Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Um método híbrido para a construção de etiquetadores morfológicos, aplicado à língua portuguesa, bas |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MENEZES, Carlos Eduardo Dantas de Este trabalho tem por objetivo propor um método de construção de um analisador morfológico de textos em linguagem natural que apresente uma arquitetura híbrida:o etiquetador conterá um conjunto de regras escritas à mão, que cuidam de um grande número de casos, e permitirá que outras regras sejam aprendidas, sendo assim, treinável a partir de exemplos (textos manualmente anotados ou corpora etiquetados). Trata-se de um sistema de aprendizado automático, que infere informações lingüísticas, relativas a aspectos lexicais e contextuais de todo um corpus de treinamento. Estas informações são armazenadas, codificadas com base em autômatos adaptativos, e posteriormente utilizadas para a tarefa de classificação ou etiquetação morfológica. Palavras-chave: processamento de linguagens naturais,processamento automático da língua portuguesa, etiquetador morfológico, autômatos adaptativos, aprendizado automático
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634 0 bytes http://www.google.com.br |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O efeito da imaginação técnica na literatura |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
MACIEL, Ulysses
Objetos técnicos aparecem nas obras literárias como objetos situados no limite entre a arte e a técnica, entre a magia e a razão, entre o real e a representação. Nessa zona fronteiriça onde se desenvolve o discurso literário, o objeto técnico é o desencadeador da ambiguidade e da ilusão. Lima Barreto, no conto "Um e outro", mira um automóvel mas acerta a hesitação de Lola, personagem dividida entre a imaginação do objeto e a paixão pelo chauffeur. Cortázar, no conto "Las babas del diablo", e Antonioni, no filme "Blow up", desconstroem a fotografia como imitação do real. As narrativas desses autores ultrapassam a mera utilidade dos objetos técnicos e apontam para um imaginário que liberta o ser humano de uma relação direta com a técnica. O que este trabalho busca é localizar esses textos literários na zona fronteiriça entre o simbólico e o técnico.
Palavras-chave: Literatura. Representação. Fotografia. Imagem.
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779 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Literatura e adaptação cinematográfica: diferentes linguagens, diferentes leituras |
Versão: Atualização: 22/10/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Flavio Luis Freire; ZANINELLI, Renata
Este trabalho propõe estabelecer semelhanças e diferenças entre o texto literário e sua adaptação para o cinema. Enquanto o texto literário tem dificuldade de encontrar leitores na escola, o texto fílmico aparece como texto rico e plural, capaz de conjugar várias linguagens, atraindo grande parte dos alunos. Normalmente as adaptações são vistas como traduções literais entre tipos textuais, mas é necessário cuidado ao se tratar do assunto. A partir da análise e comparação entre a tragédia grega "A Ilíada", de Homero, e "Tróia", adaptação da obra de Homero para o cinema, busca-se fazer a distinção entre os dois processos distintos e elucidar algumas das diferenças estabelecidas nessa tradução entre sistemas de significação distintos.
Palavras-chave: Texto literário. Adaptação cinematográfica. Leituras.
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1513 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, Vo http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/view/580 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
LIMA, Marcelo Soares de
Nosso trabalho analisa o processo de adaptação de um texto literário para as histórias em quadrinhos, buscando compreender o que se ganha e o que se perde nessa transição de meios; se é possível um livro ser transportado e a história se manter fiel, e ainda atrativa, dentro das características das histórias em quadrinhos; e se o que encontramos é um processo de adaptação ou uma tradução/decodificação da essência do livro para o quadrinho. Para tanto, analisamos quatro adaptações literárias da obra O Alienista de Machado de Assis, embasando nossas observações nas discussões promovidas por Sobral (2008), Silva (2009), Rama/Vergueiro (2004) e Ramos (2009).
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Adaptação Literária. Quadrinhos e Literatura.
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1236 0 bytes Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Nível de letramento do professor:. implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
DELA JUSTINA, Eliege Wernke Niehues.
O presente trabalho objetiva apresentar o nível de letramento do professor de português da escola pública de Santa Catarina a partir da leitura e escrita de textos pertencentes aos gêneros da esfera social do trabalho docente. A questão norteadora refere-se à dificuldade da transposição didática pelo professor, da teoria à prática, pela leitura que faz do texto oficial da educação no estado (a Proposta Curricular de Santa Catarina). A pesquisa fundamenta-se em teorias do letramento de Soares (1998, 2001), Kleiman (1995), Rojo (1998, 2000, 2002), Leite (2001), entre outros, e na noção de gênero do discurso bakhtiniana, como foi discutida por Rodrigues (2000, 2001), Rojo (2002) e Schneuwly (mímeo). O corpus analisado resultou de aplicação de uma pergunta sobre gêneros e tipos textuais a quatro professores da Escola de Educação Básica Dom Joaquim, de Braço do Norte, Santa Catarina. Constatou-se, com a pesquisa, que o nível de letramento do professor de português não é suficiente para que ele compreenda e discuta o capítulo referente à Língua Portuguesa do documento em questão, pelo menos ao ponto de constituir práticas reflexivas no seu cotidiano profissional a partir do que lhe vem sendo proposto. Há ausência total de planejamento de aulas que contemplem os gêneros textuais nos Planos de Curso dos professores pesquisados. Tais professores, também não conseguiram, em sua totalidade, diferenciar gênero de tipo textual.
Palavras-chave: letramento; gêneros do discurso; tipo textual; leitura.
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1083 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
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