Categoria: Matemática Artigos |
Xadrez chinês |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Hélia MaticoYano
As autoras buscam mostrar como o uso do jogo xadrez chinês pode tornar-se um recurso enriquecedor especialmente no sentido de propor algumas atividades motivadoras para o estudo de tópicos de geometria, combinatória ou progressões aritméticas. No entanto, destacamos que o uso de jogos em sala de aula deve resultar da reflexão do professor sobre qual jogo usar, como usar, qual o melhor momento de inseri-lo em sala de aula e como explorá-lo educacionalmente, ou seja, com que objetivo. Vale destacar que não pretendemos esgotar todas as possibilidades, apenas apresentar um conjunto de atividades recreativas que organizamos no desenvolvimento do projeto “Jogos no Ensino da Matemática”, junto ao Núcleo de Ensino da Unesp, Campus de São José do Rio Preto.
Palavras-chave: Jogo no ensino. Xadrez chinês.
|
3356 0 bytes Unesp http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Usos Didáticos Para a História da Matemática |
Versão: Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
VIANNA, Carlos Roberto
Este texto é uma versão modificada do primeiro capítulo de minha dissertação de mestrado: "Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas". Algumas modificações foram feitas com o propósito de provocar debates nesta Mesa-Redonda que vai tratar exatamente do "uso" didático da História da matemática. Primeiramente, vou deixar claro alguns pressupostos que serão adotados: um pressuposto facilmente comprovável através da simples observação é que nos últimos anos tem ganho incremento o uso de trechos com "História da Matemática" em todos os livros didáticos publicados no Brasil. Tal pressuposto é verdadeiro não apenas para livros didáticos das séries iniciais, mas também para livros didáticos destinados a alunos dos cursos de graduação nas Universidades. Outra consideração elementar é que tem havido uma série de publicações de livros chamados "paradidáticos" nos quais os elementos históricos são abundantes tanto como complementações ou curiosidades ou, ainda, estes "paradidáticos" possuem texto exclusivamente com conteúdo de História da Matemática. Uma última consideração destina-se a registrar a profusão de comunicações em Congressos de Educação Matemática e, especialmente, a proliferação de Congressos e Encontros a nível internacional, onde se trata de questões envolvendo o uso didático da História da Matemática. É sintomática a criação de um grupo internacional para dedicar-se a esse assunto, grupo que emite um "Newsletter" e que teve uma de suas reuniões realizadas recentemente no Brasil. Uma vez estabelecido que o tema é de interesse contemporâneo e observando-se uma crescente literatura de defensores da utilização didática da História da Matemática, uma das perguntas que me coloquei foi se essa defesa era consensual. Logo percebe-se que não é; então estabeleci uma relação de pontos que são questionados por diversos autores. Por outro lado, partindo do fato consumado de que hoje apregoa-se e incrementa-se o uso didático da Historia da Matemática é de se observar se esse "uso" vem ocorrendo com base em alguma teoria, atendendo a algumas das sugestões que de longa data são dadas por matemáticos e por historiadores da matemática.
|
6805 0 bytes GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática. http:// |
Categoria: Matemática Artigos |
Um olhar para as pesquisas em Educação Matemática relacionadas à Educação de Jovens |
Versão: Atualização: 7/6/2013 |
Descrição:
SANTANA , Katia Cristina Lima; FREITAS , Adriano Vargas; JANUARIO, Gilberto; TRALDI JÚNIOR, Armando.
Este trabalho evidencia parte do projeto de pesquisa intitulado “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes curriculares à prática em sala de aula”, que visa a investigar o currículo de Matemática relacionado à EJA, a partir de um estudo dos diferentes intervenientes curriculares (Sacristán, 2000) e do currículo que é desenvolvido na prática dessa modalidade de ensino. Neste artigo, é apresentada a primeira etapa da pesquisa que buscou fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). Os resultados encontrados nos mostraram um número crescente de pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos sobre desenvolvimento curricular.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Matemática. Pesquisas em EJA.
|
2087 0 bytes CIAEN http:// |
|