Categoria: Biologia Teses |
Uso de Dispositivos Eletrônicos e Padrões do Ciclo Vigília/Sono de Crianças e Adolescentes Urbanos |
Versão: PDF Atualização: 23/5/2017 |
Descrição:
ANACLETO, Tâmile Stella
Pesquisas em todo o mundo têm indicado a ampliação do acesso a dispositivos eletrônicos por crianças e adolescentes, sendo que o hábito de uso de dispositivos eletrônicos tem se tornado parte da rotina diária dos sujeitos nessa faixa etária, inclusive próximo à hora de dormir e durante despertares noturnos. Diversos estudos encontraram associações entre o uso de dispositivos eletrônicos e prejuízos dos padrões de sono de crianças e adolescentes. No entanto, em função da falta de resultados conclusivos sobre o tema, da escassez desse tipo de estudos no Brasil e do avanço tecnológico contínuo, desenvolveu-se o presente estudo. Os dados de uso de dispositivos eletrônicos e de padrões de sono de 2.340 estudantes de 18 escolas estaduais do município de Curitiba, com idades entre 10 e 18 anos foram obtidos por meio de questionários aplicados em sala de aula. Os padrões de sono, de posse e uso de dispositivos eletrônicos e as associações entre esses padrões foram avaliados. Entre os voluntários de nossa amostra total, 89,9% possuíam celular pessoal, 91,3% possuíam acesso à internet em casa e 67,5% possuíam hábito de assistir televisão ou de utilizar o celular ou computador antes de dormir. Os estudantes de ambos os turnos escolares que faziam uso de algum tipo de dispositivo eletrônico antes de dormir apresentavam atrasos dos horários de dormir e acordar, menor tempo na cama, maior sonolência diurna e pior qualidade de sono quando comparados aos sujeitos que não os utilizavam. Dentre os usuários de dispositivos eletrônicos, observou-se que sujeitos que utilizavam o celular antes de dormir apresentavam maior pontuação na escala pediátrica de sonolência diurna (PDSS) e 3,6 vezes mais chances (IC 95%:1,87-7,05) de retomada do uso do celular durante despertares noturnos do que os usuários de outros dispositivos. Por meio de análises de regressão logística binária observou-se que fatores como turno escolar, faixa etária, e status de peso associaram-se à redução do tempo na cama dos sujeitos, enquanto sexo e atividade física associaram-se à ocorrência de sonolência diurna. Assim, é possível afirmar que o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir está relacionado a prejuízos aos padrões de sono de crianças e adolescentes urbanos. Além disso, o uso de aparelhos celulares antes do horário de deitar está associado à retomada do uso desse dispositivo eletrônico durante despertares noturnos e à maior sonolência diurna do que a observada entre usuários de outros dispositivos eletrônicos. Por fim, outros fatores, além do uso de dispositivos eletrônicos, devem ser observados em razão da sua associação com os padrões de sono, sonolência diurna e qualidade de sono de crianças e adolescentes.
Palavras-chave: Ciclo vigília/sono. Sonolência diurna. Dispositivos eletrônicos. Crianças. Adolescentes.
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Categoria: Biologia Teses |
Sucessão faunística de populações de insetos associados a decomposição de carcaças de suínos exposta |
Versão: pdf Atualização: 13/6/2013 |
Descrição:
TAVARES, Maria Cristina Henrique
A decomposição de vertebrados terrestres é dominada não só pela ação de organismos como fungos e bactérias, mas por um grande número de artrópodes, principalmente pelos insetos sarcossaprófagos das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae seguido pelos coleópteros das famílias Dermestidae, Scarabaeidae, Silphidae (em parte). O objetivo desta tese foi avaliar a influência de diferentes altitudes na sucessão faunística de populações de insetos decompositores de carcaças na Reserva Florestal da Serra do Japi, Jundiaí, SP, uma vez que alguns fatores como: altitude, condições meteorológicas (chuva, temperatura, umidade), cobertura vegetal entre outros, podem afetar de forma significativa o processo de decomposição e a fauna decompositora.
Palavras-chave: Entomologia. Forense. Sarcophagidae. Sucessão. Ecológica.
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Categoria: Biologia Teses |
Sistemas de acasalamento com defesa territorial : evolução, regras das disputas e seleção de territo |
Versão: pdf Atualização: 13/6/2013 |
Descrição:
PEIXOTO, Paulo Enrique Cardoso
Brigas territoriais entre machos de insetos voadores são resolvidas das mais variadas formas. Em borboletas, existem evidências de que tamanho, idade e motivação são importantes determinantes das chances de vitória. No entanto, as regras utilizadas nas brigas, o contexto biológico que afeta a intensidade dos comportamentos agonísticos e o papel funcional das características dos machos na geração de custos durante os confrontos ainda são pouco conhecidos. Neste trabalho investiguei uma série de características que podem influenciar os custos e os benefícios dos confrontos territoriais utilizando as espécies de satirineos Hermeuptychia hermes (Fabricius, 1775), Moneuptychia soter (Buttler, 1877) e Paryphthimoides phronius (Buttler, 1867) como modelos de estudo.
Palavras-chave: Territorialidade. Animais. Comportamento. Seleção. Sexual. Animais.
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Categoria: Biologia Teses |
Proposta didática para o Ensino Médio de Biologia: as relações ecológicas no Cerrado |
Versão: pdf Atualização: 13/6/2013 |
Descrição:
BRANDO, F. da R.
O ensino de Ecologia em manuais e na abordagem didática de professores de Educação Básica apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado. É comum o uso de exemplos estrangeiros nos manuais didáticos; e os conceitos são tratados de forma fragmentada, expostos em diferentes disciplinas ou eixos temáticos, que desconsideram as interações e interdependência entre os conceitos. Somadas a isso, as abordagens didáticas em Ecologia, geralmente reducionistas, não consideram a complexidade dos fenômenos ecológicos, a história da ciência Ecologia e suas implicações na sociedade atual. A presente tese teve como objetivos: desenvolver estudos sobre as relações e interações ecológicas tendo o conceito de comunidade vegetal como elemento central, e sua interdependência com os demais níveis de organização biológica; produzir material didático sobre a diversidade biológica presente em comunidades vegetais de cerrado do interior do Estado de São Paulo, localizado na Reserva Legal do Campus da Unesp de Bauru; formar, em nível inicial, professores/pesquisadores capazes de elaborar sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia, mediante a visão integradora da Ecologia.
Palavras-chave: Ensino de Ecologia. Epistemologia da Ecologia. Biossemiótica. Formação de professores/pesquisadores. Sucessão ecológica.
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