Categoria: História Artigos |
Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos 1920 e 1930 ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
CATELLI, Rosana E.
Entre os anos de 1920 e 1930, propostas foram formuladas por parte dos educadores da Escola Nova, com o objetivo de implantar um cinema educativo no Brasil. Atentos aos problemas sociais presentes naquele momento, elegeram a educação como um dispositivo de transformação da sociedade brasileira. Para isso, os mais diversos recursos pedagógicos e técnicas audiovisuais foram pensados, entre eles, o filme documentário. Baseados no que já se fazia em países como a França e os Estados Unidos, teceram várias considerações a respeito das possíveis contribuições do cinema documentário para a educação. Pretendemos, neste artigo, discutir as concepções presentes entre os educadores da Escola Nova com relação ao vínculo entre cinema documentário e educação.
Palavras-chave: Cinema educativo. Cinema documentário. Escola Nova. Cinema nacional. Educação.
|
546 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
Categoria: História Artigos |
A Itinerância dos artistas a construção do campo das artes visuais em Brasília ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
MADEIRA, Angélica
Este artigo apresenta os primeiros resultados do projeto Itinerâncias Urbanas: os artistas e o campo das representações estéticas, que pretende mapear e analisar a produção e a consolidação do campo das artes visuais em Brasília, em três momentos significativos de sua história: os anos 50, quando se tornaram hegemônicos o paradigma racionalista em arquitetura e urbanismo, e o concretismo no Brasil; 1967, ano do quarto Salão Nacional de Artes Plásticas de Brasília, o último promovido pelo mecenato oficial, que tornou explícita a tendência conceitual na arte brasileira; e, finalmente o momento contemporâneo, ou seja, as duas últimas décadas, quando mudam os mecanismos de patrocínio e se torna mais explícita a relação entre arte e mercado. O artigo pretende ainda pontuar algumas questões mais substantivas, de natureza teórica, assim como alguns impasses de método.
Palavras-chave: Arte. Política. Modernização. Concretismo.
|
566 0 bytes Revista Tempo Social - USP http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/ |
Categoria: História Artigos |
Negras memórias: o imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão ![Popular](http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mydownloads_01/images/pop.gif) |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
ARAÚJO, Emanoel Rever a questão que se propõe nesta exposição. A memória negra no Brasil, a memória do negro no Brasil. Negras memórias, em primeiro lugar, memórias do estigma que alimenta o preconceito, tendo como principal motivo o legado do cativeiro. Do estigma que é motivo de longos e permanentes discursos de bem-intencionada denúncia e de tantos estudos acadêmicos sobre a escravidão, por certo importantes achegas a essa arqueologia que, aos poucos, vai descortinando um passado duro, sofrido, dolorido, que deixou chagas ainda não de todo fechadas, no confronto com a impunidade de tanta barbárie perpetrada contra uma raça humana.
Palavras-chave: Escravidão. Memória. Preconceito. Estudos acadêmicos.
|
571 0 bytes Estudos Avançados - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-estudos-avancados/ |
|