Categoria: Educação Fisica Monografias |
A arte de crescer gingando: os benefícios que a capoeira pode trazer no desenvolvimento global |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CASSIANO, Núbia Nogueira
E é com esse intuito que essa pesquisa foi realizada, demonstrar aos leitores os benefícios proporcionados pela arte aos seus praticantes, o poder que a capoeira tem em reverter situações , em mudar vidas e trazer uma esperança à crianças que, provavelmente, não teriam um futuro promissor devido à sua classe social ou, por outro lado, quando vivem em uma situação econômica estável, se entregam ao sedentarismo dedicando todo o seu tempo livre aos vídeo games e computadores ou, até mesmo, ás drogas.
|
5578 0 bytes Universidade de Uberaba http://www.boletimef.org |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A dança promovendo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
PINTO, Nádia Maria da Silva O presente estudo pretende abordar a Dança Promovendo a Melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas da Terceira Idade. Mostrando como a dança pode ser utilizada como promotora de qualidade de vida para terceira idade, amenizando assim os problemas decorrentes do processo de envelhecimento nos aspectos psicossociais e biológicos. O estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, na qual na primeira parte foi necessário fazer um resgate da história da dança desde o seu surgimento, passando por toda a sua evolução até os dias de hoje. Na segunda parte, o estudo discute como acontece o processo de envelhecimento nos aspectos psicológicos, biológicos e sociais, além de uma breve conceituação do que significa velho e idoso. E na terceira e última parte foi apontado como a dança pode auxiliar na melhora da qualidade de vida da pessoa da terceira idade, fazendo com que através da prática da dança os efeitos decorrentes do passar da idade sejam amenizados. É preciso que a sociedade passe a ver essas pessoas com outros olhos, são seres como nos e que ao contrário do pensam são muitos produtíveis, pois eles têm muito a nos ensinar. Este trabalho vem mostrar às pessoas da terceira idade que como diz a música de Gonzaguinha devem “viver sem ter a vergonha de ser feliz”.
Palavras-chave: Dança. Terceira Idade. Qualidade de Vida.
|
21094 0 bytes Faculdades Integradas de Itapetininga, Fundação Ka http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A formação do Super-Homem Nietzscheano através da Educação pelo e para o ócio |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe
Através de uma perspectiva genealógica do conhecimento que se preocupa com o valor e o sentido das coisas, buscou-se experimentar o pensamento educacional, transvalorando-o por completo pelo conceito de (des)educação. Tal proposta vem acompanhada de outras duas: a transvaloração do ócio face à redução da valorização do trabalho, e a adoção do Super-Homem – o homem superado por si próprio – como figura apropriada para este novo paradigma educacional. No capítulo Genealogia do Ócio, discute-se como se procedeu a mudança de sentidos do ócio ao longo da história e, adiante, examinam-se os motivos do início da decadência da educação pelo e para o ócio na Grécia trágica. Traça-se, a partir disso, um esboço de como fazer para desconstruir a educação hoje existente, em favor da educação pelo e para o ócio. O método genealógico, levado a uma experimentação diferente e nova, coloca instrumentos variáveis na genealogia e investiga a noção de Super-Homem – o que é e como pode ser interpretada no contexto pedagógico. No aspecto normativo, a presente tese amarra o argumento com fortes nós – para aqueles que tentem desatá-los, que falhem em sua própria ruína.
Palavras-chave: Educação. Nietzsche. Super-Homem. Ócio. Educação Física.
|
8548 0 bytes UNICENP http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Dança no contexto escolar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARBONERA, Daniele; CARBONERA, Sergio Antonio
Na criança a dança aparece muito cedo, logo que ela domina a marcha e assim também percebemos que ela se perde cedo, seja por vergonha, repressão ou ate mesmo por falta de estímulos de profissionais que muitas vezes deixam de trabalhar esse conteúdo por pensarem que não sabem ou por acharem difíceis de serem ensinados. Nesse contexto o presente estudo se deve ao fato de mostrar para os profissionais de Educação Física, que eles devem se arriscar mais a trabalhar com este conteúdo, porque de fato é tão importante e não tem nenhum segredo para seu ensinamento, alem de fazer parte da disciplina de Educação Física. E para isso não é preciso formar nem um bailarino na escola, é preciso apenas libertar os movimentos e trabalhar as expressões. Com uma única represalha, os cuidados com o tipo de música que vai trabalhar dentro da escola. Assim o presente estudo tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e professores para as aulas de dança na escola. E a metodologia utilizada para o estudo foi de uma pesquisa descritiva com a revisão de várias literaturas, a fim de firmar a importância de se trabalhar com a dança no contexto escolar.
Palavras-chave: Dança. Escola. Movimento.
|
95209 0 bytes Faculdade Iguaçu-ESAP http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Língua de Sinais para a melhoria da socialização dos alunos com deficiência auditiv |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
COSTA, Marcelo Pereira; RODRIGUEZ, Carmem Ledir Wouters
O objetivo principal deste trabalho foi promover a socialização entre alunos e professores dessa escola, buscando melhorar a comunicação nas atividades diárias, através da utilização da LIBRAS. O presente projeto foi de grande importância para o desenrolar das atividades da escola, pois, através do ensino da LIBRAS, despertou nos alunos o interesse pela descoberta de uma nova forma de linguagem, que possibilitou a fluência da comunicação e de entendimento entre todos os componentes da classe, utilizando-se de formas alternativas de comunicação não oral, promovendo uma melhor socialização entre os alunos com deficiência auditiva e os demais colegas e professores.
Palavras-chave: Educação especial. LIBRAS. Educação inclusiva.
|
8007 0 bytes Faculdade Padre João Bagozzi http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância dos jogos de luta na aprendizagem do karatê-dô |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
SOUZA, Carlos Roberto Pantoja de
Esta pesquisa foi elaborada através de estudo de caso e de levantamento bibliográfico, onde se procurou estudar o que autores de diversas áreas ressaltam em seus trabalhos, sobre a importância do lúdico no universo da formação humana, com a implantação da prática de jogos, de brincadeiras e de lutas lúdicas em assistência às aulas de karatê infantil. Com o objetivo geral de verificar se essas atividades lúdicas auxiliam no aprendizado do karatê. Como objetivo específico de analisar se essa metodologia contribui para o melhor desenvolvimento dos fatores motores, cognitivos e afetivo-sociais, servindo como fator de motivação para crianças de 05 a 08 anos. A pesquisa foi realizada através de grupos de controle, formados por 20 crianças, 2 grupos de 10 crianças de 05 a 08 anos, alunos de Karatê dos Colégios La Salette, Pequeno Construtor, Luiza Martins e da turma para crianças da academia Biophysik. A metodologia foi realizada por um período de 2 meses, onde em um grupo se utilizou jogos, brincadeiras e lutas lúdicas e no outro a metodologia tradicional, somente com a utilização das repetições das técnicas do Karatê.
Palavras-chave: Karatê-Dô. Lúdico. Crianças.
|
24079 0 bytes Universidade Estadual Vale do Acaraú http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência da mídia na obesidade de crianças e adolescentes |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
CARNEIRO, Vinícius Guimarães
Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da mídia, equipamentos eletrônicos e o meio em que vivem crianças e adolescentes na gênese da obesidade. Devido à violência e às facilidades do mundo atual, crianças e adolescentes estão cada vez mais permanecendo em suas casas e, assim, não praticam a atividade física necessária para uma vida ativa e saudável e, por consequência, tornam-se sedentários. Sabe-se que a obesidade é uma situação que envolve diversos fatores e, entre eles, o sedentarismo é o que realmente se torna mais evidente. Pais pouco presentes tendem a deixar seus filhos diante da televisão, computadores ou videogames, para que estes aparelhos atuem como um tipo de “amigo” que está ali para proporcionar divertimento. Como pode-se comprovar, a mídia influencia os hábitos diários e de compra em crianças e adolescentes, além de vender um ideal estético que muitas vezes não é palatável à realidade destes indivíduos, podendo originar nos casos mais graves transtornos alimentares ou o uso de substâncias para a mudança da composição corporal para atingir o padrão midiático. Comprovar-se-à que existem aspectos positivos nestes aparelhos, tais como o benefício em alguns aspectos motores e cognitivos, como tempo de reação e treinamento mental, além de estarem sendo utilizados como auxiliar no tratamento de doenças e recuperação de indivíduos de todas as idades. Considera-se então que estas tecnologias são benéficas, assim como parte das informações que trazem consigo, mas os pais e responsáveis nunca podem abrir mão do controle sobre o tempo e as informações às quais estes indivíduos em formação vão ter acesso. A atividade física nunca pode ser deixada de lado, ao preço do risco de sedentarismo, obesidade/sobrepeso e síndromes metabólicas graves. A combinação de interação social, atividades físicas e informação é ideal para o completo desenvolvimento do indivíduo.
Palavras-chave: Obesidade. Tecnologia. Atividade física.
|
23780 0 bytes Universidade de Ribeirão Preto http:// |
|