Categoria: Física Artigos |
Uma Abordagem Histórico-Filosófica para o Eletromagnetismo no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
GUERRA, Andreia; REIS, José Claudio; BRAGA, Marco
Partindo de uma reflexão sobre a relação entre a história da ciência e ensino, procura-se selecionar uma temática para explicitar um currículo com viés histórico-filosófico. O tema escolhido foi a primeira fase do eletromagnetismo, de 1820 a 1832. Para que o currículo em questão possa ser melhor analisado, os autores apresentam inicialmente conclusões a respeito de um estudo histórico-filosófico realizado sobre o tema. A seguir, descrevem em detalhes a proposta curricular, destacando uma aplicação da mesma numa realidade escolar concreta do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino de ciências. Interdisciplinaridade. História da Ciência. Filosofia da Ciência. Eletromagnetismo.
|
3108 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n.2, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um Software para Experimentos sobre Batimento de Ondas Sonoras |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Wilton Pereira da; SILVA Cleide M. D. P. S. e; SILVA, Diogo D. P. S. e; SILVA, Cleiton D. P. S. e
Este artigo procura enfatizar a importância da experimentação na compreensão de um fenômeno físico sobre interferência, denominado batimento de ondas sonoras. Algumas alternativas para a realização do experimento são apresentadas e as limitações de cada uma delas são apontadas. O artigo apresenta, também, um software desenvolvido especificamente para este experimento, denominado Batimento , e o disponibiliza através da internet. A experiência foi realizada com a utilização desse software, e os resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, foram bastante satisfatórios.
Palavras-chave: Batimento. Ondas sonoras. Iinterferência.
|
1228 0 bytes Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 1, 2004 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Um estudo de cinemática com câmara digital |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; Martins; SILVA, Fernando Siqueira da
O recurso de múltiplas fotos, disponível na maioria das câmeras digitais populares, é aqui empregado na organização de uma situação de aprendizagem em cinemática. O foco deste trabalho é a transposição didática que pode advir de uma aprendizagem significativa; obtida através do envolvimento dos alunos na coleta, manipulação e interpretação dos dados, além da re-significação dada aos objetos do quotidiano. Para isso, é estudado o movimento de um automóvel, com base em dados retirados diretamente do velocímetro deste. A medida direta da distância percorrida é comparada com aquela obtida a partir da área de um gráfico v vs. t. As incertezas das medições são discutidas com base na lei de trânsito vigente.
Palavras-chave: aprendizagem significativa, cinemática, situação de aprendizagem, transposição didática.
|
467 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
PRAXEDES, Gilmar; PEDUZZI, Luiz O.Q.
Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler – do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.
Palavras-chave: história da ciência, filosofia da ciência, ensino de física.
|
492 0 bytes Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 31 no. 3, 2009 http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/081202.pdf |
|