar aulas interativas através da construção de um experimento simples de colisão inelástica, com o qual é possível calcular o coeficiente de atrito entre superfícies utilizando as leis da conservação de energia e da quantidade de movimento, além do conceito de trabalho e forças dissipativas. Para isso construiu-se um aparato experimental com materiais de baixo custo, a fim de viabilizar a sua aplicação em escolas públicas. Após efetuar as medidas e aplicar os conceitos envolvidos, compararam-se os valores obtidos com os esperados teoricamente para o coeficiente de atrito entre duas superfícies de madeira. O resultado foi próximo do esperado, o que valida o método experimental e o torna uma boa opção a ser desenvolvida e discutida em sala de aula.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Médio. Coeficiente de atrito.

Downloads 1041  1041  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a03.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Estereogramas e Op Art: ilusão de óptica em sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Fabiana Cristina; NASCIMENTO, Carla Emilia

Esse artigo é resultado de uma oficina ministrada para acadêmicos dos cursos de bacharelado e Licenciatura em Física e Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) promovido em 2009 no II Workshop Paranaense de Arte e Ciência. Nessa oficina os acadêmicos puderam discutir e apresentar ideias para se trabalhar a ilusão de óptica em sala de aula em diferentes disciplinas, como Física, Arte, Matemática, Biologia, Geometria e História. Dentre os diversos tipos de ilusão de óptica é dado um maior enfoque nos estereogramas e na Op art.

Palavras-chave: Prática docente. Ilusão óptica. Estereogramas. Op art.

Downloads 927  927  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a04.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LIMA, Magali Fonseca de Castro; SOARES, Vitorvani

A utilização de jogos como instrumento pedagógico no ensino das ciências vem sendo bastante aplicada atualmente. Este trabalho apresenta uma estratégia envolvendo o jogo e a cinemática que pode ser empregada pelos professores para atrair os seus alunos para o aprendizado.

Palavras-chave: Prática docente. Jogos. Cinemática.

Downloads 590  590  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a07.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson

O artigo aborda uma ampla classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em repositórios na Internet. São essencialmente recursos digitais em diferentes formatos: áudio, vídeo, animação e simulação computacional com certas características específicas no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado.

Palavras-chave: Prática docente. Objetos de Aprendizagem. PhET.

Downloads 623  623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Viajando pelo Sistema Solar: um jogo educativo para o ensino de astronomia em um espaço não-formal d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BERNARDES, Adriana Oliveira; GIACOMINI, Rosana

Apresentamos neste trabalho o jogo educativo “Viajando pelo Sistema Solar”, desenvolvido com o intuito de estimular o interesse por ciências em alunos do Ensino Fundamental, 1° segmento. O jogo, produzido através de uma parceria entre um clube de astronomia e um colégio estadual, ambos localizados em Itaocara, Rio de Janeiro, priorizou a utilização de materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados no mercado. Sua aplicação ocorreu inicialmente em um espaço não formal de educação (no clube de astronomia), no qual o jogo mostrou-se um excelente recurso para um primeiro contato com o tema por alunos na faixa etária entre seis e 12 anos.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Fundamental. Jogo educativo. Astronomia. Sistema solar.

Downloads 685  685  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a11.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O pêndulo de Newton: uma abordagem desafiadora para alunos de Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Mauro Costa da

Este artigo propõe uma prática docente para os estudantes de ensino médio como forma de comprovação dos princípios de conservação. A prática prevê a utilização do pêndulo de Newton como forma de instigar os alunos à observação crítica das múltiplas possibilidades de colisão nesse pêndulo, e motivá-los a encontrar uma explicação baseada nos conhecimentos adquiridos sobre mecânica.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Médio. Pêndulo de Newton.

Downloads 1012  1012  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a12.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medição da eficiência de uma célula fotovoltaica: Uma proposta de baixo custo para fins didáticos Popular Versão: 
Atualização:  10/12/2018
Descrição:
COSTA, Thiago Queiroz; CHERPINSK, Usley da Silva

O artigo traz discussões relacionadas à matriz energética brasileira, sobretudo relacionado às energias renováveis, a proposta deste trabalho é desenvolver um kit experimental de baixo custo para se medir a eficiência de uma fotocélula ou célula fotovoltaica ou simplesmente célula para fins didáticos com foco na educação básica.

Palavras-chave: Célula fotovoltaica. Ensino de física. Experimento.

Downloads 301  301  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a13.pdf
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Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Onde Está o Atrito? Discussão de Dois Experimentos que Exemplificariam a Lei da Inércia Popular Versão: 
Atualização:  18/9/2008
Descrição:
FERNANDES, Bruno Castilhos; SANTOS, Wilma Machado Soares; DIAS, Penha Maria Cardoso

Neste artigo são discutidos dois experimentos usados para ilustrar a lei da inércia, em livros didáticos do Ensino Médio. Ora, a situação física nesses experimentos é muito mais complicada e sugere a presença de atrito. Assim sendo, a ligação com a lei da inércia não é imediatamente óbvia. Propomos que os tempos envolvidos nas interações entre os materiais são bastante curtos para que haja transmissão da quantidade de movimento pelo atrito.

Downloads 1747  1747  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
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