Categoria: Química Artigos |
A Química na educação da Princesa Isabel |
Versão: Atualização: 1/6/2010 |
Descrição:
FILGUEIRAS, Carlos A. L.
Em 15 de outubro de 1827 o Imperador D. Pedro I sancionou uma lei que mandava, em seu artigo primeiro, criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. A mesma lei, no artigo 11, dizia que haverão (sic) escolas de meninas nas cidades e vilas mais populosas, em que os Presidentes em Conselho julgarem necessário este estabelecimento. O parágrafo seguinte delimitava cuidadosamente os limites da educação a ser dada às meninas que a ela tivessem acesso, com exclusão das noções de geometria e limitando a instrução de aritmética só às quatro operações; ensinarão também as prendas que servem à economia doméstica. A educação pública ministrada aos jovens brasileiros, apesar de exígua, ainda era mais limitada quando se tratava das poucas meninas a conseguir acesso aos bancos escolares. Ainda assim, frequentemente os pais tiravam as filhas da escola mal elas aprendiam a costurar, evitando que aprendessem a ler, escrever e contar.
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3110 0 bytes Quím. Nova, Abr. 2004, vol.27, n.2, p.349-355. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Aplicação de pigmentos de flores no ensino de Química |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
COUTO, Andréa Boldarini; RAMOS, Luíz Antonio; CAVALHEIRO, Éder Tadeu Gomes
As espécies vegetais, uma vez que não podem se locomover, utilizam-se de artifícios para atrair animais para efetuarem funções tais como a polinização. As flores são utilizadas com esta finalidade, nos vegetais superiores. Por definição botânica as flores são elementos de reprodução de plantas fanerógamas; conjunto de cálice e corola, mais ou menos vistoso, com forma, organização, coloração e demais caracteres extremamente variáveis. A forma, o aroma, o sabor e a coloração de substâncias presentes nas flores são utilizadas para chamar a atenção de mamíferos, insetos e aves.
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3012 0 bytes Quím. Nova, Abr. 1998, v.21, n.2, p.221-227 http:// |
Categoria: Química Artigos |
O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos |
Versão: Atualização: 17/11/2010 |
Descrição:
ARROIO, Agnaldo et al.
A concepção de utilização do computador que norteia este trabalho é de que este recurso cria condições de aprendizagem por meio do desenvolvimento de atividades orientadas pelo professor, que assume um papel de mediador entre o aluno e todo o potencial que pode ser extraído dos computadores. Outro aspecto deste trabalho é a utilização de projetos como facilitadores da aprendizagem. Esta abordagem tem sido amplamente explorada desde a década de 20, com Dewey e recentemente com Hernández, inserida em diferentes métodos tradicionais na educação. "Os projetos de trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes".
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2911 0 bytes Quím. Nova, Mar. 2005, v.28, n.2, p.360-363. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Letramento em Química, educação planetária e inclusão social |
Versão: Atualização: 7/4/2008 |
Descrição:
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos
Discutindo diferentes concepções sobre letramento, apresentamos no presente artigo reflexões sobre o papel das sociedades científicas, dos profissionais da Química e, sobretudo, dos professores de escolas de educação básica, em relação ao compromisso de educação química em uma perspectiva planetária inclusiva, que assegure as conquistas da Química na melhora da qualidade de vida do Planeta Terra.
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2854 0 bytes Quím. Nova, Jun. 2006, v.29, n.3, p.611-620. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Gerenciamentos de resíduos químicos em instituições de ensino e pesquisa |
Versão: Atualização: 2/8/2013 |
Descrição:
GERBASE, Annelise E.; COELHO, Fernando S.; MACHADO, Patrícia F. L.
A Química é uma das ciências básicas que mais benefícios trouxe à humanidade ao longo dos últimos tempos. Com os seus vários segmentos, ela permeia a vida de todas as pessoas que vivem em uma sociedade moderna e de alto grau tecnológico (p. ex., fármacos, materiais especiais, defensivos agrícolas, insumos para vários segmentos industriais, materiais de limpeza, higiene pessoal, beleza, etc.). Infelizmente, esse quadro, como uma moeda, não tem um lado só. O mau uso dessa Ciência tem causado graves problemas à humanidade e vem sendo responsável pela percepção negativa da Química.
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2791 0 bytes Quím. Nova, Fev., 2005, v.28, n.1, p.3-3. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências |
Versão: Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von
En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.
Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. Enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.
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2764 0 bytes Convergencia, septiembre-diciembre, año/vol. 13, n http://redalyc.uaemex.mx |
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