Categoria: Educação Fisica Monografias |
“Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá |
Versão: PDF Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
JANNUZZI, Luciano
No presente trabalho realizei uma pesquisa bibliográfica sobre a capoeira, conceituando suas dimensões através da análise histórico-filosófica, dividindo seus tratamentos em Dança, Luta, Jogo, Arte e Educação Física considerando suas características como tais e estudando suas possibilidades para assimilar cultura, enumerando assim as contribuições para a área da Educação Física, ou seja, para o âmbito da Educação. Através das análises transcorridas durante o trabalho percebemos o quanto essa manifestação cultural presente em nosso país e hoje difundida em todo o mundo, vêm sendo valorizada e indicada para proporcionar novos conhecimentos ao ser humano. Depois de estudar e analisar as dimensões da capoeira percebemos que se tratarmos essa manifestação como uma arte, ampliamos seus horizontes e perpetuamos sua cultura, rompendo preconceitos e aumentando suas possibilidades enquanto instrumento de promover educação, ultrapassando barreiras e limites ditados pela sociedade, ou seja, a padronização, regramento e enquadramento. Chegamos à consideração final que a capoeira não pode ser transformada em um esporte, pois fazendo essa delimitação, perdemos características essenciais que sobreviveram diante do compromisso dos mestres antigos em estarem transmitindo toda a tradição e transformaremos essa arte em mais um produto descartável da indústria cultural.
Palavras-chave: Capoeira, Educação Física, Arte.
|
5631 0 bytes Espírito Santo do Pinhal: UNIPINHAL , 2007. http://ebookbrowse.com/gdoc.php?id=197269148&url=5f1a952777bd20af231e8e801c6d0852 |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Discutindo Valores Humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “educare” |
Versão: pdf Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe
O objetivo do presente estudo foi promover os valores humanos (paz, amor, ação correta, verdade, não-violência) a partir de práticas originárias do conteúdo da Educação Física (ginástica, luta, dança, jogos e esporte) sempre abordado com os estudantes através da ludicidade e das técnicas propostas pelo método “educare”. O microambiente escolar da prática pedagógica foi a Escola Municipal (EM) Santa Ana Mestra, escola da Rede Municipal de Ensino (RME) da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). A escola possui um total de 768 alunos matriculados, sendo 390 no turno matutino. Destes, 175 participaram da pesquisa. A pesquisa foi de caráter aplicado qualitativo, tendo como instrumento metodológico a pesquisa-ação, em quatro etapas: diagnóstico, ação – que foi subdividida em duas sub-etapas: planejamento e ação propriamente dita -, avaliação e reflexão. Os resultados da aplicação desse método foram: o diagnóstico da realidade de indisciplina e dos problemas de convivência entre os estudantes, o planejamento pedagógico unindo os valores humanos e as práticas da cultura corporal, os relatórios da aplicação das aulas planejadas, a melhora no nível de desenvolvimento moral de duas turmas avaliadas, e a reflexão dos estudantes sobre o método a que estiveram expostos durante a pesquisa. É possível afirmar que o método “educare” é um instrumento pedagógico coerente com o objetivo de tentar transformar/aprimorar o caráter das crianças e, por conseqüência, a convivência das crianças no ambiente escolar e em outros ambientes.
|
2152 0 bytes Faculdades Integradas “Espíritas” http://contribuição do professor |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Raízes étnicas da capoeira |
Versão: PDF Atualização: 29/2/2012 |
Descrição:
MARTINS, Bruno Rodolfo
Este estudo pretende auxiliar as pessoas, capoeiras, acadêmicas ou afins, no debate sobre tradições nas manifestações culturais afro-brasileiras e, de forma incisiva, na própria capoeira. Percebemos em várias destas manifestações algumas questões atreladas à valorização de uma ou outra tradição em detrimento de outras, e desejamos descobrir e aprofundar o que é ser tradicional e quais os sentidos e suas implicações no mundo que vivemos hoje. Buscamos aspectos históricos sobre as origens da capoeira, remontando ao século XIX, para problematizarmos diante da chamada “institucionalização”, que demarca e funda tradições no começo do século XX e altera profundamente as perspectivas da capoeira e sobre a capoeira. Experimentamos, no intuito de procurar aproximações étnicas, comparar a capoeira com outras manifestações que teriam uma mesma descendência cultural africana. Após analisarmos tais discursos acadêmicos, fomos ao encontro dos discursos de capoeiras procurar evidências, convergências e divergências entre estes. As raízes étnicas da capoeira podem continuar obscuras, mas os discursos de tradição estão postos para as análises, reflexões e proposições.
|
5895 0 bytes Departamento de História, Faculdades Integradas Si http://boletimef.org/biblioteca/2758/Raizes-etnicas-da-capoeira |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A oferta de esporte para surdos em Curitiba |
Versão: pdf Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ROMUALDO, Evelyn Bettinelli.
Este estudo teve como objetivo investigar a oferta de esporte para os surdos em Curitiba, nos níveis de Esporte Escolar, Esporte Participação, Esporte Social e Esporte de Rendimento. Foram entrevistadas dezessete instituições que trabalham com surdos, entre elas todas as escolas especializadas para surdos, quatro escolas regulares, três igrejas, uma universidade, a Associação de Surdos de Curitiba, a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Curitiba e a Federação Desportiva Paranaense de Surdos. Há desconhecimento por grande parte das instituições e dos professores de Educação Física sobre como pode acontecer a participação de surdos em campeonatos esportivos. Concluiu-se que em Curitiba existe interesse da parte dos surdos e das instituições que os atendem em participar de campeonatos esportivos, juntamente com os ouvintes, como também somente entre os surdos, em todos os diferentes níveis de esporte (escolar, participativo, social e de rendimento).
Palavras-chave: Surdo. Esporte. Campeonatos.
|
4286 0 bytes Fauldade Dom Bosco http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Sugestão de uma periodização para o voleibol "amador" de duplas na areia masculino |
Versão: Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
MARQUES JUNIOR, Nelson Kautzner
O voleibol na areia começou nas praias norte-americanas, sendo introduzido no Brasil por volta de 1933, em frente do hotel Atlântico e Londres, em Copacabana, pelo carioca Altamiro da Fonseca Braga (Peixoto, 1992). Logo a modalidade se difundiu pelas praias do Rio de Janeiro, as redes mais famosas, localizadas em Copacabana e Ipanema (Vlastuin e Pilatti, 2005), eram freqüentadas por jogadores de clubes e seleções. Inicialmente as partidas eram 6 contra 6, mas como faltava um, jogava-se com menos atletas (Coqueiro, 1990). Percebeu-se que o jogo de duplas era mais emocionante e exercitava todos os fundamentos, auxiliando os jogadores dos clubes em otimizar a sua performance. O impulso do voleibol na areia aconteceu em 1985 e 1986, com o 1° e 2° Hollywood Volley, com medalhistas olímpicos do Brasil e dos Estados Unidos, também participando as “musas” brasileiras e as excelentes jogadoras norte-americanas (Prado, 1994).
Palavras-chave: Treinamento. Voleibol. Desempenho esportivo.
|
29369 0 bytes Universidade Gama Filho http:// |
|