O artigo tem por objetivo apresentar diferentes perspectivas sobre a ansiedade no aprendizado de língua estrangeira. São apresentados estudos envolvendo essa variável em relação à produção oral e escrita e à consciência linguística.
Palavras-chave: Ansiedade. Língua estrangeira. Produção oral e escrita. Consciência linguística.
1835 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://
Este trabalho tem como objetivo discutir a questão da avaliação da Língua Inglesa segundo as teorias de letramentos mais recentes. A pesquisa, de caráter etnográfico, permitiu a identificação da recorrência de uma concepção de avaliação de línguas como sinônimo de mensuração, a ênfase à avaliação de conteúdos objetivos e estáveis e ainda o predomínio do uso da prova escrita. Diante de tais resultados, este artigo convida o leitor ao exercício de re-conceituação da avaliação da aprendizagem de forma a contemplar as transformações epistemológicas assinaladas pelos novos estudos de letramento.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Avaliação da aprendizagem de línguas. Teorias de letramentos. Multiletramentos. Letramento crítico.
Neste artigo apresenta-se parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, na qual se investigaram (1) as crenças de duas professoras de inglês acerca de falantes de língua inglesa e de suas culturas e (2) como elas as justificam.
Palavras-chave: Crenças sobre ensino/aprendizagem de inglês. Comunidades imaginadas. Formação de professores.
1326 0 bytes Revista de Estudos da Linguagem - UFMG http://
Neste artigo apresenta-se a construção da pesquisa que resultou na tese de doutoramento intitulada "O deslocar de horizontes: um estudo de caso da leitura de textos literários em língua inglesa". No presente trabalho procuro mostrar a maneira em que a pesquisa e a análise de dados foram organizadas e realizadas.
Palavras-chave: Texto literário. Etnografia. Filosofia hermenêutica. Resposta do leitor.
1315 0 bytes Revista Letras & Letras - Universidade Federal de http://
Neste artigo é apresentada uma análise do fenômeno fonológico de epêntese vocálica medial, que é atestado na fala do português brasileiro (PB) (p. ex., [I] em mag[I]ma) e do inglês aprendido por brasileiros (p. ex., [I] em mag[I]net).
Palavras-chave: Epêntese. Prefixo. Aquisição de linguagem.
1003 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://
Este trabalho visa relatar os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de se constatar se os aprendizes de língua inglesa como língua estrangeira (English as a foreign language − EFL), de nível intermediário, percebem a existência do princípio discursivo da estruturação da informação no texto. Visa checar se a interlíngua desses aprendizes apresenta algumas das características discutidas em Rutherford (1987).
Este texto faz uma breve revisão daquilo que vem sendo estudado sobre a relação entre linguagem, pensamento e cultura, e sua relevância para o ensino de línguas estrangeiras.
Palavras-chave: Linguagem. Cultura. Ensino.
6671 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades - U http://
O trabalho discute as aplicações e implicações da tecnologia hipermídia, proporcionada pelo computador, na instrução de vocabulário, investigando maneiras eficientes de usá-la tanto para o aprendizado de vocabulário implícito, quanto o explícito.
Palavras-chave: Hipermídia. Língua estrangeira. Vocabulário.
1473 0 bytes Revista Linguagem & Ensino Universidade Católica d http://
É essencial que as escolas formem cidadãos que saibam transitar entre os meios eletrônicos, sem contudo aceitar passivamente tudo que eles transmitem; daí se torna essencial a prática do letramento digital nos dias de hoje. É sobre a importância de tal letramento, das relações dos professores com as tecnologias e o uso que é feito delas em sala de aula que se baseia o presente trabalho.
Palavras-chave: Novas tecnologias. Letramento digital. Ensino. Língua inglesa.
5024 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://