Categoria: Língua Portuguesa Teses |
A arte dos "quadrinhos" e o literário: a contribuição do diálogo entre o verbal e o visual para a r |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Maria Cristina Xavier de
A interação entre diferentes linguagens e meios artísticos é uma das marcas presente no processo de comunicação humana, sobretudo hoje em dia. Um dos aspectos que se destaca nessa interação é a constante revisitação de obras que são re-elaboradas em diferentes suportes comunicativos. É o que ocorre quando temos o diálogo entre os quadrinhos e a literatura, artes que trabalham com a narratividade e que trazem em si peculiaridades que as definem como importantes meios de veiculação e propagação de idéias, valores e ideologias. Nesse estudo procuramos abordar a relação entre os dois meios artísticos destacando se tal diálogo propicia uma reprodução ou questionamento das tradições culturais, atualizando-as (ou não) a partir de sua transposição de uma arte para outra. A partir de teorias que versam sobre quadrinhos, intertextualidade, dialogismo, história da arte e da literatura e outras, traçamos um painel das diversas relações que se estabelecem entre obras criadas nos quadrinhos a partir do material literário, e que se revelam por meio de uma gradação em que temos desde obras que remetem diretamente ao texto clássico literário até aquelas que procuram fazer dos elementos oriundos da literatura um mote para o desenvolvimento de novas produções em quadrinhos. Também num movimento contrário, procuramos mostrar como os quadrinhos fornecem material para a criação de obras na literatura e como sua linguagem múltipla pode atuar em conjunto com o texto literário para a construção de obras mistas.
Palavras-chave: Quadrinhos. Literatura. Linguagem. Narrativas. Dialogismo.
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1827 0 bytes Biblioteca Digital da USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-30012009-154912/pt-br.php |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
As narrações da cultura indígena da amazônia: lendas e histórias |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COELHO, Maria do Carmo Pereira
Esta pesquisa fez um levantamento das características discursivas do gênero lenda a partir do estudo das lendas da Amazônia, tal como foram compiladas em dois grupos de textos: a coletânea Shenipabu Miyui (2000), resultado dos registros feitos por professores indígenas do Acre, e as coletâneas Estórias: Lendas da Amazônia (Mello, 1997), Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros (Silva,1997) e Lendas da Amazônia (Minharro, s/d) organizadas por pesquisadores de diversas áreas. Em função de nosso objetivo principal – fazer um esboço de caracterização discursiva do gênero lenda - optamos por adotar como eixo téorico central o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart, 1997), para tratarmos com maior profundidade dos aspectos diretamente ligados à produção dos textos selecionados. Para dar maior amplitude à essa análise, também recorremos a outros estudos relativos a gêneros e produção textual (Bakhtin, 1953/1997; Dolz & Schneuwly 1997; Machado, 1998), bem como por àqueles especificamente voltados para o estudo e classificação de lendas (Jabouille, 1986/1994; Oliveira, 1951).
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9642 0 bytes Site do LAEL http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Elementos Sobres a Formação de Gêneros Discursivos: A Fase "Parasitária" de uma Vertente do Gênero d |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SOBRAL, Adail Ubirajara
Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do conceito bakhtiniano de gênero discursivo tanto em termos teóricos como mediante a proposição de uma metodologia de estudo do gênero discursivo que busca abarcar os três planos que com ele se articulam – o do texto, o do discurso e o da esfera de atividades – em seus aspectos de produção, circulação e recepção, destacando assim a centralidade das relações enunciativas na criação de sentidos no discurso. Em termos teóricos, enfatiza o trabalho arquitetônico-autoral envolvido na produção do discurso e em sua inserção “genérica”, buscando com isso resgatar o conceito de gênero da redução ao plano composicional, temático e estilístico. De cunho translingüístico e transdisciplinar, busca englobar no estudo do gênero os planos lingüístico, textual e discursivo, numa proposta de análise discursiva “pura”, percorrendo algumas das principais teorias do texto, do discurso e do gênero, bem como áreas como a psicanálise, a filosofia, a geo-história, a semiótica greimasiana e os estudos religiosos. Seu objeto são as estratégias inter-genéricas mediante as quais a vertente psico-cósmica do gênero de auto-ajuda, em seu sentido de livros que propõem regras de comportamento em geral, vem se formando como gênero, examinando com esse fim 4 livros da vertente estudada, a par de levar em conta não apenas vários livros das várias vertentes do gênero como também algumas “réplicas” de gêneros “parasitados”, incluindo livros que se apropriam de recursos usados pela vertente em questão.
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829 0 bytes http://www.pucsp.br/pos/lael/lael-inf/def_teses.html |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Construção de um sistema computacional para suporte à pesquisa em fonologia do português do Brasil |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VASILÉVSKI, Vera
Esta pesquisa apresenta e discute a construção de um programa computacional que descodifica o sistema verbal escrito oficial do português do Brasil em símbolos fonológicos. A motivação para construir o programa veio do alto grau de transparência do sistema alfabético do português do Brasil, que levou à suposição de que tal transparência corresponde ao nível em que o sistema alfabético é lógico. A conversão baseia-se em um alfabeto fonológico, em que se usam as fontes do International Phonetic Alphabet (IPA). O aplicativo lê massas de dados relativamente grandes e fornece relatórios de conversão fonológica e relatório estatístico dos fonemas dos textos convertidos. Juntamente com o programa, dão-se alguns passos para se desenvolver metodologia própria para formação e tratamento de corpus lingüístico fonológico. Testes preliminares, feitos a partir de um corpus fonológico montado com base nos pressupostos da teoria pertinente, indicam que o aplicativo reproduz a parte do sistema verbal escrito que é previsível por regras de descodificação fonológicas, com aproximadamente 98% de acerto, e o sistema verbal escrito todo, com acerto mínimo de 95%. Ainda, o programa fornece a tonicidade das palavras da língua portuguesa com acerto superior a 99%, e o relatório estatístico mostra os padrões de distribuição fonêmica do português. A pesquisa revela que esses porcentuais aumentarão mediante novos estudos, portanto, confirma-se que a elevada previsibilidade do sistema alfabético do português do Brasil dá-se por ele ser fundamentado em intuições fonológicas. Um aplicativo dessa natureza pode ser ferramenta auxiliar na pesquisa e no ensino de alfabetização, na fonologia, na literatura e em outras áreas.
Palavras-chave: Sistema alfabético do português do Brasil. Lingüística computacional. Lingüística de corpus. Intuições fonológicas. Previsibilidade.
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5104 0 bytes UFSC http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
A realidade da ficçăo: uma contribuiçăo do jornalismo à literatura dos anos 70 |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
Gil, Fernando Cerisara
As relações entre jornalismo e literatura no Brasil remontam à chegada da imprensa no início do século XIX. Desde então há uma contaminação incessante, em menor ou maior grau, tanto no que diz respeito à natureza da linguagem quanto às funções exercidas pelos dois gêneros em cada contexto específico. Este trabalho tem como propósito revelar a proximidade existente entre jornalismo e literatura em dois períodos da nação brasileira, marcados por transformações econômicas, políticas e sociais de toda ordem, e também pela exclusão social. Assim como no início do século XX, na fase pós-proclamação da República, na década de 70, durante o regime militar, a figura do escritor-jornalista entra em cena para expor as fraturas da nação por meio de uma literatura compromissada com a realidade mais imediata. Inaugurada com Euclides da Cunha, ganha maior dimensão com Lima Barreto, para retornar de forma mais efetiva nos anos 70, agora sob um novo padrão estético, com a utilização de processos e técnicas experimentais. Isso é demonstrado nesta tese a partir da análise de três obras: "A festa", de Ivan Angelo, "Ô Copacabana!", de João Antônio e "Reflexos do baile", de Antonio Callado. Em todas, em que pesem as especificidades, a literatura se serve da linguagem e da função jornalística para revelar um projeto de nação, em meio aos procedimentos da censura e ao cerceamento da liberdade de expressão.
Palavras-chave: Jornalismo e literatura. Regime militar. Década de 70.
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467216 0 bytes UFPR http://dspace.c3.ufpr.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Teses |
Terrorismo na literatura de Eça de Queirós |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
HARMUCH, Rosana Apolonia
No período compreendido entre o final do século XVIII e ao longo do XIX estabeleceu-se uma crise de valores no âmbito das produções literárias. Colocados em xeque os critérios clássicos de valoração, instaurou-se o que Leyla Perrone-Moisés chamou de ‘mal-estar da avaliação’. Uma das consequências dessa instabilidade foi o fato de que os próprios escritores passaram a produzir discursos cuja tônica era a teorização da literatura. Prefácios, posfácios, cartas, textos jornalísticos etc. foram transformados em veículos provocadores da reflexão sobre o fenômeno literário. Além desses textos desenvolvidos em paralelo às obras ficcionais, muitos escritores inseriram essa auto-reflexão na própria ficção. Em conjunto, esses textos representam o que Antoine Compagnon chamou de terrorismo teórico. O leitor, fosse ele representado pelos outros escritores, fosse o público num sentido mais genérico e, portanto, menos especializado, passou então a ser constantemente convocado a participar ativamente desse processo. A interlocução com o leitor foi uma das estratégias terroristas mais utilizadas.
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