Categoria: Sociologia Artigos |
Quem é negro, quem é branco: desempenho escolar e classificação racial de alunos |
Versão: Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CARVALHO, Marília
Baseado em pesquisa desenvolvida junto às turmas de 1ª a 4ª séries de uma escola pública no município de São Paulo, este artigo discute as diferenças entre a classificação racial dos alunos feita pelas professoras ou por eles mesmos. O conceito de raça adotado é o de "raça social", isto é, um constructo social baseado numa idéia biológica errônea, mas eficaz na manutenção de privilégios. Conclui que o fato de a desigualdade de desempenho escolar entre brancos e negros na escola estudada ser maior quando se usa a classificação das professoras em lugar da auto-classificação decorre tanto de as professoras clarearem crianças de melhor desempenho quanto de avaliarem com maior rigor crianças que percebem como negras, principalmente os meninos. Enfatiza ainda que não se trata de acusar as professoras de uma deliberada discriminação racial, mas de perceber como o racismo, presente na sociedade brasileira como um todo, penetra também nas relações escolares.
Palavras-chave: Racismo. Ensino fundamental. Desempenho escolar. Avaliação.
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2239 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Sociologia Artigos |
Augusto Comte e o "Positivismo" Redescobertos |
Versão: PDF Atualização: 22/3/2012 |
Descrição:
LACERDA, Gustavo Biscaia de
Neste ensaio abordamos algumas pesquisas que, nos últimos dez anos ou mais, têm recuperado a obra dofundador do Positivismo, Augusto Comte. Essa recuperação consiste em perceber os trabalhos de Comte emsua inteireza e a partir de sua lógica interna, enfatizando em articular a sua segunda grande obra, o Système de politique positive (1851-1854), e as suas contribuições para a reflexão social e política contem-porânea. A fim de tornar inteligível a novidade dessas novas pesquisas, apresentamos uma das narrativas-padrão a respeito de Comte e do Positivismo – no caso, a partir dos escritos de Anthony Giddens –; além disso, fazemos uma discussão sobre o significado da palavra “Positivismo” e as várias correntes teóricas subsumidas em tal expressão.
Palavras-chave: Positivismo. Augusto Comte. Système de politique positive. Anthony Giddens. Círculo de Viena.
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1118 0 bytes Revista de Sociologia e Política http://www.scribd.com/doc/29208417/Gustavo-Biscaia-de-Lacerda-AUGUSTO-COMTE-E-O-%E2%80%9CPOSITIVISMO |
Categoria: Sociologia Artigos |
Processo civilizador de pessoas com deficiência no Brasil: do colobial amparo à moderna sociedade in |
Versão: PDF Atualização: 15/8/2013 |
Descrição:
CAZINI, Janaina. FRASSON, Antonio Carlos. AVILA de MATOS, Eloiza Aparecida
O fomento de novas tecnologias para o sistema produtivo aliadas ao poder do Estado direciona um novo caminhar para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente produtivo. Caminhar, este repleto, de ideologias e de superioridade de grupos sociais, no qual o poder simbólico do Estado se faz presente. Desta forma, objetiva-se neste artigo analisar a evolução do processo de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade brasileira, com abordagem teórica a luz dos estudos de Norbert Elias, em especial, as obras: “Os Estabelecidos e os Outsiders” e da “Sociedade dos Indivíduos”. Mesmo em havendo o aparato legal, questiona-se: O poder emanado pelo Estado Brasileiro e as estratégias da sociedade industrial conduzem para um processo de inclusão social dos portadores com deficiência? A metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória com corpus analítico em fontes de papéis. Assim sendo, o presente estudo conduz a uma reflexão sobre a historiografia do indivíduo deficiente imbuído de forças do Estado, tecnológicas e sociais.
Palavras-chave: Sociedade. Inclusão. Pessoas com deficiência
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Categoria: Sociologia Artigos |
Niilismo Pós-Orgíaco |
Versão: Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
ROSA, Luiz Carlos Mariano da
Tateando as raízes do arcabouço da perspectivação marxista, o artigo em questão, detendo-se inicialmente nas fronteiras da circunscrição do trabalho, empreende uma leitura que pretende pôr em relevo a inter-relação que envolve o movimento do pensamento materialista dialético e o contexto sócio-histórico-cultural, do qual emerge os eixos paradigmáticos de “modos de produção” e “luta de classes”, em suma, que, sustentando a interpretação de uma realidade dita concreta, tanto quanto consequencialmente a proposta da sua (re) construção, embora em nome da violência, reclamam um “metabolismo” que suscite a essência que escapa aos liames epidérmicos da ideologia, tendo em vista o risco que representa a perda de densidade da constitutividade social (como o diagnostica Baudrillard) que, refém do hiper-realismo que caracteriza a vivencialidade pós-moderna, “vomita” qualquer silhueta de consciência, não se inclinando senão para o horizonte daindiferença, como sintomatiza o texto da epígrafe, que justifica, enfim, a recuperação do significadodo marxismo, que Althusser defende e que converge, pois, para o acontecimento que se impõe nafala bourdieusiana: “(...) O que o mundo social fez, o mundo social pode, armado deste saber,desfazer.” (BOURDIEU, Pierre. A Miséria do Mundo. 1993. In CATANI, s/d, p. 81). O título do artigo supõe o caráter emergencial que o referido processo demanda.
Palavras-chave: Trabalho. Materialismo. Histórico. Violência. Sociedade. Hiper-realidade. Social. Marxismo.
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Categoria: Sociologia Artigos |
Neoliberalismo e a crise nos movimentos sociais |
Versão: pdf Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIMANSKI, Tiago
O artigo contempla uma discussão pertinente a dinâmica dos movimentos sociais frente aos impasses do movimento de desregulamentação impulsionado com o advento do ideário neoliberal.
O autor aborda conceitos e práticas neoliberais dentro da globalização, expõe relações destas com a tendência de fragmentação das lutas sociais em que não existe um sentido claro do coletivo, mas determinações pontuais; movimentos feministas, pelo meio ambiente, dos afrodescendentes. "Estes novos entendimentos não somente adulteram a gênese que permeia a articulação da classe expropriada, como também seu produto final, ou seja, as perspectivas quanto ao processo de mudança na estrutura social que por via de reforma conciliam os interesses opostos em um processo ímpar de inserção na estrutura social". Citando Florestam Fernandes, seu contexto e pensamento, o qual afirma que se faz necessário: "uma ação coletiva e simultânea dos indivíduos, tanto em nível de categorias, quanto em nível de classe social", insere a escola nesta problemática. Desmistifica a escola como agente transformador do meio social, ou seja, segundo o autor, não é na escola, mas em direção a escola, que a ruptura social deve se constituir.
Palavras-chave: Escola. Meio social. Estrutura social.
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Categoria: Sociologia Artigos |
A Configuração "Sociedade": numa ótica de Norbert Elias |
Versão: Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
A análise da configuração da sociedade traz em sua contextualização os estudos efetuados por Norbert Elias, que convicto da necessidade de caracterizar uma nova orientação para o estudo da história, estabelece um novo caminho para analisar a configuração da sociedade, cujo processo central é o estudo do comportamento humano, da sua evolução e desenvolvimento social, provocando desta maneira um processo de revisão nas teorias históricas. Acrescente-se a isto que procurou analisar e entender a sociedade como um processo em evolução e de desenvolvimento social linear, apontando que a sociedade constitui-se como um dos elementos essenciais de uma estrutura organizacional cujas atuações demonstram-se de diversas formas de interrelacionamentos e entrelaçamentos sociais em que se permitem agrupar - igreja, escola, família, clubes sociais, partidos políticos, entre outras, em um único estudo e que esta jamais poderá agir individualmente.
Palavras-chave: Sociedade. Norbert Elias. Sociedade. Instituição social. Igreja. Instituições.
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