Categoria: Inglês Teses |
Leituras de Shakespeare: da palavra à imagem |
Versão: Atualização: 7/5/2012 |
Descrição:
NUNES, Glória Elena Pereira
O papel que o leitor exerce na construção de sentido do texto literário é semelhante ao do espectador na apreensão da imagem cinematográfica. As adaptações literárias para o cinema são, efetivamente, releituras críticas do texto-fonte, e, no caso de Shakespeare, recriações da quebra do ficcional construída pelo dramaturgo. Ao proporem uma narrativa que conscientiza o espectador da artificialidade do fazer cinematográfico, os diretores ora analisados desconstroem a ideia de um cinema cópia do real, ao mesmo tempo em que, como Shakespeare, convocam o espectador a realizar uma outra significação para a obra.
Palavras-chave: Shakespeare. Cinema. Adaptações literárias. Leitor e espectador.
|
6781 0 bytes Universidade Federal Fluminense http:// |
Categoria: Inglês Teses |
A compensação da imobilidade nos cronotipos oníricos: uma leitura da trilogia Blood in the Sun |
Versão: Atualização: 30/4/2012 |
Descrição:
CARBONIERI, Divanize
Os romances Maps, Gifts e Secrets, pertencentes à trilogia Blood in the sun do escritor somali Nuruddin Farah, apresentam duas camadas narrativas em suas composições: uma dada pelos eventos ficcionais que ocorrem quando os personagens estão despertos e a outra pelos inúmeros sonhos inseridos neles. No espaço da vida de vigília, os protagonistas dessas obras experimentam uma grande imobilidade, estando impossibilitados de alterar a realidade política de seu país, a Somália, e de efetivamente transformar suas próprias vidas. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a experiência onírica proporciona, então, uma compensação para a inatividade a que estão condenados.
Palavras-chave: Imobilidade. Compensação. Narrativa onírica. Cronotopos oníricos. Nuruddin Farah.
|
1404 0 bytes Universidade de São Paulo (USP) http:// |
|