Categoria: Matemática Artigos |
O vídeo da TV Escola como material didático no ensino de matemática |
Versão: PDF Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Ana Maria e CIVARDI, Jaqueline Civardi
O foco da investigação aqui apresentado refere-se ao projeto de pesquisa de mestrado que está em fase inicial junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. O estudo nos possibilitará responder à inquietação: “Como o professor de matemática da primeira série do ensino médio tem utilizado o vídeo didático digital da TV Escola, em sua prática pedagógica?” Esperamos encontrar indícios que nos conduzam às respostas da pergunta. O objetivo principal é contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada a respeito do uso dos vídeos didáticos da TV Escola com a prática pedagógica dos professores de matemática em sala de aula. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de cunho etnográfico com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos os professores de matemática da 1ª série do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual do município de Balsas/MA. Escolhemos como contexto desta investigação a Unidade Regional de Educação de Balsas. A metodologia que será utilizada para a coleta de dados constará: de um questionário que será aplicado a todos os professores de matemática da primeira série do ensino médio, que é o critério para a seleção dos sujeitos; observação, análise documental, entrevista semiestruturada. Faremos nossa fundamentação teórica baseada em autores que tratam das TIC aplicadas na Educação: informática e Educação Matemática (BORBA e PENTEADO, 2007), Vídeo e educação (FERRÉS, 1996), Educação e Comunicação (KENSKI, 2008), o Vídeo na Sala de Aula (MORAN, 1995, 2002), entre outros.
Palavraschave: TIC. Educação matemática. Vídeo didático. TV Escola.
|
1977 0 bytes XXV Conade http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Estudo de um caso de implantação da metodologia de resolução de problemas no Ensino Médio |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
REIS, Melise Maria Vallim e ZUFFI, Edna Maura
Este artigo é baseado em atividades desenvolvidas dentro de um projeto mais amplo - modalidade Fapesp “Ensino Público” – intitulado “Desenvolvimento e Avaliação de uma Pedagogia Universitária Participativa no Ensino Médio: Atividades com ênfase em Matemática, Ciências e Comunicação”. Nele foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa para o estudo da implantação da metodologia de ensino de Matemática através da Resolução de Problemas, junto a alguns alunos de uma escola pública, no interior do Estado de São Paulo. A análise dos dados mostrou que a experiência teve êxito, tanto para a geração de significados aos alunos, aproximando-os de uma proposta investigativa, quanto para a melhoria de sua participação em sala de aula. Trouxe indícios de que metodologias diferenciadas podem ser eficazes no ensino público, apesar das contingências do mesmo e das dificuldades geradas pelas mudanças.
Palavras-chave: Educação Matemática. Resolução de problemas. Ensino Médio. Sistemas lineares e funções.
|
820 0 bytes Bolema,Rio Claro(SP),Ano 20,n.28, 2007,pp.113 a 13 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
A resolução de problemas nas aulas de Matemática: diagnosticando a prática pedagógica |
Versão: Atualização: 16/5/2013 |
Descrição:
RODRIGUES, Adriano e MAGALHÃES, Sirlei Cristina
A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino de Matemática muito eficaz, pois propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução. Nessa busca, o aluno aprende a montar estratégias, raciocinar logicamente e verificar se sua estratégia foi válida, o que colabora para um amadurecimento das estruturas cognitivas. O objetivo deste trabalho é pesquisar como esta metodologia é trabalhada nas aulas de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Apresentam-se os resultados de entrevistas realizadas com 20 professores da área, que atuam em escolas públicas e particulares, nos municípios de Extrema – MG e de Perdões – MG. E os dados coletados em observações de aulas através de Estágio Supervisionado. Conclui-se que apesar de muitos professores reconhecerem a importância desta metodologia para as aulas de Matemática, a maioria não a utiliza de forma satisfatória, trabalhando principalmente com os problemas propostos em livros didáticos, sem levar em conta as etapas propostas para a resolução de problemas. Desta forma, os problemas são tratados meramente como exercícios de fixação, ficando longe da prática autêntica de resolução de problemas, o que gera, muitas vezes, insatisfação do aluno, que encontra muitas dificuldades ao tentar resolver os problemas, sem qualquer intervenção do professor.
Palavras-chave: Resolução de Problemas, Metodologia, Matemática.
|
4383 0 bytes Revista Acadêmica Feol http://www.feol.com.br/revista/index.php/R1/issue/view/1 |
Categoria: Matemática Artigos |
Análise de soluções de um problema representado por um sistema de equações |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
CURY, Helena Noronha Cury e BISOGNIN, Eleni Bisognin
Os projetos brasileiros de avaliação de larga escala do desempenho dos estudantes apresentam descritores para indicar habilidades que os alunos devem desenvolver para modelar problemas da vida real e uma dessas habilidades está relacionada à resolução de sistemas de equações. Nesse artigo, é relatada parte de um projeto de pesquisa desenvolvido com calouros de disciplinas matemáticas em universidades privadas do sul do Brasil; uma questão do teste foi escolhida para aprofundar a análise das resoluções escritas de um sistema de equações lineares. Depois de classificar as produções dos alunos, foram utilizadas ideias sobre o sentido do símbolo e sentido da estrutura, para discutir as dificuldades apresentadas. Considera-se que esse tipo de análise permite esclarecer aspectos que devem ser focalizados em outras pesquisas, para ajudar estudantes e professores a compreender alguns problemas apresentados nas avaliações de larga escala.
Palavras-chave: Educação matemática. Sistema de equações. Análise de soluções. Sentido da estrutura. Avaliação.
|
1356 0 bytes Bolema, Rio Claro(SP),Ano 22,no 33,2009, p.1 a 22 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de m |
Versão: Atualização: 6/6/2013 |
Descrição:
LAMONATO, Maiza e PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion
A resolução de problemas é tema central quando o assunto é ensinar Matemática nos diversos níveis de escolaridade. Por sua vez, a exploração-investigação matemática, no contexto brasileiro, tem despertado crescente interesse em pesquisadores e professores que ensinam Matemática. Contudo, tanto uma como outra são apresentadas sob diversos entendimentos e possibilidades, permitindo novas discussões e reflexões. Este artigo analisa aproximações e distanciamentos entre resolução de problemas e exploração-investigação matemática, apontando contribuições de ambas para a Matemática escolar. Tomando como objeto de discussão a literatura de educação matemática, tais aproximações ou distanciamentos são delineados à medida que são discutidos os diversos entendimentos para as duas abordagens. As contribuições para o ensino de Matemática dependem das possibilidades geradas na sala de aula, e tanto a resolução de problemas quanto a exploração-investigação matemática podem ser promissoras para a construção de conhecimentos, mas não para sua apropriação como algo pronto e acabado.
Palavras-chave: Resolução de problemas. Exploração-investigação matemática. Ensino de matemática.
|
3333 0 bytes zetetiké – FE/Unicamp – v. 19, n. 36–jul/dez 2011 http:// |
|