Educadores

Ínicio : Matemática : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Xadrez chinês Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Hélia MaticoYano

As autoras buscam mostrar como o uso do jogo xadrez chinês pode tornar-se um recurso enriquecedor especialmente no sentido de propor algumas atividades motivadoras para o estudo de tópicos de geometria, combinatória ou progressões aritméticas. No entanto, destacamos que o uso de jogos em sala de aula deve resultar da reflexão do professor sobre qual jogo usar, como usar, qual o melhor momento de inseri-lo em sala de aula e como explorá-lo educacionalmente, ou seja, com que objetivo. Vale destacar que não pretendemos esgotar todas as possibilidades, apenas apresentar um conjunto de atividades recreativas que organizamos no desenvolvimento do projeto “Jogos no Ensino da Matemática”, junto ao Núcleo de Ensino da Unesp, Campus de São José do Rio Preto.

Palavras-chave: Jogo no ensino. Xadrez chinês.

Downloads 3356  3356  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!VirtualMat: um ambiente virtual de apoio ao ensino de matemática para alunos com Deficiência Intelec Popular Versão: PDF
Atualização:  20/6/2013
Descrição:
MALAQUIAS, Fernanda Francielle de Oliveira; LAMOUNIER, Edgard Afonso Jr.; CARDOSO, Alexandre; SANTOS, Cleusa Aparecida de Oliveira

Considerando-se que alunos com Deficiência Intelectual apresentam dificuldades para apreender conceitos matemáticos por métodos de ensino tradicionais e que são escassas as ferramentas voltadas para esses alunos, este artigo tem com o objetivo apresentar o software VirtualMat, um ambiente virtual educativo desenvolvido especialmente para alunos com Deficiência Intelectual. O software visa servir como ferramenta de apoio ao ensino de conceitos lógico-matemáticos, proporcionando variadas opções de organização cognitiva a respeito dos conceitos de classificação, discriminação, ordenação e sequenciação. O software foi testado por alunos com Deficiência Intelectual matriculados em uma escola inclusiva e para avaliar a sua eficiência foi adotada uma abordagem tanto quantita tiva quanto qualitativa. Os resultados apontam que o VirtualMat contribui significativamente para a aprendizagem dos alunos ao permitir o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático de forma lúdica e ativa.

Palavras-Chave: Realidade Virtual. Deficiência Intelectual.

Downloads 832  832  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma RBIE  Site http://www.br-ie.org/index.php/rbie
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Usos Didáticos Para a História da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  17/5/2012
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto

Este texto é uma versão modificada do primeiro capítulo de minha dissertação de mestrado: "Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas". Algumas modificações foram feitas com o propósito de provocar debates nesta Mesa-Redonda que vai tratar exatamente do "uso" didático da História da matemática. Primeiramente, vou deixar claro alguns pressupostos que serão adotados: um pressuposto facilmente comprovável através da simples observação é que nos últimos anos tem ganho incremento o uso de trechos com "História da Matemática" em todos os livros didáticos publicados no Brasil. Tal pressuposto é verdadeiro não apenas para livros didáticos das séries iniciais, mas também para livros didáticos destinados a alunos dos cursos de graduação nas Universidades. Outra consideração elementar é que tem havido uma série de publicações de livros chamados "paradidáticos" nos quais os elementos históricos são abundantes tanto como complementações ou curiosidades ou, ainda, estes "paradidáticos" possuem texto exclusivamente com conteúdo de História da Matemática. Uma última consideração destina-se a registrar a profusão de comunicações em Congressos de Educação Matemática e, especialmente, a proliferação de Congressos e Encontros a nível internacional, onde se trata de questões envolvendo o uso didático da História da Matemática. É sintomática a criação de um grupo internacional para dedicar-se a esse assunto, grupo que emite um "Newsletter" e que teve uma de suas reuniões realizadas recentemente no Brasil. Uma vez estabelecido que o tema é de interesse contemporâneo e observando-se uma crescente literatura de defensores da utilização didática da História da Matemática, uma das perguntas que me coloquei foi se essa defesa era consensual. Logo percebe-se que não é; então estabeleci uma relação de pontos que são questionados por diversos autores. Por outro lado, partindo do fato consumado de que hoje apregoa-se e incrementa-se o uso didático da Historia da Matemática é de se observar se esse "uso" vem ocorrendo com base em alguma teoria, atendendo a algumas das sugestões que de longa data são dadas por matemáticos e por historiadores da matemática.

Downloads 6805  6805  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uso de Novas Tecnologias como Ferramenta Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemáti Popular Versão: pdf
Atualização:  27/4/2012
Descrição:
Artigo publicado no 15º Congresso de Leitura do Brasil

COSTA, Carlos Henrique de Jesus e LINS, Abigail Fregni

Este trabalho objetivará um aporte à aprendizagem colaborativa assistida por computador. Nosso projeto de pesquisa tem o desafio de verificar especificamente o desenvolvimento cognitivo do aluno através do uso de Novas Tecnologias, sendo o professor mediador do processo de ensino e aprendizagem. O grande diferencial será introduzir um novo ambiente computacional evidenciado pela participação ativa do aluno e a capacidade de manipulação do conteúdo. Para isso será utilizada uma experiência envolvendo um novo ambiente computacional de simulação chamado WebQuest, o qual tem como principal contexto a Internet, possibilitando ao próprio professor, sem muito conhecimento de informática, construir sua aula e trabalhá-la com seus alunos.

Downloads 916  916  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cole  Site http://www.alb.com.br/anais15/Sem04/CostaCarlosHenriquedeJesus.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma Proposta de modelagem Matemática como estratégia de ensino Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
BAGGIO, Taciana Maciel

Neste trabalho sugerimos a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade de modelagem que viabiliza discutir o conceito de função e sua influência na sociedade. Dessa forma, abordamos uma situação que se faz bastante presente no dia a dia, a internet. A partir desse tema desenvolvemos um modelo matemático que nos permite discutir sobre função maior inteiro. Sabemos que tal função não está incluída no currículo escolar do Ensino Médio, no entanto muitas das situações do dia a dia respeitam o comportamento desse tipo de função.

Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Função.

Downloads 4817  4817  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma II EPMEM  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma hipótese curricular para a formação continuada de professores de Ciências e de Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
RODRIGUES, Carla Gonçalves; KRÜGER, Verno e SOARES, Alessandro Cury

Este artigo relata o desenvolvimento e a análise de uma proposta curricular para a evolução das concepções didático-metodológicas de professores de Ciências e de Matemática do Ensino Básico. Essa proposta desenvolveu-se no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Os objetivos, a estrutura curricular e as metodologias de ensino utilizadas foram referenciados pela proposta de formação continuada de professores do Grupo DIE-IRES, da Universidade de Sevilla, Espanha, que tem como meta desejável, a formação de um professor autônomo e investigador de sua ação docente, em um processo no qual os saberes didático-metodológicos e disciplinares são conteúdos relevantes para a complexificação de seu conhecimento profissional e de sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática. Formação continuada de professores. Currículo.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma aplicação de jogos na análise de erros em educação matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
Revemat - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V2.6, p.107-117, UFSC: 2007.

CURY, Helena Noronha e KONZEN, Beatriz

A análise de erros é uma metodologia de pesquisa e ensino que pode auxiliar professores e alunos a rever conteúdos nos quais surgem dificuldades. Neste artigo, a partir de uma breve revisão sobre essa abordagem, são apresentados resultados de investigações sobre erros cometidos por estudantes universitários de Matemática que respondiam questões de Álgebra ou de Lógica Matemática. Com vistas à futura prática docente desses alunos, foram construídos jogos para revisão dos conteúdos em que eles tiveram maiores dificuldades. Esses jogos, adaptados para os conteúdos envolvidos, são sugestões práticas para aulas de Metodologia do Ensino de Matemática ou para atividades de estágio curricular.

Palavras-chave: Análise de erros. Álgebra e Lógica. Jogos.

Downloads 803  803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revemat  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Uma análise de erros nas relações trigonométricas no triângulo retângulo Popular Versão: PDF
Atualização:  26/12/2013
Descrição:
Mota, Thamires de Brito; JUCÁ, Rosineide Sousa; PINHEIRO, Carlos Alberto de Miranda

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo realizar uma análise dos erros cometidos por alunos ao resolver questões de relações trigonométricas no triângulo retângulo, especificamente as relações seno e cosseno. Utilizamos como instrumento de pesquisa um teste contendo7questões de trigonometria no triângulo retângulo que aplicamos a uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Belém do Pará. Na análise das questões conseguimos identificar os erros e as dificuldades mais comuns e observamos que os erros nas relações trigonométricas no triângulo retângulo estão relacionados à falta de compreensão na definição e identificação dos elementos de um triângulo retângulo e na compreensão da definição das relações trigonométricas nele definidas.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem; Análise de erros;Relações trigonométricas no triângulo retângulo.

Downloads 3401  3401  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI ENEM  Site http://enem2013.pucpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um olhar para as pesquisas em Educação Matemática relacionadas à Educação de Jovens  Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
SANTANA , Katia Cristina Lima; FREITAS , Adriano Vargas; JANUARIO, Gilberto; TRALDI JÚNIOR, Armando.

Este trabalho evidencia parte do projeto de pesquisa intitulado “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes curriculares à prática em sala de aula”, que visa a investigar o currículo de Matemática relacionado à EJA, a partir de um estudo dos diferentes intervenientes curriculares (Sacristán, 2000) e do currículo que é desenvolvido na prática dessa modalidade de ensino.
Neste artigo, é apresentada a primeira etapa da pesquisa que buscou fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). Os resultados encontrados nos mostraram um número crescente de pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos sobre desenvolvimento curricular.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Matemática. Pesquisas em EJA.

Downloads 2087  2087  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma CIAEN  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Artigos
Fazer Download agora!Um olhar para a sala de aula a partir da resolução de problemas e modelação matemática Popular Versão: 
Atualização:  7/6/2013
Descrição:
HUAMÁN HUANCA, Roger Ruben

Resolver problemas faz parte da natureza humana desde os primórdios de nossa história. Os problemas serviram de motor para impulsionar o desenvolvimento e a evolução da espécie nos mais variados campos, os primeiros homens tiveram que desenvolver métodos para resolver problemas da vida como, por exemplo, localizar-se no tempo e no espaço e, também, tentar descrever e explicar o mundo físico. Eles criaram maneiras de comparar, classificar e ordenar, de medir, quantificar e inferir elementos fundamentais que a tradição da cultura nomeou de Matemática...

Palavras-chave: Resolução de problemas. Educação matemática.

Downloads 1690  1690  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma I Seminário em Resolução de Problemas – I SERP – U  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 »