Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Teses : 

Produções de Profissionais da Seed: Teses (5)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A educação a distância e o papel do tutor: contribuições da ergonomia Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
TORRES, Camila Costa

A história da humanidade é marcada por constantes transformações que alteram os modos de sobrevivência, de produção, de relacionamentos. As novas tecnologias respondem por transformações significativas nas sociedades humanas, merecendo destaque o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Os impactos das NTICs estão presentes em praticamente todas as esferas da vida humana, e este estudo dedica-se a compreender a repercussão do uso das NTICs no âmbito da educação, mais precisamente da Educação a Distância – EaD, enfocando o papel do professor-tutor. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a natureza do trabalho de tutoria, buscando compreender e delinear a atividade desenvolvida pelos tutores na EaD. Com base nas propostas teóricas e metodológicas da Ergonomia, o estudo apoiou-se na Análise Cognitiva da Tarefa – ACT, inspirada nos princípios da Análise Ergonômica do Trabalho – AET. A ACT tem como ponto central o estudo da interação entre os indivíduos, o sistema de trabalho e o ambiente do sistema de trabalho, por meio das suas atividades.

Palavras-chave: Educação a Distância. Ergonomia. Ergonomia cognitiva.



Downloads 22227  22227  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A construção do campo do conhecimento sobre as atividades físicas para idosos no Brasil Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa

Com o passar dos anos a relação entre o idoso e a atividade física se tornou extremamente comum na nossa sociedade. A mídia, o saber médico e o Estado propalam a importância de um estilo de vida ativo que potencializa as chances do alcance da longevidade. Esta tese buscou compreender como o campo das práticas de atividades físicas para os idosos se configurou na sociedade brasileira, já que em um passado recente essa relação era de afastamento. O referencial teórico que possibilitou a elucidação do problema do estudo foi a Teoria dos Campos proposta por Pierre Bourdieu (1983), que permitiu analogias e prováveis influências entre diversos campos sociais, primordialmente com o campo do idoso na perspectiva internacional, que por ser precursor serviu de exemplo para a construção do campo do idoso e o da atividade física brasileira. Acredita-se que o período compreendido entre os anos de 1960 e 1980 tenha sido fundamental dentro dessa dinâmica, configurando-se como o recorte temporal utilizado por este estudo. Para o alcance dos objetivos metodologicamente dividimos o campo das práticas de atividades físicas para idosos em dois subcampos: sendo o primeiro o da intervenção que representa as práticas físicas propriamente ditas e o segundo o da teorização/pesquisa que compreende a análise das publicações, tais como artigos, livros, periódicos além do conhecimento produzido nos programas de pós-graduação scricto-sensu em Educação Física. Também utilizamos a história oral como fonte primária que associada à fundamentação teórica do estudo, possibilitou articular e confrontar as informações obtidas. Através de seis entrevistas não estruturadas, do tipo guiada, com protagonistas elencados a partir da sua relevância na produção do conhecimento na área do idoso e/ou atividade física, construímos uma versão para o processo de gênese das práticas de atividades físicas para idosos no Brasil. As influências dos campos médico, econômico, político e educacional em maior ou menor escala acabaram por forjar o campo do idoso, disseminando seus diretos e deveres. Somente a partir dessa construção o campo das atividades físicas para os idosos se constituiu como um apêndice, principalmente para a classe média, deflagrando novas atitudes, condutas, percepções, enfim, uma mudança de habitus, um novo olhar que transformou o medo em confiança, a dúvida em certeza, o sedentarismo em dinamismo, a eminência da morte em ampliação de vida, enfim o arquétipo do homem moderno dos “novos velhos” brasileiros.

Palavras-chave: Idosos. Atividade Física. Teoria do Campo.

Downloads 18053  18053  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro  Site http://Boletim Educação Física
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!"Sacando" o voleibol: do amadorismo à espetacularização da modalidade no Brasil (1970 - 2000) Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
MARCHI JR., Wanderley

Este estudo tem como ponto de partida uma história de vida envolvendo o Voleibol como uma prática educacional, esportiva e de pesquisa acadêmica. Nesse contexto, definimos a história do Voleibol brasileiro nas últimas três décadas como objeto de estudo.

Palavras-chave: Voleibol. História e sociologia do esporte. Amadorismo. Espetacularização.

Downloads 16771  16771  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://
Avaliação: 9.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Motivação e esporte: um programa de intervenção das metas de realização em jovens atletas Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
SANTOS, Cláudia Maria Goulart dos

A proposta deste estudo foi desenvolver, aplicar e avaliar um programa de intervenção das metas de realização em jovens atletas de tênis de mesa de alto rendimento do Distrito Federal. O Programa teve como fundamentação teórica a Teoria Sócio-Cognitiva das Metas de Realização, trabalhando com os construtos do clima motivacional, orientação e envolvimento às metas; além do estabelecimento de objetivos e adequação do nível de ativação e ansiedade, pois são fatores determinantes para a manutenção do nível motivacional do atleta. Para a elaboração das tarefas das intervenções, trabalhou-se com ênfase nas habilidades mentais e motoras, buscando a autorregulação do atleta em momentos críticos do treinamento e de competições. Para avaliar a proposta, foi necessária a realização de um estudo preliminar, o Estudo 1, e para isso, a construção de instrumentos que avaliassem a percepção do clima motivacional de equipe (QPCME), a percepção do nível de ativação do atleta (QPNA), e a tradução de instrumento que avaliasse as orientações às metas dos atletas (TEOSQ). A amostra foi composta por 594 atletas de quatro modalidades (tênis de mesa, voleibol, atletismo e handebol), entre 13 e 18 anos de idade, sendo a média 15,86 e o desvio padrão 0,5, das cinco regiões do pais e representantes do sexo masculino (46,6%) e feminino (53.3%).

Palavras-chave: Motivação. Metas de realização. Orientação às metas. Clima motivacional. Envolvimento com as metas. Ansiedade a ativação.

Downloads 11570  11570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (1)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Importância do Jogador Liberonas acções ofensivas no jogo de Voleibol Popular Versão: 
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
LUCIANO, Sérgio Donizetti

O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
O presente estudo tem como objectivo geral verificar a importância da recepção executada pelo Jogador Libero (JL) nas acções ofensivas no Jogo de Voleibol. Para o desenvolvimento deste estudo foram analisados quatro (4) jogadores líberos e oito (8) jogadores prioritários em três (3) jogos durante a Liga Mundial 2004/2005 em Portugal. As equipas analisadas foram Brasil, Espanha, Grécia e Portugal, tendo sido observados 10 sets, que corresponderam a 366 acções de jogo ofensivo (recepção).

Palavras-chave: Voleibol. Jogador libero. Táctica. Técnica. Eficiência. Eficácia.

Downloads 10251  10251  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE DO PORTO  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!Validação de testes de flexibilidade da coluna lombar Popular Versão: PDF
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
ACHOUR JR., Abdallah

Esta pesquisa teve como principal objetivo, validar o teste de flexibilidade da coluna lombar (Testprop), utilizando-se da radiografia como teste critério e o teste flexibilidade da coluna lombar de Adrichem e Korst (1973) para o sexo feminino e masculino. Participaram 19 mulheres (média de idade = 23,2 anos e desvio padrão = 1,3) e 18 homens (média de idade = 22,3 anos e desvio padrão = 1,4), universitários, saudáveis e ativos do Curso de Educação Física e Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina - PR. Inicialmente, verificou-se a fidedignidade e objetividade dos testes de flexibilidade da coluna lombar (Testprop e Testeips). O coeficiente de correlação intraclasse mostrou que o teste de flexibilidade Testprop apresenta fidedignidade elevada para o sexo feminino (R = 0,86) e elevada para o sexo masculino (R = 0,85), e demonstrou haver objetividade moderada (R = 0,73) para o sexo feminino e elevada (R = 0,96) para o sexo masculino. Quanto ao teste de flexibilidade Testei ps, a fidedignidade foi elevada (R = 0,85) e (R = 0,86) para o sexo feminino e masculino, respectivamente. A objetividade do teste de flexibilidade Testei ps foi moderada (R = 0,62) para o sexo feminino e elevada para o sexo masculino (R = 0,91). Em relação à validade, o coeficiente de correlação de Pearson mostrou correlação baixa para o teste de flexibilidade Testprop (r = 0,11) para o sexo feminino e correlação moderada (r = 0,52) para o sexo masculino. No que diz respeito ao teste de flexibilidade Testeips, o coeficiente de correlação de Pearson foi baixo para o sexo feminino (r = 0,24) e moderado para o sexo masculino (r = 0,50). Concluiu-se que os testes de flexibilidade da coluna lombar Testprop e Testeips foram fidedignos e objetivos, mas não foram considerados válidos.

Palavras-chave: Flexibilidade. Teste. Coluna lombar. Validade.

Downloads 8654  8654  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Educação Física no sistema educacional brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
CASTELLANI FILHO, Lino

Privilegiando o enfoque do arcabouço legal configurado em torno da Reforma Educacional Brasileira — na qual a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) se sobressai — desenvolvemos privilegiadamente, porém não exclusivamente, a análise de seu impacto na educação física brasileira, explicitando, em relação a ela, seu percurso, paradoxos e perspectivas. Ao assim fazê-lo nos atemos ao movimento nos bastidores da sua inserção e sedimentação no campo educacional, intenso e conflituoso, explorando as contradições de uma área que assiste seu espaço reduzir-se ao tempo em que mais apresenta possibilidades e motivos — que não aqueles sintonizados com a lógica oficial — de se fazer presente.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Política Pública. Política Educacional.

Downloads 7971  7971  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Campinas  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968–1984) e a experiência cotidiana de profess Popular Versão: pdf
Atualização:  8/5/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de.

Este trabalho pretende debater, do ponto de vista da pesquisa em história da educação, as relações entre o aparato legal-institucional para a Educação Física brasileira de 1968 a 1984, e a apropriação dos professores escolares daquele aparato. Partindo da hipótese de que essas duas dimensões estavam imbricadas, infirma a tese corrente na historiografia de que os professores teriam sido conformados de forma unilateral pelas políticas oficiais, consonantes com uma perspectiva de dependência cultural dos países capitalistas desenvolvidos, mais especificamente, dos Estados Unidos. Como fontes privilegia a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, publicada pela Divisão de Educação Física do MEC, os Programas de Educação Física da Prefeitura Municipal de Curitiba de 1972 a 1983 e os depoimentos de professores atuantes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba naqueles anos.

Palavras-chave: História da Educação. Educação Física escolar. Ensino.

Downloads 7894  7894  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!As atividades aquáticas em espaços formais na cidade de Canoas/RS (Brasil) Popular Versão: 
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
POL, Doralice Orrigo da Cunha

Analisar a prática das atividades aquáticas em espaços formais na cidade de Canoas, RS, (Brasil), para a partir destes resultados sugerir critérios básicos para elaboração de um programa físico-educativo de atividades no meio líquido para a cidade.



Downloads 6717  6717  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Departamento de Fisiología, Universidad de León  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Teses
Fazer Download agora!A ginástica como área de conhecimento na formação profissional em Educação Física: encaminhamentos  Popular Versão: 
Atualização:  9/5/2012
Descrição:
RINALDI, Ieda Parra Barbosa

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo geral de investigar os saberes gímnicos necessários à atuação profissional, para a construção de uma proposta de estruturação da área de conhecimento da Ginástica para os currículos dos Cursos de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Alongamento (Fisiologia). Formação profissional.

Downloads 6181  6181  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNICAMP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 »