Educadores

Ínicio : Biologia : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (6)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Uso de Dispositivos Eletrônicos e Padrões do Ciclo Vigília/Sono de Crianças e Adolescentes Urbanos Popular Versão: PDF
Atualização:  23/5/2017
Descrição:
ANACLETO, Tâmile Stella

Pesquisas em todo o mundo têm indicado a ampliação do acesso a dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, sendo que o hábito de uso de dispositivos eletrônicos tem se tornado parte da rotina diária dos sujeitos nessa faixa etária, inclusive próximo à hora de dormir e durante despertares noturnos. Diversos estudos encontraram associações entre o uso de dispositivos eletrônicos e prejuízos dos padrões de sono de crianças e adolescentes. No entanto, em função da falta de resultados conclusivos sobre o tema, da escassez desse tipo de estudos no Brasil e do avanço tecnológico contínuo, desenvolveu-se o presente estudo. Os dados de uso
de dispositivos eletrônicos e de padrões de sono de 2.340 estudantes de 18 escolas estaduais do município de Curitiba, com idades entre 10 e 18 anos foram obtidos por meio de questionários aplicados em sala de aula. Os padrões de sono, de posse e uso de dispositivos eletrônicos e as associações entre esses padrões foram avaliados. Entre os voluntários de nossa amostra total, 89,9% possuíam celular pessoal, 91,3% possuíam acesso à internet em casa e 67,5% possuíam hábito de assistir televisão ou
de utilizar o celular ou computador antes de dormir. Os estudantes de ambos os turnos escolares que faziam uso de algum tipo de dispositivo eletrônico antes de dormir apresentavam atrasos dos horários de dormir e acordar, menor tempo na cama, maior sonolência diurna e pior qualidade de sono quando comparados aos sujeitos que não os utilizavam. Dentre os usuários de dispositivos eletrônicos, observou-se que sujeitos que utilizavam o celular antes de dormir apresentavam maior pontuação na escala pediátrica de sonolência diurna (PDSS) e 3,6 vezes mais chances (IC 95%:1,87-7,05)
de retomada do uso do celular durante despertares noturnos do que os usuários de outros dispositivos. Por meio de análises de regressão logística binária observou-se que fatores como turno escolar, faixa etária, e status de peso associaram-se à redução do tempo na cama dos sujeitos, enquanto sexo e atividade física associaram-se à ocorrência de sonolência diurna. Assim, é possível afirmar que o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir está relacionado a prejuízos aos padrões de sono de crianças e adolescentes urbanos. Além disso, o uso de aparelhos celulares antes do
horário de deitar está associado à retomada do uso desse dispositivo eletrônico durante despertares noturnos e à maior sonolência diurna do que a observada entre usuários de outros dispositivos eletrônicos. Por fim, outros fatores, além do uso de dispositivos eletrônicos, devem ser observados em razão da sua associação com os padrões de sono, sonolência diurna e qualidade de sono de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Ciclo vigília/sono. Sonolência diurna. Dispositivos eletrônicos.
Crianças. Adolescentes.

Downloads 2385  2385  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Tutoria e pesquisa-ação no estágio supervisionado: contribuições para a formação de professores de b Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
JORDÃO, Rosana dos Santos

Esta pesquisa está inserida no campo das investigações sobre a formação inicial de professores e assume que a docência é uma profissão. Como tal, envolve um corpo de saberes específicos. Além disso, fundamenta-se na necessidade de se superar o modelo da racionalidade técnica na formação docente, em direção ao modelo da prática reflexiva, centrado na investigação do próprio trabalho em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Biologia. Estágio supervisionado. Estágios. Formação de professores. Licenciatura. Pesquisa-ação. Saberes docentes. Tutoria.

Downloads 882  882  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma USP  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Sucessão faunística de populações de insetos associados a decomposição de carcaças de suínos exposta Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
TAVARES, Maria Cristina Henrique

A decomposição de vertebrados terrestres é dominada não só pela ação de organismos como fungos e bactérias, mas por um grande número de artrópodes, principalmente pelos insetos sarcossaprófagos das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae seguido pelos coleópteros das famílias Dermestidae, Scarabaeidae, Silphidae (em parte). O objetivo desta tese foi avaliar a influência de diferentes altitudes na sucessão faunística de populações de insetos decompositores de carcaças na Reserva Florestal da Serra do Japi, Jundiaí, SP, uma vez que alguns fatores como: altitude, condições meteorológicas (chuva, temperatura, umidade), cobertura vegetal entre outros, podem afetar de forma significativa o processo de decomposição e a fauna decompositora.

Palavras-chave: Entomologia. Forense. Sarcophagidae. Sucessão. Ecológica.

Downloads 2897  2897  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Sistemas de acasalamento com defesa territorial : evolução, regras das disputas e seleção de territo Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso

Brigas territoriais entre machos de insetos voadores são resolvidas das mais variadas formas. Em borboletas, existem evidências de que tamanho, idade e motivação são importantes determinantes das chances de vitória. No entanto, as regras utilizadas nas brigas, o contexto biológico que afeta a intensidade dos comportamentos agonísticos e o papel funcional das características dos machos na geração de custos durante os confrontos ainda são pouco conhecidos. Neste trabalho investiguei uma série de características que podem influenciar os custos e os benefícios dos confrontos territoriais utilizando as espécies de satirineos Hermeuptychia hermes (Fabricius, 1775), Moneuptychia soter (Buttler, 1877) e Paryphthimoides phronius (Buttler, 1867) como modelos de estudo.

Palavras-chave: Territorialidade. Animais. Comportamento. Seleção. Sexual. Animais.

Downloads 2482  2482  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Representação da gravidez e aborto na adolescência Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
PAUCAR, Lilian Mery Olivera de

O presente estudo trata sobre gravidez na adolescência, sendo o seu objetivo principal apresentar propostas, a fim de contribuir para a educação sexual e a conscientização da adolescente para evitar a gravidez e o aborto. Na adolescência a gravidez constitui-se uma problemática que está relacionada com o risco de aborto provocado, o que é analisado através de estudo de casos em São Luís do Maranhão.

Palavras-chave: Gravidez na adolescência. Adolescência. Mulheres. Educação.

Downloads 3673  3673  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Proposta didática para o Ensino Médio de Biologia: as relações ecológicas no Cerrado Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
BRANDO, F. da R.

O ensino de Ecologia em manuais e na abordagem didática de professores de Educação Básica apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado. É comum o uso de exemplos estrangeiros nos manuais didáticos; e os conceitos são tratados de forma fragmentada, expostos em diferentes disciplinas ou eixos temáticos, que desconsideram as interações e interdependência entre os conceitos. Somadas a isso, as abordagens didáticas em Ecologia, geralmente reducionistas, não consideram a complexidade dos fenômenos ecológicos, a história da ciência Ecologia e suas implicações na sociedade atual. A presente tese teve como objetivos: desenvolver estudos sobre as relações e interações ecológicas tendo o conceito de comunidade vegetal como elemento central, e sua interdependência com os demais níveis de organização biológica; produzir material didático sobre a diversidade biológica presente em comunidades vegetais de cerrado do interior do Estado de São Paulo, localizado na Reserva Legal do Campus da Unesp de Bauru; formar, em nível inicial, professores/pesquisadores capazes de elaborar sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia, mediante a visão integradora da Ecologia.

Palavras-chave: Ensino de Ecologia. Epistemologia da Ecologia. Biossemiótica. Formação de professores/pesquisadores. Sucessão ecológica.

Downloads 13663  13663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!O texto de Biologia do livro didático de Ciências Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
BRAGA, S.A.de M.

Este trabalho consiste na análise do texto de Biologia do livro didático de ciências, com base em duas coleções de Ciências, do segmento de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/MEC. A decisão de analisar o texto verbal deve-se à constatação de que ele tem sido pouco considerado nas pesquisas sobre o livro didático no Brasil. Esta pesquisa desenvolve-se, contrariamente, numa outra perspectiva, na área da linguagem e objetiva investigar o texto de Biologia do livro didático sob a ótica das relações entre aspectos linguísticos do texto verbal e suas condições de produção.

Palavras-chave: Livro didático. Ciências. Biologia. Linguagem.

Downloads 83344  83344  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Interações entre formigas, frutos e sementes em solo de cerrado : o papel de formigas na biologia de Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
CHRISTIANINI, Alexander Vicente

Nosso conhecimento a respeito dos sistemas de dispersão de sementes tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Um número crescente de estudos tem mostrado que a regeneração de plantas é frequentemente muito mais complexa do que pensávamos, incluindo vários agentes ao longo de etapas subsequentes do processo de dispersão de sementes. Por exemplo, formigas podem rearranjar a sombra de sementes que cai ao solo, o que pode influenciar as probabilidades de transição do estágio de semente para plântula durante o recrutamento. Neste trabalho reportamos informações mostrando que formigas são importantes agentes de dispersão secundária de sementes na maior savana da América do Sul, o cerrado.

Palavras-chave: Interação. Animal. Planta. Cerrados. Formiga. Ecologia. Sementes. Dispersão.

Downloads 1567  1567  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Imagens visuais nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio: o caso do DNA Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
FREITAS, Deisi Sangoi

Neste trabalho, busca-se compreender a presença das imagens nos livros didáticos de Biologia, do Ensino Médio, por meio de três níveis diferentes de análises.

Palavras-chave: Imagem. Livros didáticos. Ensino Médio. Biologia. DNA recombinante.

Downloads 3803  3803  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Biologia Teses
Fazer Download agora!Formação de professores de Biologia, material didático e conhecimento escolar Popular Versão: pdf
Atualização:  13/6/2013
Descrição:
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo

Esta tese faz a análise de uma experiência de formação de professores de Biologia, realizada na disciplina de Prática de Ensino, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus Botucatu, Unesp -, procurando articular ensino e pesquisa. Seu objetivo é discutir como ocorre a produção do conhecimento escolar, pelo aluno da graduação, a partir de seu envolvimento na produção de material didático para o ensino de Biologia.

Palavras-chave: Professores. Biologia. Material didático. Prática de ensino.

Downloads 3605  3605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unicamp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 »