Categoria: Educação Fisica Teses |
Crescimento físico e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes rurais e urbanos |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
GLANER, Maria Fátima
Este estudo, caracterizado como transversal, teve por propósito comparar o crescimento físico e a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de adolescentes femininos e masculinos, residentes em áreas rurais e urbanas, bem como comparar os resultados com padrões critérios-referenciado estabelecidos por Marcondes (1982) para o crescimento físico e pela AAHPERD (1988) para a AFRS. A amostra foi composta por estudantes voluntários, das redes públicas de ensino, totalizando 1.420 sujeitos. Destes, 447 são moças urbanas e 252 rurais; 435 são rapazes urbanos e 286 rurais, com idades entre 10,50 a 17,49 anos.
Palavras-chave: Aptidão física. Crescimento físico. Saúde.
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858 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Vôlei de praia: configurações sociais de um esporte-espetáculo de alto rendimento no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
COSTA, Marília Maciel
O objetivo do estudo foi resgatar e discutir a estruturação do vôlei de praia como produção de esporte de alto rendimento no Brasil. Após situá-lo no momento da modernidade, começou-se por levantar dados do esporte, ainda quando amador; em seguida, procurou-se resgatar os fatos que foram marcantes para que o esporte passasse de amador a profissional, até chegar à realidade atual. Foram feitas análises documentais, visitas a diferentes sites, entrevistas e recortes de noticiários para proceder a uma investigação que permitisse visualizar se de fato o vôlei de praia representa "cultura profissionalização" dentro dos novos paradigmas do esporte moderno e que processo o levou, ou não, à inserção nesse modelo. As atenções foram concentradas no período de 1986 a 2004, por ter sido o ano de 1986 aquele em que a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) passou a gerenciar o esporte no âmbito nacional e exercer o monopólio. Assim, sob sua gerência, ressaltou-se, em primeiro lugar, o processo de consolidação gerencial da CBV, por meio da criação de um departamento de vôlei de praia e de um manual normativo da prática da modalidade no País.
Palavras-chave: Vôlei de praia brasileiro. Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Esporte olímpico.
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1453 0 bytes Universidade de Brasília http://bdtd.ibict.br/busca/resultSimples.jsp |
Categoria: Educação Fisica Teses |
O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2012 |
Descrição:
SCAGLIA, Alcides Jose Com este estudo, busco apresentar e justificar a ideia de que o futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés pertencem ao mesmo universo, perfazendo um grande ecossistema, ao qual chamo de a Família dos jogos de bola com os pés. Para justificar a coexistência do futebol e dos jogos/brincadeiras de bola com os pés num mesmo ecossistema, inicio meu estudo procurando entender como se deu o processo de transição dos jogos/brincadeiras de bola com os pés para o jogo/esporte Futebol, compreendendo que este sofreu e continua a sofrer constantes ressignificações ao longo dos tempos. Sendo assim, depois de um breve passeio histórico, procuro alicerçar minhas análises, valendo-me de estudos relativos à teoria do jogo. Todavia, o jogo é um fenômeno estudado por distintas áreas do conhecimento, e as leituras dessas inúmeras interpretações e análises, levaram-me a entender o jogo como um ambientado sistema complexo. A partir dessa perspectiva, encontro nas unidades complexas (jogos), características sistêmicas integrativas e autoafirmativas. Ou seja, venho evidenciar as semelhanças e as diferenças entre o jogo/esporte Futebol e os demais jogos/brincadeiras de bola com os pés. Para tanto, saí a campo com a intenção de coletar informações junto às brincadeiras com a bola nos pés realizadas por crianças em campos e praças, em momentos de descontração e sem a coação de adultos, ou mesmo a obrigação de se estar lá brincando.
Palavras-chave: Jogos. Futebol. Teoria dos jogos. Esportes. Jogos de bola.
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5038 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
O lugar do brinquedo e do jogo nas escolas especiais de educação infantil |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2012 |
Descrição:
SILVA, Carla Cilene Baptista da
O presente trabalho buscou investigar o brincar de crianças com deficiência mental em escolas especiais de educação infantil. Para tanto, teve por objetivos: identificar os jogos e brinquedos disponíveis e mais utilizados; investigar como essas atividades eram realizadas e, por fim, investigar também a concepção sobre o brincar e seu significado, atribuído pelas professoras. Participaram da pesquisa 15 professoras de educação especial, de 5 escolas especiais da cidade de Campinas. Foi utilizado um questionário check-list para identificar a disponibilidade e a frequência de uso dos materiais lúdicos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para verificar como esses materiais eram utilizados e investigar a concepção e a importância do brincar entre as professoras. O referencial teórico deste trabalho reportou-se a autores como Itard, Séguin e Decroly, que representam as origens desta prática na educação especial, pois desenvolveram métodos e técnicas utilizando-se de jogos nas suas variadas acepções, aplicando-os a crianças deficientes mentais. Baseia-se também nos trabalhos sobre o jogo na educação e no desenvolvimento infantil, tendo como referência teórica Vygotsky, Leontiev e a perspectiva sociocultural representada por Brougère. A análise e a discussão dos resultados encontrados permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a utilização de jogos e brincadeiras na prática educacional com crianças deficientes mentais. Por fim, buscou-se contribuir para a valorização das capacidades dessas crianças, sugerindo alternativas de reorganização das estratégias de ação dos professores e de outros profissionais da área, com base em uma perspectiva lúdica.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência mental. Jogos. Brincadeiras. Brinquedos.
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2130 0 bytes Universidade de São Paulo http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Corpo-sujeito Kadiwéu: jogo e esporte |
Versão: pdf Atualização: 9/5/2012 |
Descrição:
VINHA, Marina
Corpo-Sujeito Kadiwéu: jogo e esporte – trata-se de um estudo realizado na UNICAMP/Faculdade de Educação Física/Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada/Laboratório de Antropologia Bio-cultural, na área de Ciências da Saúde, concentração em Atividade Física Adaptada e Saúde e linha de pesquisa Desenvolvimento Corporal no Contexto da Sociedade e Cultura. O termo corpo-sujeito Kadiwéu significa o indígena reconhecido por um modo de ser complexo, produzindo um modo de ser específico e necessitando de uma compreensão própria. O objeto de estudo da pesquisa foi o processo de mudança de comportamento, habitus e poder observados no corpo guerreiro Kadiwéu, da aldeia Alves de Barros, em situações de jogos tradicionais e esporte, no “tempo dos senhores” autogovernados, regidos por normas próprias, ditadas por senhores Kadiwéu] e no “tempo institucionalizado” [dividem o poder com o Estado]. Os objetivos do estudo foram: a) registrar o estado da arte dos jogos tradicionais Kadiwéu, estudando as relações entre estes e a emergência do esporte e b) contribuir na elaboração de ações co-participantes, relacionando cultura corporal e esporte. O estudo foi delimitado: a) geograficamente, à aldeia Alves de Barros, Terras Kadiwéu, Mato Grosso do Sul, Brasil; b) aos temas jogo tradicional e esporte e c) há pessoas com vínculos significativos com a questão investigada, obtendo informações que só essas pessoas podiam transmitir.
Palavras-chave: Jogos. Esportes. Indígenas brasileiros. Processo civilizador. Corpo.
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2965 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
A Educação Física no sistema educacional brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
CASTELLANI FILHO, Lino
Privilegiando o enfoque do arcabouço legal configurado em torno da Reforma Educacional Brasileira — na qual a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) se sobressai — desenvolvemos privilegiadamente, porém não exclusivamente, a análise de seu impacto na educação física brasileira, explicitando, em relação a ela, seu percurso, paradoxos e perspectivas. Ao assim fazê-lo nos atemos ao movimento nos bastidores da sua inserção e sedimentação no campo educacional, intenso e conflituoso, explorando as contradições de uma área que assiste seu espaço reduzir-se ao tempo em que mais apresenta possibilidades e motivos — que não aqueles sintonizados com a lógica oficial — de se fazer presente.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Política Pública. Política Educacional.
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7898 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Teses |
O processo Ensino-Treinamento da técnica e da tática no basquetebol do Brasil: Um estudo sob a óptic |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Valdomiro de
O objetivo geral da pesquisa foi explorar o conhecimento acumulado de técnicos brasileiros e professores do ensino superior em relação ao processo ensino-treinamento da técnica e da tática no basquetebol do Brasil. De forma especifica, buscou-se contextualizar os conteúdos e as estratégias metodológicas utilizadas por técnicos e professores do ensino superior para o processo ensino-treinamento dos fundamentos técnicos e dos sistemas defensivos e ofensivos nas diferentes categorias da formação desportiva: pré-mini, mini, mirim, infantil, infanto, cadete, juvenil e sub-21. A amostra foi constituída por 11 técnicos de basquetebol com representação em nível nacional e internacional e 11 professores universitários que atuam com basquetebol em universidades brasileiras. Como critério de seleção, os técnicos deveriam ser considerados referência no País e, para a seleção dos professores universitários, o critério foi a titulação mínima de Mestre e Doutor na área de Ciência do Desporto e/ou Mestre e Doutor que atuassem no ensino do basquetebol em universidades brasileiras.
Palavras-chave: Pedagogia. Basquetebol. Ensino-treinamento.
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1349 0 bytes Faculdade de Educação Física da Universidade Estad http:// |
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