Categoria: Matemática Artigos |
Controvérsias sobre educação Matemática no Brasil: Malba Tahan versus Jacomo |
Versão: Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
VALENTE, Wagner Rodrigues
Este texto tem por objetivo analisar historicamente debate entre dois professores brasileiros de matemática no início dos anos de 1930. Nessa época, foi criada a primeira lei nacional de ensino – Reforma Francisco Campos – com um currículo nacional que caracterizava, pela primeira vez no país, a disciplina denominada “Matemática”, resultado da integração dos ramos independentes aritmética, álgebra e geometria. Os protagonistas da discussão foram os professores Júlio César de Mello e Souza (1895–1974) e Jacomo Stávale (1881–1956). Com a análise da controvérsia, busca-se compreender como o cotidiano escolar brasileiro apropriou-se da primeira proposta de internacionalização do ensino de Matemática, surgida há mais de vinte anos antes da polêmica.
Palavras-chave: Matemática. Reforma do ensino. Ensino de Matemática. Currículo.
|
1411 0 bytes Cad. Pesqui., Nov 2003, n.120, p.151-167. ISSN 01 http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Formação de professores e pesquisadores de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia |
Versão: Atualização: 29/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Circe Mary Silva da
O objetivo deste artigo é contribuir para o conhecimento da história da formação de professores e pesquisadores de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia - FNFi. Descreve-se o processo de negociação para a escolha de professores estrangeiros para atuar no curso de Matemática, bem como a proposta curricular; identificam-se os primeiros alunos e discute-se a formação pedagógica do futuro professor. Mostram-se as dificuldades enfrentadas durante a Segunda Guerra Mundial, pelos matemáticos estrangeiros, bem como analisa-se a contribuição de alguns desses matemáticos para o desenvolvimento da pesquisa no país. Identificam-se os primeiros brasileiros, José Abdelhay e Leopoldo Nachbin, que tiveram um papel relevante no ensino e pesquisa Matemática, nos anos iniciais do surgimento dos cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática na FNFi. O período analisado vai da criação da FNFi (1939) e estende-se até meados de 1950, quando começam os embates pela disputa de espaço acadêmico na área de Matemática.
Palavras-chave: Formação de professores. Matemática. História da educação.
|
1099 0 bytes Cad. Pesqui., nov. 2002, n.117, p.103-126. ISSN 01 http:// |
|