Categoria: Física Artigos |
Fotografando estrelas com uma câmera digital |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLI, Francisco
Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configurações da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.
Palavras-chave: ensino de astronomia, câmera digital, identificação de constelações, cor das estrelas, determinação do polo celeste sul, movimento dos planetas.
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472 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma s |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da; SALES, Dirceu Reis de
No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de ideias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais ideias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.
Palavras-chave: medição, física, ensino médio.
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476 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Um estudo de cinemática com câmara digital |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; Martins; SILVA, Fernando Siqueira da
O recurso de múltiplas fotos, disponível na maioria das câmeras digitais populares, é aqui empregado na organização de uma situação de aprendizagem em cinemática. O foco deste trabalho é a transposição didática que pode advir de uma aprendizagem significativa; obtida através do envolvimento dos alunos na coleta, manipulação e interpretação dos dados, além da re-significação dada aos objetos do quotidiano. Para isso, é estudado o movimento de um automóvel, com base em dados retirados diretamente do velocímetro deste. A medida direta da distância percorrida é comparada com aquela obtida a partir da área de um gráfico v vs. t. As incertezas das medições são discutidas com base na lei de trânsito vigente.
Palavras-chave: aprendizagem significativa, cinemática, situação de aprendizagem, transposição didática.
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488 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1 |
Categoria: Física Artigos |
Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta
Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.
Palavras-chave: ensino de física, epistemologia, empirismo, inatismo e construtivismo.
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508 0 bytes Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009 http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/02.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
PRAXEDES, Gilmar; PEDUZZI, Luiz O.Q.
Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler – do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.
Palavras-chave: história da ciência, filosofia da ciência, ensino de física.
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512 0 bytes Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 31 no. 3, 2009 http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/081202.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Metáforas na Física |
Versão: pdf Atualização: 28/5/2013 |
Descrição:
ARRUDA, Sergio M.
A interpretação de uma teoria física: regras semânticas ou semelhanças de família? É razoavelmente difundida no meio científico a idéia de que o discurso científico, por estar comprometido com a descrição objetiva da realidade, deve tanto quanto possível ser claro, construído a partir de termos com significado preciso e estável. Não deve haver lugar na linguagem científica para as ambigüidades provenientes do uso de metáforas, alegorias e outras figuras características da linguagem comum e poética.
Palavras-chave: Einstein, efeito fotoelétrico, radiação, Teoria Quântica.
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513 0 bytes Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v.10,n.1: p.25-37 http://www.fsc.ufsc.br |
Categoria: Física Artigos |
A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; SUZA, Célia Maria Soares Gomes de
Neste artigo tratamos de um estudo realizado com o objetivo de utilizar diagramas conceituais no ensino da física, incorporados às aulas expositivas e demonstrativas, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica em nível de ensino médio. Foram elaborados "Diagramas de Referência", embasados na estratégia dos mapas conceituais propostos por Joseph Novak. Participaram do estudo duas turmas com vinte e cinco alunos cada, uma submetida às atividades com mapas conceituais, outra submetida às atividades tradicionais tais como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais em física. A análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos possibilitou identificar deficiências conceituais e também verificar que os diagramas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram superiores em relação aos primeiros diagramas no sentido de que evidenciaram maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas ideias, elaborar proposições e conclusões. Um questionário de opinião mostrou que os alunos aprovaram a utilização desse recurso didático.
Palavras-chave: diagramas conceituais, aprendizagem significativa, ensino de física.
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513 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf |
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