Categoria: Arte |
Plataformas de Aprendizagem: Sentidos Construídos nos Cursos de Formação para Docentes da Educação B |
Versão: PDF Atualização: 2/6/2017 |
Descrição:
SOUZA, Cleonice José de
Esta pesquisa procurou investigar dois cursos ofertados a dez professoras de uma escola particular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Londrina, em relação ao uso das tecnologias digitais, bem como os sentidos atribuídos à sua aplicabilidade no processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se, também, conhecer e refletir sobre as ferramentas disponíveis na plataforma de aprendizagem e sua utilização na escola. A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa na modalidade exploratório-descritiva. Os materiais utilizados foram: entrevistas semiestruturadas, roteiros de observação para os cursos e o portal da plataforma de aprendizagem em que são disponibilizados recursos tecnológicos aos professores e alunos da escola. O plano para coleta de dados compreendeu três etapas, a saber: 1) análise das ferramentas presentes na plataforma de aprendizagem por meio de um portal educacional; 2) observação de dois cursos de formação continuada ofertados aos professores; 3) entrevista com os professores participantes dos cursos. A análise qualitativa dos dados foi efetuada com base nos eixos presentes na observação e na entrevista. Com relação aos resultados observou-se que os cursos, vistos na perspectiva do professor, foram considerados como: relevantes, satisfatórios e promotores de aprendizagem, apesar de apresentar muito conteúdo em pouco tempo e de promover poucas atividades práticas. Os sentimentos negativos em relação a esses cursos foram, em sua maioria, relacionados a comportamentos de esquiva – medo, insegurança, angústia e pânico –, ao passo que os sentimentos positivos estiveram relacionados à aceitação da integração das tecnologias em sala de aula, tais como: satisfação, expectativa, empolgação e prazer. Foi possível concluir que os processos formativos precisam incluir ações que gerem interesse do professor bem como a ressignificação sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula, uma vez que a mudança de sentido pode ser possível quando o professor vivenciar em tais cursos ações que tenham como ponto de partida demandas de sua prática e que decorram em sentidos positivos em relação à aplicabilidade das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Formação continuada. Percepção de Professores. Plataforma de aprendizagem.
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1658 0 bytes Unopar http:// |
Categoria: Arte |
Quem é que Fala nos Filmes de Lucrécia Martel? O Olhar, a Narrativa, o Narrador e o Ponto de Vista |
Versão: PDF Atualização: 9/1/2019 |
Descrição:
NANTES, Josiane V. Ribeiro
A presente dissertação objetiva refletir sobre a construção narrativa, do narrador e do ponto de vista nos longas-metragens de Lucrecia Martel, específicamente La ciénaga (2001), La niña santa (2004) e La mujer sin cabeza (2008). Considerando-se que as obras citadas se construíram em um momento histórico denominado como Pós-modernismo, utilizam-se alguns teóricos para a definição desse conceito e, assim, perceber que este período determina e influencia muitos dos campos da vida social, incluindo as artes e seu arcabouço estético. A narrativa, os narradores e o ponto de vista das obras da cineasta citada fazem parte deste grupo e, por isso, justifica-se um estudo mais aprofundado das questões pós-modernas. Lucrecia Martel possui uma forma peculiar de filmar e construir seu espaço narrativo - a sensação de desordem é constante - consequências da utilização da narrativa de fluxo. Além disso, utiliza-se ainda das técnicas da oralidade, tornando suas obras complexas, não somente em sua estrutura composicional, mas na totalidade delas. Seus narradores são híbridos, assim como o ponto de vista utilizado para contar/mostrar sua ficção. Obras pós-modernas se constroem sem fronteiras delimitadoras, elas deslizam entre os vários campos artísticos, tornando as representações culturais fragmentadas, efêmeras e fluídas, resquício da estrutura social. Para fundamentação teórica, buscam-se as proposições de Fredric Jameson ([1991] 1996), David Harvey ([1989] 2008) e Linda Hutcheon ([1988] 1991), a fim de abordar as questões do Pós-modernismo. Silviano Santiago ([1989] 2002) e Flavio de Campos ([2007] 2009), no que concerne às especificações dos narradores, Norman Friedman ([1967] 2002), quanto à especificação do ponto de vista e, quando necessário, a título de comparação teórica, de outros autores que tratam destes assuntos. Pretende-se, deste modo, discutir e empreender o delineamento de como se constrói a narrativa, o(s) narrador(es) e o ponto de vista nas obras cinematográficas de Lucrecia Martel.
Palavras-chave: Lucrecia Martel. Narrativa pós-moderna. Narrador. Ponto de vista.
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Categoria: Arte |
Reflexões Sobre o Ensino de Música no Ensino Médio |
Versão: PDF Atualização: 29/5/2017 |
Descrição:
STORI, Regina
O presente trabalho se propõe a apresentar algumas reflexões a partir dos dados coletados por meio de questionário eletrônico respondido por professores de Arte no ensino médio de escolas públicas de uma cidade paranaense. A partir do que preceitua o documento curricular norteador do ensino de Arte, as Diretrizes Curriculares Estaduais, as quais contemplam conhecimentos de música, artes visuais, teatro e dança, procurou-se conhecer qual a formação dos docentes, as áreas da arte que esses trabalham em sala de aula, o quanto se consideram aptos para esse trabalho, e quais as dificuldades encontradas para esse ensino, apresentando algumas considerações sobre os dados apresentados.
Palavras chave: Currículo prescrito. Ensino médio. Ensino de música. Trabalho docente.
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2505 0 bytes UEPG http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br |
Categoria: Arte |
UMA LEITURA LITERÁRIA E FÍLMICA DE LAVOURA ARCAICA |
Versão: Atualização: 13/10/2014 |
Descrição:
Na perspectiva dos Estudos Culturais, promove-se uma reflexão sobre a possibilidade de leitura do discurso literário e fílmico de Lavoura Arcaica, respectivamente, de Raduan Nassar e Luiz Fernando Carvalho, a partir de estudos dos textos Marxismo e Filosofia da Linguagem (1997), de Mikhail Bakhtin e a Identidade Cultural na Pós-Modernidade (2002), de Stuart Hall. Tal estudo objetiva verificar a palavra como geradora de conflitos entre pai e filho e de como a palavra atua como formadora e/ou transformadora da identidade de ambos.
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1999 0 bytes R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p. 163-182, jan./dez. http:// |
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