Categoria: História Artigos |
História, Trabalho, e Educação: o Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
PADILHA, Lucia Mara de Lima; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura
O presente trabalho refere‐se à pesquisa de doutorado, do programa de Pós‐Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Esta pesquisa propõe investigar o processo educacional das crianças negras nas comunidades quilombolas mais antigas do Paraná no período histórico delimitado entre o final do século XIX e meados do século XX. Neste período histórico, os discursos liberais republicanos propagavam a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’, propunham que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos. Esse processo se concretizou ao longo do século XX, mas com a lenta inclusão da população negra nas escolas. Com esta pesquisa em História da Educação junto às comunidades quilombolas pretende‐se realizar a reconstrução histórica, por meio do levantamento de dados e informações junto a estas comunidades, de como se deu a educação das crianças quilombolas. A escolha desta fonte de pesquisa deve‐se ao fato de que as pesquisas realizadas sobre os quilombos no Paraná dirigem‐se às especificidades das outras áreas do conhecimento, portanto, o resgate histórico do processo educacional das crianças quilombolas será de grande importância para a compreensão da História da Educação dos negros no Paraná. O método de análise desta pesquisa terá como pressuposto teórico‐metodológico o Materialismo Histórico e Dialético. Analisar o processo histórico educativo das crianças negras nos quilombos do Paraná, utilizando como referencia essa orientação metodológica, pressupõe realizar uma análise da totalidade das relações, políticas, econômicos e sociais, presentes na sociedade da época, pois a educação não se dá de forma isolada, mas faz parte da vida do ser humano e articula‐se às transformações do modo como os mesmos produzem materialmente a sua existência. Para dar conta desta problemática e compreendê‐la imprimiremos a investigação e a escolha das categorias de análise (Estado, Trabalho, Educação), com os quais nos aproximaremos do objeto em estudo.
Palavras‐chave: Educação. Quilombos. Paraná.
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Categoria: História Artigos |
Invisibilidade Negra no Oeste do Paraná: uma Revisão Historiográfica |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
Duarte, Sônia Oracílio
Este artigo se propõe a apresentar a invisibilidade negra na região oeste do Paraná, utilizando-se da literatura acadêmica produzida até então. Por Invisibilidade compreende a ausência da participação negra nos relatos históricos e oficiais da região. Frente a este contexto, este trabalho está subdividido em duas fases, a primeira denominada “exaltação da frente sulista”, a qual, os autores, ao utilizarem documentos produzidos por empresas colonizadoras, reproduziram o seu discurso. Já a segunda fase, denominada “a vez do outro”, apresenta trabalhos que dão visão a novos personagens da história do Oeste Paranaense, que até o momento eram invisibilizado. Apesar de esta nova fase priorizar outros grupos, a população negra ainda permanece na invisibilidade, sendo a questão racial o ponto ainda não discutido.
Palavras-chave: Invisibilidade. Negro. Oeste do Paraná.
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Categoria: História Artigos |
História Transcriada |
Versão: PDF Atualização: 26/9/2013 |
Descrição:
WEINBERG, Marie Felice
Este trabalho é baseado em 22 entrevistas com mulheres judias empreendedoras. O período de imigração das entrevistadas, à cidade de São Paulo, foi entre o fim da II Guerra Mundial e 1956, quando um novo ciclo econômico teve inicio. A história oral, como metodologia utilizada, alinhavou a transformação dos valores frente às condições de mulheres economicamente ativas, identidade judaica e aculturação, em circunstâncias favoráveis encontradas no cenário político, econômico e social do período. A partir do levantamento de dados de 22 entrevistas, tabulação foi criada uma personagem ficcionada que apresenta a realidade histórica os resultados estatísticos numa estrutura literária.
Palavras-chave: Imigração. Judeus. Gênero. História Oral. Empresariado. São Paulo (1945 – 1956).
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495 0 bytes Revista História Hoje http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=53 |
Categoria: História Artigos |
Comércio e circulação de livros entre França e Portugal na virada do século XVIII para o XIX |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
DENIPOTI, Cláudio
Este trabalho busca investigar algumas formas de comércio e circulação de livros em Portugal, na virada do século XVIII para o XIX, através do estudo da correspondência que Marino Miguel Franzini trocou com livreiros europeus — franceses, em especial — e agentes comerciais responsáveis pela aquisição e transporte dos livros até Portugal. A documentação concentra-se principalmente nas décadas anteriores ao movimento liberal, compondo-se de listas de livros (solicitadas ou entregues), catálogos de obras, faturas, listas de livrarias e cartas trocadas entre Franzini e pessoas ligadas ao comércio de livros. As pistas fornecidas pela documentação reforçam a noção de que a literatura filosófica iluminista e liberal em Portugal foi amplamente disseminada por mecanismos que variavam da compra direta, intermediada por livreiros, marinheiros e mercadores, até o contrabando e a contrafação, realizada por imigrantes e agitadores liberais de diversas nacionalidade.
Palavras-chave: História do livro. Ideias liberais. Redes de comércio.
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508 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Testemunho, juízo político e história |
Versão: PDF Atualização: 30/9/2013 |
Descrição:
KOLLERITZ, Fernando A partir de um comentário sobre as propriedades características do gênero testemunhal, descrevem-se as respectivas situações ideológicas que presidiram à recepção de depoimentos sobre os campos de concentração nazistas e comunistas quando da sua publicação no Ocidente. Ao sublinhar a dimensão moral do testemunho e mostrar que os saberes dele advindos baseiam-se em práticas de reconhecimento, aponta-se, complementarmente, para situações em que o historiador vê-se por ele interpelado. Situações em que sua arte depende unicamente do ouvido que prestar ao apelo testemunhal. Nesse momento o testemunho não é mais fonte, pode tornar-se algo como um ultimato. Permutadas, assim, as posições, não fica o historiador exposto ao testemunho, carregando a inteira responsabilidade de sua audiência? Não deve o cultor de Clio a certos endereçamentos, por lacunares e subjetivos que sejam?
Palavras-chave: Testemunho. Totalitarismo. Narrativa. Veracidade. Autenticação.
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524 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
O "gaúcho", o tango, primitivismo e poder na formação da identidade nacional argentina |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
ARCHETTI, Eduardo P.
Este artigo ilustra esses processos particulares sob o prisma do impacto da imagética e da vestimenta gauchas no tango. Em tal contexto, veremos que as tradições populares e o vestuário gaucho foram elementos-chave de um renascimento nacionalista. Tentarei mostrar que a conexão entre a vestimenta e a imagética gauchas, em tese pertencentes ao passado, também envolveu o tango — dança e música modernas criadas na Argentina nos anos 1880 e 1890 e exportadas para o mundo no começo do século XX. Examinarei aqui também a confluência do nacionalismo na Argentina com as idéias européias de exotismo na definição de um contexto em que se podia fazer referência ao tango como dança e música gauchas. Nesse período em que as elites argentinas procuravam símbolos nacionais, as relações acidentais e sinuosas entre o tango — produto urbano — e as roupas gauchas ofereceram uma poderosa solução temporária. Não foi por acaso que os europeus, particularmente os parisienses, viram o tango como "dança e música gauchas". Recorrerei à ideia de que, por meio desse deslocamento, as representações que aparentemente estão fora de época e de lugar são reforçadas e "naturalizadas". O poder simbólico repousa, assim, no processo que serve para firmar uma imagética gaucha, obscurecendo, ao mesmo tempo, as ambiguidades que o sustentam.
Palavras-chave: Gaúcho. Tango. Identidade. Argentina.
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526 0 bytes Revista Mana - Museu Nacional - UFRJ http://www.ppgasmuseu.etc.br/publicacoes/mana.html |
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