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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Donos de terras e escravos no Paraná: padrões e hierarquias nas primeiras décadas do século XIX Popular Versão: PDF
Atualização:  6/9/2017
Descrição:
GUTIÉRREZ, Horácio

Nas primeiras décadas do século XIX a repartição da terra no Paraná registrou um alto índice de concentração, com os fazendeiros de gado detendo as maiores propriedades.
Neste artigo examina-se o uso da mão-de-obra escrava da parte dos donos da terra, assim como o acesso à terra por parte dos proprietários de escravos. Discutem-se hierarquias sociais presentes na sociedade local e a importância da terra e dos escravos na constituição dessas hierarquias. As fontes primárias empregadas na análise foram cadastros de terras e recenseamentos de população.

Palavras-chave: Estrutura fundiária. Escravidão. Paraná colonial.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Trabalho, e Educação: o Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
PADILHA, Lucia Mara de Lima; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura

O presente trabalho refere‐se à pesquisa de doutorado, do programa de Pós‐Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Esta pesquisa propõe investigar o processo educacional das crianças negras nas comunidades quilombolas mais antigas do Paraná no período histórico delimitado entre o final do século XIX e meados do século XX. Neste período histórico, os discursos liberais republicanos propagavam a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’, propunham que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos. Esse processo se concretizou ao longo do século XX, mas com a lenta inclusão da população negra nas escolas. Com esta pesquisa em História da Educação junto às comunidades quilombolas pretende‐se realizar a reconstrução histórica, por meio do
levantamento de dados e informações junto a estas comunidades, de como se deu a educação das crianças quilombolas. A escolha desta fonte de pesquisa deve‐se ao fato de que as pesquisas realizadas sobre os quilombos no Paraná dirigem‐se às especificidades das outras áreas do conhecimento, portanto, o resgate histórico do processo educacional das crianças quilombolas será de grande importância para a compreensão da História da Educação dos negros no Paraná. O método de análise desta pesquisa terá como pressuposto teórico‐metodológico o Materialismo
Histórico e Dialético. Analisar o processo histórico educativo das crianças negras nos quilombos do Paraná, utilizando como referencia essa orientação metodológica, pressupõe realizar uma análise da totalidade das relações, políticas, econômicos e sociais, presentes na sociedade da época, pois a educação não se dá de forma isolada, mas faz parte da vida do ser humano e articula‐se às transformações do modo como os mesmos produzem materialmente a sua existência. Para dar conta desta problemática e compreendê‐la imprimiremos a investigação e a escolha das categorias de análise (Estado, Trabalho, Educação), com os quais nos aproximaremos do objeto em estudo.

Palavras‐chave: Educação. Quilombos. Paraná.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Invisibilidade Negra no Oeste do Paraná: uma Revisão Historiográfica Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
Duarte, Sônia Oracílio

Este artigo se propõe a apresentar a invisibilidade negra na região oeste do Paraná, utilizando-se da literatura acadêmica produzida até então. Por Invisibilidade compreende a ausência da participação negra nos relatos históricos e oficiais da região. Frente a este contexto, este trabalho está subdividido em duas fases, a primeira denominada “exaltação da frente sulista”, a qual, os autores, ao utilizarem documentos produzidos por empresas colonizadoras, reproduziram o seu discurso. Já a segunda fase, denominada “a vez do outro”, apresenta trabalhos que dão visão a novos personagens da história do Oeste Paranaense, que até o momento eram invisibilizado. Apesar de esta nova fase priorizar outros grupos, a população negra ainda permanece na invisibilidade, sendo a questão racial o ponto ainda não discutido.

Palavras-chave: Invisibilidade. Negro. Oeste do Paraná.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História Transcriada Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
WEINBERG, Marie Felice

Este trabalho é baseado em 22 entrevistas com mulheres judias empreendedoras. O período de imigração das entrevistadas, à cidade de São Paulo, foi entre o fim da II Guerra Mundial e 1956, quando um novo ciclo econômico teve inicio. A história oral, como metodologia utilizada, alinhavou a transformação dos valores frente às condições de mulheres economicamente ativas, identidade judaica e aculturação, em circunstâncias favoráveis encontradas no cenário político, econômico e social do período. A partir do levantamento de dados de 22 entrevistas, tabulação foi criada uma personagem ficcionada que apresenta a realidade histórica os resultados estatísticos numa estrutura literária.

Palavras-chave: Imigração. Judeus. Gênero. História Oral. Empresariado. São Paulo (1945 – 1956).

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Falando de si: Identidade e Memória (profissionais) no Ensino de História Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
CONTIL, Raquel F.

Este texto é um registro da nossa trajetória como profissional, assumindo uma narrativa pessoal sobre o processo de constituição de uma instituição museológica na qual atuamos há mais de uma década (de maneira descontínua), mas é também o compartilhamento de uma experiência com o ensino de História para aqueles e aquelas que estão, como nós, nesse ofício. Trata-se, portanto, de trazer à lembrança uma memória profissional ligada à Escola da Ciência – Biologia e História (ECBH) e colocar em discussão as potencialidades educativas da instituição, isto é, o ensino de História na perspectiva museal.

Palavras-chave: Ensino de História. Escola da Ciência. Educação Museal.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Comércio e circulação de livros entre França e Portugal na virada do século XVIII para o XIX  Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
DENIPOTI, Cláudio

Este trabalho busca investigar algumas formas de comércio e circulação de livros em Portugal, na virada do século XVIII para o XIX, através do estudo da correspondência que Marino Miguel Franzini trocou com livreiros europeus — franceses, em especial — e agentes comerciais responsáveis pela aquisição e transporte dos livros até Portugal. A documentação concentra-se principalmente nas décadas anteriores ao movimento liberal, compondo-se de listas de livros (solicitadas ou entregues), catálogos de obras, faturas, listas de livrarias e cartas trocadas entre Franzini e pessoas ligadas ao comércio de livros. As pistas fornecidas pela documentação reforçam a noção de que a literatura filosófica iluminista e liberal em Portugal foi amplamente disseminada por mecanismos que variavam da compra direta, intermediada por livreiros, marinheiros e mercadores, até o contrabando e a contrafação, realizada por imigrantes e agitadores liberais de diversas nacionalidade.

Palavras-chave: História do livro. Ideias liberais. Redes de comércio.

Downloads 482  482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Positivistas e republicanos: os professores da Escola de Engenharia de Porto Alegre  Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
HEINZ, Flavio M.

A história da administração pública no sul do Brasil durante a Primeira República põe em evidência uma instituição de formação superior, a Escola de Engenharia de Porto Alegre, que, fundada em 1896, forneceu parte significativa dos quadros técnicos das secretarias e agências do estado nas décadas seguintes, notadamente da Secretaria dos Negócios de Obras Públicas (SOP). Neste artigo faremos uma breve exposição do cenário político-institucional no sul do Brasil na transição do século XIX para o XX; apresentaremos as linhas gerais do processo de organização da Escola de Engenharia de Porto Alegre; e discutiremos alguns aspectos do percurso profissional, administrativo e político de seu grupo original de docentes e de seus primeiros diplomados.

Palavras-chave: Escola de Engenharia de Porto Alegre. Engenheiros. Positivismo.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Historicidade e interdiscurso: pensando a educação em ciências na escola básica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de

É discutida a possibilidade de diferentes abordagens da dimensão histórica na História da Ciência e apontada a necessidade de que elas sejam explicitadas quando se pensa a utilização da História da Ciência no ensino da Ciência.

Palavras-chave: História da Ciência. Ensino da Ciência. Historiografia. Interdiscurso.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação - UNESP  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&nrm=iso&rep=&lng=pt
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O caderno de recortes sobre educação do "Diario Official do Estado de São Paulo" Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ABREU JÚNIOR, Laerthe de Moraes

Este trabalho apresenta uma pesquisa em história da educação na área de cultura material escolar. Analisa o caderno de recortes sobre educação do Diario Official do Estado de São Paulo feito pelos educadores da escola primária "Dr. Jorge Tibiriçá" durante os anos de 1930 a 1947. Esta análise pretende mostrar indícios das práticas escolares que aparecem e se destacam em meio aos textos sobre aspectos legais da educação.

Palavras-chave: História da educação. Cultura material escolar. Práticas escolares.

Downloads 494  494  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GIL, Natália de L.

O presente artigo pretende contribuir para a reflexão acerca das estatísticas educacionais como fonte para as pesqui­sas em História da Educação. Buscou-se aqui, principalmente, desvelar a maneira pela qual foram produzidas, no âmbito central, as estatísticas educacionais referentes ao período de 1871 a 1931. Foram analisados relatórios oficiais – da Diretoria Geral de Estatística – e repertórios estatísticos editados por aquela repartição, onde se buscou localizar as recomendações e definições para a realização dos trabalhos. Pretendeu-se, problematizando as fontes documentais de estatística educacional e suas interpretações mais comuns, diminuir o desconhecimento sobre a origem de números escolares, que, eventualmente, são utilizados em pesquisas atuais sem o conveniente exame crítico.

Palavras-chave: História da Educação. Estatísticas escolares. Fontes históricas.

Downloads 495  495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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