Categoria: Física Teses |
Simulação e modelagem computacionais como recursos auxiliares no ensino de Física Geral |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
ARAÚJO, Ives Solano
O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensino-aprendizagem de Física através de abordagens didáticas envolvendo o uso de atividades de simulação e modelagem computacionais em um ambiente de atividade colaborativa presencial. Num primeiro estudo, realizado a partir de uma metodologia quantitativa, avaliou-se o desempenho dos alunos em testes que tinham como tópico a interpretação de gráficos da Cinemática, antes e depois de trabalharem com atividades de simulação e modelagem computacionais em atividades extra-aula. Os resultados deste primeiro estudo mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes do grupo de controle, submetidos apenas ao método tradicional de ensino. Na sequência, foram realizados outros dois estudos dentro de uma metodologia qualitativa, em que o foco estava no processo de ensino-aprendizagem que ocorre em ambiente de sala de aula. Foi utilizada uma abordagem que envolveu, além das atividades computacionais, um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento das relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si. A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. O referencial de Halloun sobre modelagem esquemática também foi utilizado. Os resultados sugerem que as atividades de simulação e modelagem computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física. Sugerem, também, que a atividade colaborativa presencial contribui positivamente para esse tipo de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Física. Métodos computacionais. Modelagem.
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1480 0 bytes Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/5771 |
Categoria: Física Teses |
Projeto, construção e teste de uma rede de microondas para alta potência |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
FIGUEREDO, Militão Vieira
Neste trabalho é apresentado o projeto da rede de micro-ondas do acelerador de elétrons Microtron, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. A finalidade da rede é a de, a partir de uma válvula klystron de 50 kW, operando em regime de onda contínua, distribuir a energia de micro-ondas para as quatro estruturas aceleradoras e sistema picotador e agrupador. Os componentes da rede são apresentados do ponto de vista de projeto, construção e testes. Destaque é dado ao Sistema de Controle de Fase e Potência (SCFP) das estruturas aceleradoras, que obteve desempenho satisfatório em seu funcionamento. Os resultados obtidos proporcionam ao projeto do acelerador avançar para a etapa de integração destes componentes, configurando a rede, cujo traçado esta definido.
Palavras-chave: Aceleradores. Alta potência. Controle da fase e potência. Micro-ondas.
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1129 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-17062003-154038/ |
Categoria: Física Teses |
Problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não-linear |
Versão: pdf Atualização: 28/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Aluizio Torres da
Este trabalho versa sobre difusão anômala, dando ênfase a problemas de contorno envolvendo as equações de difusão normal, fracionária e fracionária não linear. Investigamos várias equações de difusão que estendem do caso usual até a difusão fracionária não-linear em N-dimensões, para a qual consideramos um coeficiente de difusão com dependência espacial e temporal. Para essas equações, obtivemos uma nova classe de soluções, que está relacionada com o comportamento da cauda da função. A solução desta equação pode ser expressa em termos das funções q-exponenciais e q-logaritímicas, presentes no contexto da termoestatística generalizada (formalismo de Tsallis). Também consideramos uma força externa e um termo de fonte cuja solução obtida mostra uma difusão não usual na distribuição e, dependendo da escolha dos parâmetros, pode apresentar uma cauda longa ou compacta, que pode estar relacionada à difusão anômala. Neste sentido, pensando no formalismo de caminhantes aleatórios, correspondem uma mudança na distribuição do tempo de espera entre saltos. Em um segundo momento, analisamos um contexto com equação de difusão fracionária em N-dimensões com simetria radial, limitada a uma região e sujeita às condições de contornos pertinentes. Também estudamos a mudança originada nesta equação pela inclusão do coeficiente de difusão com dependência temporal e o termo de reação e, com isso, produzindo diferentes regimes difusivos na solução. Esperamos que os resultados encontrados sejam úteis para estudar sistemas onde a difusão anômala esteja presente.
Palavras-chave: Difusão normal. Difusão anômal. Equação fracionária.
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5053 0 bytes UEM http://www.pfi.uem.br/pfi/disserta_teses/teses_pdf/aluizio_torres_da_silva_2009.pdf |
Categoria: Física Teses |
O funcionamento de textos divergentes sobre energia com alunos de Física |
Versão: pdf Atualização: 25/4/2013 |
Descrição:
MACHADO, Jose Luis Michinel
Na origem deste estudo está meu desacordo com a maneira como a noção de energia e outras que são constitutivas de sua estrutura conceitual são trabalhadas nos livros didáticos de Física para a educação superior. Está também a compreensão de que o texto escrito é apenas um dos fatores de desenvolvimento de conhecimento pelo aluno, em uma relação que implica as condições de produção da leitura. Neste trabalho me questiono se a divergência é um mediador didático que, exposto através da leitura, pode ativar deslocamentos conceituais, que permitam reconstrução conceitual da noção de energia pelos alunos. Busca-se compreender o funcionamento da leitura de textos divergentes sobre a energia por estudantes de física e promover deslocamentos nas suas significações dessa noção. O critério para a seleção dos textos, pensados como mediadores neste trabalho, foi que promovessem a divergência própria da atitude crítica. A diversidade de textos está relacionada à física clássica e aos trabalhos de Prigogine, os quais apontam para uma racionalidade que repensa o papel do tempo na física. A perspectiva de Bachelard auxiliou-nos a compreender o desenvolvimento do conhecimento científico, com a proposta do conceito-estrutura de perfil epistemológico, ampliado por Mortimer no seu conceito de perfil conceitual, que engloba aspectos ontológicos. As formulações teóricas de Vygotski, relacionadas com o desenvolvimento conceitual no indivíduo, ajudaram-me no entendimento dos processos de mediação simbólica e social que ocorrem na sala de aula. A análise de discurso, como explanada por Pêcheux e Orlandi, foi básica para compreender a dinâmica e o funcionamento social da linguagem, em particular as interlocuções produzidas em uma relação polêmica, no espaço da aula universitária.
Palavras-chave: Leitura. Textos. Energia. Física. Ensino superior.
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2116 0 bytes Unicamp http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000223218 |
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