AULER, Décio. Busca-se ampliar o debate sobre a denominada Alfabetização Científico-Tecnológica. Neste âmbito, postula-se a necessidade de superar o ensino meramente propedêutico, disciplinar. Discute-se, enquanto configuração curricular, a progressiva substituição da abordagem conceitual pela abordagem temática. Tal encaminhamento está alicerçado em pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire, bem como do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade.
Este artigo discute algumas características interessantes do chamado pêndulo elástico. Consideramos um regime, que pode ser obtido facilmente em um laboratório. À medida que se acrescenta pequenos pesos ao suporte, observou-se trocas de energias relativas aos movimentos de oscilação do tipo massa-mola na direção vertical e do tipo de pêndulo no plano. Realizamos algumas medidas simples que ilustram o fenômeno de ressonância.
2948 0 bytes Física na Escola, v. 7, n. 1, 2006 http://
SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; HARRES, João Batista Siqueira; PIZZATO, Michelle Camara
Este trabalho apresenta a análise das ideias de futuros professores de ciências quanto a temática de hidrostática, em específico sobre o processo de funcionamento de um sifão. As ideias foram coletadas a partir da aplicação de duas perguntas elaboradas com o intuito de caracterizá-las para posterior análise. Esta análise aponta para a existência de algumas concepções distintas sobre o tema. São apontados também obstáculos associados a estas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.
Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A ideia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.
Palavras-chave: Conflito cognitivo. Programas de pesquisa. Aprendizagem de cinemática angular.
Este trabalho propõe observar a construção dos pensamentos dos alunos em sala de aula, em momentos em que são estimulados conflitos cognitivos e controvérsias. Para isso, sugere-se o emprego de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa leitura dos programas de pesquisa de Lakatos. A ideia é empregar essa leitura para qualificar o pensamento dos alunos e estruturá-los como se fossem programas. Em seguida, aplicam-se as condições de Posner et al. para entender a razão do comprometimento dos pensamentos dos alunos aos programas.
Palavras-chave: Conflito cognitivo. Programas de pesquisa. Aprendizagem de cinemática angular.
582 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V8(1), 2003 http://
As constantes de mola de espirais de caderno e de tubos de látex foram determinadas utilizando procedimentos experimentais acessíveis à maioria dos laboratórios. Mostramos que as espirais de caderno seguem a lei de Hooke enquanto o tubo de látex tem uma força de restauração não linear com a deformação. Determinou-se a velocidade que um projétil de alguns gramas pode atingir ao ser arremessado por um estilingue feito com tubos de látex. A quantidade de movimento adquirida por pequenos projéteis arremessados desta maneira pode ser fatal.
Palavras-chave: Constante elástica. Estilingue. Lei de Hooke.
605 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.
SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; FÁVERO, Maria Helena
Este trabalho faz parte de um estudo mais amplo cujo objeto é a resolução de problemas (RP) em Física, tratada do ponto de vista da Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e com vistas ao seu papel no ensino de Física. Neste trabalho, nos centramos, na proposta de um procedimento de estudo para a RP que privilegiasse as trocas verbais entre um especialista e um novato em situação de interação social, de modo que se evidenciassem as regulações cognitivas em relação a um campo conceitual particular. Foram investigados dois casos: dois alunos de um curso pré-vestibular. Cada um desses alunos foi submetido a cinco sessões individuais de resolução de problema. que se desenvolveram em torno de conceitos de Eletricidade. Os resultados das análises das sessões de interação frente à RP indicaram que: um dos sujeitos possuía mais esquemas de ação para dar sentido às situações dentro de campos conceituais da Eletricidade do que o outro; o papel do especialista na interação com o sujeito é muito importante na condução de tal interação; o domínio do especialista em relação aos campos conceituais abordados é imprescindível na situação de interlocução estabelecida nas sessões de interação; a teoria dos campos conceituais mostrou-se adequada para referenciar pesquisas sobre resolução de problemas em Física.
Palavras-chave: Resolução de problemas. Situação de nterlocução. Campos conceituais. Conceitos-em-ato. Teoremas-em-ato.
687 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V7(1), 2002 http://
ROCHA, Ronilson; MARTINS-Filho, Luiz S.; MACHADO, Romuel F.
Este artigo introduz um procedimento para o projeto de circuitos eletrônicos analógicos simples que emulam o comportamento dinâmico de sistemas físicos e matemáticos.
Palavras-chave: Sistemas dinâmicos. Simulação analógica. Laboratório de ensino.
SILVA, Cláudia Adriana Sousa; MARTINS, Maria Inês Martins
Este artigo classifica e discute a utilização de analogias e metáforas presentes nos livros didáticos de Física recomendados pelo NLEM/2007. Realizamos um levantamento de todas essas figuras de linguagem e as classificamos, ampliando a proposta de Curtis e Reigeluth. Verificamos que as analogias são mais usadas que as metáforas, sendo recorrente o uso de analogias entre conceitos abstratos e conceitos concretos para facilitar o entendimento discente. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas figuras de linguagem.
Palavras-chave: Analogias e metáforas; livro didático; ensino de Física; PNLEM.