Categoria: Química Artigos |
Energia Solar: Um passado, um presente... um futuro auspicioso |
Versão: 2011 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Eliana F. A.; CALVETE, Mário J. F.
Desde tempos idos que sentimos necessidade de “usar” o sol para algo mais que apenas usufruir do seu calor e luz diretos. A evolução da humanidade permite-nos hoje a possibilidade de produzir células fotovoltaicas, materiais capazes de converter diretamente a luz solar em energia elétrica, sendo este um dos sistemas mais promissores na busca de fontes sustentáveis e renováveis de energia limpa, com custos relativamente acessíveis a uma maioria da população. Nesta revisão são considerados alguns dos últimos desenvolvimentos tecnológicos, enfatizando resultados obtidos na área das Células Solares Sensibilizadas por Corantes (CSSC).
Palavras-chave: Células fotovoltaicas. Energia solar. Células solares corantes.
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927 0 bytes Revista Virtual de Química, Vol. 2, N. 3, Jul-Set, |
Categoria: Química Artigos |
Ensinando a Química do Efeito Estufa no Ensino Médio: Possibilidades e Limites |
Versão: Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SILVA, Cristina Neres da; LOBATO, Anderson Cezar; LAGO, Rochel Montero; CARDEAL, Zenilda de Lourdes; QUADROS, Ana Luiza de
As novas tendências educacionais ressaltam a necessidade de compreensão dos problemas vivenciados pela sociedade em geral e, entre eles, os ambientais. Na disciplina de Química, o efeito estufa é um dos problemas a ser considerado em função da ênfase que os meios de comunicação têm dedicado a ele. Analisamos esse tema em alguns livros didáticos de Ensino Médio e percebemos uma necessidade de tratamento mais aprofundado sobre o fenômeno. Este trabalho procura discutir alguns conceitos envolvidos no efeito estufa e a possibilidade de trabalhá-los em salas de aula do Ensino Médio.
Palavras-chave: Efeito estufa. Ensino de Química. Livro didático.
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10849 0 bytes QNESC, Vol. X, N° X, XXX 2009. |
Categoria: Química Artigos |
Ensino de Química e Ambiente: as articulações presentes na revista química nova na escola (QNEsc) |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LATINI, Rose Mary; SOUZA, Adryana da Conceição.
O objetivo desta pesquisa é identificar na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), desde a implementação dos PCN até o presente, como vem sendo articulada a interface Ensino de Química e Ambiente. A análise de conteúdo foi utilizada para identificação dos significados e concepções presentes. Os resultados apontam que somente dez anos após a incorporação da educação ambiental em documentos oficiais é que a publicação começa a caminhar para superação de uma visão tecnicista e preservacionista da questão ambiental e que esta produção é produto e produtora das práticas de sala de aula, onde os principais temas abordados são: lixo, água e atmosfera. Aponta-se a necessidade de maior problematização da questão ambiental nas publicações veiculadas na revista visando proporcionar um Ensino de Química que incorpore a complexidade ambiental e que, por conseguinte, tenha por intuito aumentar a compreensão da ciência e do saber científico para sociedade.
Palavras-chave: Ensino de Química. Educação Ambiental. QNEsc.
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760 0 bytes IENCI – V16(1), pp. 143-159, 2011 |
Categoria: Química Artigos |
Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada |
Versão: 2010 Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de.
Neste trabalho, apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade experimental de Química desenvolvida por meio da abordagem investigativa. Os alunos receberam um texto envolvendo uma contextualização e um problema que somente poderia ser resolvido experimentalmente, na completa ausência de qualquer roteiro previamente fornecido. A resolução deveria ser desenvolvida por meio do conteúdo conceitual e procedimental correspondentes, que foram explicados e discutidos antes do experimento. Os alunos trabalharam em pequenos grupos que deveriam propor um procedimento experimental para resolver o problema. Ao término do experimento, redigiram individualmente um relatório com os seguintes itens: título, objetivo, material, procedimento experimental, resultados e discussão e conclusão.
Palavras-chave: Ensino. Atividade experimental. Abordagem investigativa.
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697 0 bytes Qnesc, Vol. 32, N° 2 , MAIO 2010. |
Categoria: Química Artigos |
Epistemologia em Sala de Aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profission |
Versão: 2010 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
CHINELLI, Maura Ventura; FERREIRA, Marcus Vinícius da Silva; AGUIAR, Luiz Edmundo Vargas de.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou identificar as diferentes concepções epistemológicas que se encontram incorporadas à prática profissional de professores de ciências. Como resultado, tem-se que existem, em diferentes proporções, convivendo nas escolas, concepções epistemológicas distintas, sugerindo a ocorrência de uma crise paradigmática que pode justificar dificuldades para o aprendizado das ciências. A pesquisa reafirma a necessidade de se incluírem estudos da epistemologia e da história das ciências nos cursos de formação de professores e acrescenta a necessidade de se incluírem estudos sociológicos sobre o currículo, tendo em vista o caráter social da construção do conhecimento no paradigma que busca se impor.
Palavras-chave: Concepções dos professores. Ensino de ciências. Epistemologia. Natureza da ciência.
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416 0 bytes Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 17-35, 2010 |
Categoria: Química Artigos |
Estórias do Harry Potter: um catalisador para o estudo da alquimia |
Versão: 2008 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Regina Simplício; SILVA, Amanda Cristina Santiago. Estórias do Harry Potter: um catalisador para o estudo da alquimia. Um Olhar Sobre a História da Química no Brasil. Revista Ponto de Vista. Universidade Federal de Viçosa, v. 5, Viçosa, MG, 2008.
Com o intuito de estimular a curiosidade com relação a alquimia, os livros da coletânea de Harry Potter foram utilizados como um recurso catalisador, pois estes revelam vários aspectos alquímicos. Algumas características da alquimia são mostradas e discutidas ao longo das estórias, assim como alguns alquimistas. Dos livros estudados, os que abordaram de forma mais contundente a alquimia foram: Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e o Cálice de Fogo. A alquimia pode ser considerada como precursora da química, pois foi através desta que se conceberam os primeiros materiais e métodos, utilizados ainda nos dias de hoje, em práticas laboratoriais.
Palavras Chave: Alquimia. Harry Potter. História da química.
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2483 0 bytes Revista Ponto de Vista, V. 5 |
Categoria: Química Artigos |
Evasão do curso de Química da Universidade de Brasília: a interpretação do aluno evadido |
Versão: Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
CUNHA, Aparecida Miranda; TUNES, Elizabeth; SILVA, Roberto Ribeiro da
A evasão universitária vem se impondo, ao longo do tempo, como uma realidade cada vez mais ostensiva no âmbito do ensino de graduação. Tal constatação, porém, ainda que reafirmada por números alarmantes, não vem se mostrando com força o bastante para "tocar as universidades em suas raízes" e provocar, mais do que a simples curiosidade, o esforço efetivo no sentido de entender e explicar suas possíveis causas e consequências.
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2482 0 bytes Quím. Nova, Abr. 2001, v.24, n.2, p.262-280. http:// |
Categoria: Química Artigos |
Experiência no Ensino de Química Toxicológica |
Versão: 2011 Atualização: 24/7/2013 |
Descrição:
LOPES, Renato Matos; SILVA FILHO, Moacelio Veranio; MARSDEN, Melissa; ALVES, Neila Guimarães. Experiência no Ensino de Química Toxicológica. Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1275-1280, 2011
Este artigo descreve uma Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) experiência que ensinou química dos pesticidas organofosforados, seus efeitos na saúde humana e dosagem da acetilcolinesterase para alunos do ensino médio. O processo de ensino foi baseada em um caso de intoxicação real e terminou com a apresentação de relatório de actividades dos alunos. A aparente falta de referência dos professores e a inexistência de um currículo baseado em um livro estrito em que a ABP é fundamentada, leva os alunos inexperientes para a insegurança e a ideia de que os professores não estão fazendo seu trabalho. Uma forma de minimizar esta situação é a utilização de casos reais em outros interessar os estudantes como partes interessadas na solução do problema central.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Ensino. Química toxicológica.
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435 0 bytes Quim. Nova, Vol. 34, No. 7 http:// |
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