Categoria: Educação Fisica Teses |
O lugar do brinquedo e do jogo nas escolas especiais de educação infantil |
Versão: pdf Atualização: 16/5/2012 |
Descrição:
SILVA, Carla Cilene Baptista da
O presente trabalho buscou investigar o brincar de crianças com deficiência mental em escolas especiais de educação infantil. Para tanto, teve por objetivos: identificar os jogos e brinquedos disponíveis e mais utilizados; investigar como essas atividades eram realizadas e, por fim, investigar também a concepção sobre o brincar e seu significado, atribuído pelas professoras. Participaram da pesquisa 15 professoras de educação especial, de 5 escolas especiais da cidade de Campinas. Foi utilizado um questionário check-list para identificar a disponibilidade e a frequência de uso dos materiais lúdicos. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas para verificar como esses materiais eram utilizados e investigar a concepção e a importância do brincar entre as professoras. O referencial teórico deste trabalho reportou-se a autores como Itard, Séguin e Decroly, que representam as origens desta prática na educação especial, pois desenvolveram métodos e técnicas utilizando-se de jogos nas suas variadas acepções, aplicando-os a crianças deficientes mentais. Baseia-se também nos trabalhos sobre o jogo na educação e no desenvolvimento infantil, tendo como referência teórica Vygotsky, Leontiev e a perspectiva sociocultural representada por Brougère. A análise e a discussão dos resultados encontrados permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a utilização de jogos e brincadeiras na prática educacional com crianças deficientes mentais. Por fim, buscou-se contribuir para a valorização das capacidades dessas crianças, sugerindo alternativas de reorganização das estratégias de ação dos professores e de outros profissionais da área, com base em uma perspectiva lúdica.
Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência mental. Jogos. Brincadeiras. Brinquedos.
|
2186 0 bytes Universidade de São Paulo http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
A construção do campo do conhecimento sobre as atividades físicas para idosos no Brasil |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
TELLES, Silvio de Cassio Costa
Com o passar dos anos a relação entre o idoso e a atividade física se tornou extremamente comum na nossa sociedade. A mídia, o saber médico e o Estado propalam a importância de um estilo de vida ativo que potencializa as chances do alcance da longevidade. Esta tese buscou compreender como o campo das práticas de atividades físicas para os idosos se configurou na sociedade brasileira, já que em um passado recente essa relação era de afastamento. O referencial teórico que possibilitou a elucidação do problema do estudo foi a Teoria dos Campos proposta por Pierre Bourdieu (1983), que permitiu analogias e prováveis influências entre diversos campos sociais, primordialmente com o campo do idoso na perspectiva internacional, que por ser precursor serviu de exemplo para a construção do campo do idoso e o da atividade física brasileira. Acredita-se que o período compreendido entre os anos de 1960 e 1980 tenha sido fundamental dentro dessa dinâmica, configurando-se como o recorte temporal utilizado por este estudo. Para o alcance dos objetivos metodologicamente dividimos o campo das práticas de atividades físicas para idosos em dois subcampos: sendo o primeiro o da intervenção que representa as práticas físicas propriamente ditas e o segundo o da teorização/pesquisa que compreende a análise das publicações, tais como artigos, livros, periódicos além do conhecimento produzido nos programas de pós-graduação scricto-sensu em Educação Física. Também utilizamos a história oral como fonte primária que associada à fundamentação teórica do estudo, possibilitou articular e confrontar as informações obtidas. Através de seis entrevistas não estruturadas, do tipo guiada, com protagonistas elencados a partir da sua relevância na produção do conhecimento na área do idoso e/ou atividade física, construímos uma versão para o processo de gênese das práticas de atividades físicas para idosos no Brasil. As influências dos campos médico, econômico, político e educacional em maior ou menor escala acabaram por forjar o campo do idoso, disseminando seus diretos e deveres. Somente a partir dessa construção o campo das atividades físicas para os idosos se constituiu como um apêndice, principalmente para a classe média, deflagrando novas atitudes, condutas, percepções, enfim, uma mudança de habitus, um novo olhar que transformou o medo em confiança, a dúvida em certeza, o sedentarismo em dinamismo, a eminência da morte em ampliação de vida, enfim o arquétipo do homem moderno dos “novos velhos” brasileiros.
Palavras-chave: Idosos. Atividade Física. Teoria do Campo.
|
18054 0 bytes Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro http://Boletim Educação Física |
Categoria: Educação Fisica Teses |
A Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968–1984) e a experiência cotidiana de profess |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de.
Este trabalho pretende debater, do ponto de vista da pesquisa em história da educação, as relações entre o aparato legal-institucional para a Educação Física brasileira de 1968 a 1984, e a apropriação dos professores escolares daquele aparato. Partindo da hipótese de que essas duas dimensões estavam imbricadas, infirma a tese corrente na historiografia de que os professores teriam sido conformados de forma unilateral pelas políticas oficiais, consonantes com uma perspectiva de dependência cultural dos países capitalistas desenvolvidos, mais especificamente, dos Estados Unidos. Como fontes privilegia a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, publicada pela Divisão de Educação Física do MEC, os Programas de Educação Física da Prefeitura Municipal de Curitiba de 1972 a 1983 e os depoimentos de professores atuantes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba naqueles anos.
Palavras-chave: História da Educação. Educação Física escolar. Ensino.
|
7894 0 bytes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Teses |
A Educação Física no sistema educacional brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
CASTELLANI FILHO, Lino
Privilegiando o enfoque do arcabouço legal configurado em torno da Reforma Educacional Brasileira — na qual a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996) se sobressai — desenvolvemos privilegiadamente, porém não exclusivamente, a análise de seu impacto na educação física brasileira, explicitando, em relação a ela, seu percurso, paradoxos e perspectivas. Ao assim fazê-lo nos atemos ao movimento nos bastidores da sua inserção e sedimentação no campo educacional, intenso e conflituoso, explorando as contradições de uma área que assiste seu espaço reduzir-se ao tempo em que mais apresenta possibilidades e motivos — que não aqueles sintonizados com a lógica oficial — de se fazer presente.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Política Pública. Política Educacional.
|
7971 0 bytes Universidade Estadual de Campinas http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Dando voz às mulheres participantes do esporte universitário: contradições e desafios para a prátic |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
HILLEBRAND, Marinez Domeneghini
Este estudo pioneiro quanti-qualitativo, realizado no Parque Esportivo da PUC/RS entre abril e setembro de 2006, teve por objetivo compreender como a prática esportiva influenciou a qualidade de vida de 43 mulheres voluntárias e participantes do Esporte Universitário na PUC/RS. Desse total, 12 praticavam handebol; 11, futsal; 10, basquetebol; e 10, voleibol, com idades entre 17 e 26 anos. Na primeira fase do estudo, todas as participantes responderam a uma ficha de informações, a um Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL) e a uma ficha de dados complementares. Na segunda fase, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com quatro perguntas. Os dados coletados foram submetidos a uma avaliação estatística e a uma análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que essas mulheres possuem uma boa percepção de sua qualidade de vida para os cinco domínios avaliados pelo questionário (físico, psicológico, relações sociais, meio ambiente e geral). Dados como melhora da autoestima, saúde e organização, bem como a ampliação do leque de amizades e da capacidade de trabalhar em grupo, coletados por meio das entrevistas, reforçaram essa percepção positiva da qualidade de vida.
Palavras-chave: Qualidade de Vida. Mulheres. Esporte Universitário.
|
1205 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http:// |
Categoria: Educação Fisica Teses |
Crescimento físico e aptidão física relacionada à saúde em adolescentes rurais e urbanos |
Versão: pdf Atualização: 8/5/2012 |
Descrição:
GLANER, Maria Fátima
Este estudo, caracterizado como transversal, teve por propósito comparar o crescimento físico e a aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de adolescentes femininos e masculinos, residentes em áreas rurais e urbanas, bem como comparar os resultados com padrões critérios-referenciado estabelecidos por Marcondes (1982) para o crescimento físico e pela AAHPERD (1988) para a AFRS. A amostra foi composta por estudantes voluntários, das redes públicas de ensino, totalizando 1.420 sujeitos. Destes, 447 são moças urbanas e 252 rurais; 435 são rapazes urbanos e 286 rurais, com idades entre 10,50 a 17,49 anos.
Palavras-chave: Aptidão física. Crescimento físico. Saúde.
|
881 0 bytes Universidade Federal de Santa Maria http:// |
|