Categoria: Educação Fisica Monografias |
A influência da mídia na obesidade de crianças e adolescentes |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
CARNEIRO, Vinícius Guimarães
Este trabalho tem como objetivo verificar a influência da mídia, equipamentos eletrônicos e o meio em que vivem crianças e adolescentes na gênese da obesidade. Devido à violência e às facilidades do mundo atual, crianças e adolescentes estão cada vez mais permanecendo em suas casas e, assim, não praticam a atividade física necessária para uma vida ativa e saudável e, por consequência, tornam-se sedentários. Sabe-se que a obesidade é uma situação que envolve diversos fatores e, entre eles, o sedentarismo é o que realmente se torna mais evidente. Pais pouco presentes tendem a deixar seus filhos diante da televisão, computadores ou videogames, para que estes aparelhos atuem como um tipo de “amigo” que está ali para proporcionar divertimento. Como pode-se comprovar, a mídia influencia os hábitos diários e de compra em crianças e adolescentes, além de vender um ideal estético que muitas vezes não é palatável à realidade destes indivíduos, podendo originar nos casos mais graves transtornos alimentares ou o uso de substâncias para a mudança da composição corporal para atingir o padrão midiático. Comprovar-se-à que existem aspectos positivos nestes aparelhos, tais como o benefício em alguns aspectos motores e cognitivos, como tempo de reação e treinamento mental, além de estarem sendo utilizados como auxiliar no tratamento de doenças e recuperação de indivíduos de todas as idades. Considera-se então que estas tecnologias são benéficas, assim como parte das informações que trazem consigo, mas os pais e responsáveis nunca podem abrir mão do controle sobre o tempo e as informações às quais estes indivíduos em formação vão ter acesso. A atividade física nunca pode ser deixada de lado, ao preço do risco de sedentarismo, obesidade/sobrepeso e síndromes metabólicas graves. A combinação de interação social, atividades físicas e informação é ideal para o completo desenvolvimento do indivíduo.
Palavras-chave: Obesidade. Tecnologia. Atividade física.
|
23781 0 bytes Universidade de Ribeirão Preto http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Língua de Sinais para a melhoria da socialização dos alunos com deficiência auditiv |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
COSTA, Marcelo Pereira; RODRIGUEZ, Carmem Ledir Wouters
O objetivo principal deste trabalho foi promover a socialização entre alunos e professores dessa escola, buscando melhorar a comunicação nas atividades diárias, através da utilização da LIBRAS. O presente projeto foi de grande importância para o desenrolar das atividades da escola, pois, através do ensino da LIBRAS, despertou nos alunos o interesse pela descoberta de uma nova forma de linguagem, que possibilitou a fluência da comunicação e de entendimento entre todos os componentes da classe, utilizando-se de formas alternativas de comunicação não oral, promovendo uma melhor socialização entre os alunos com deficiência auditiva e os demais colegas e professores.
Palavras-chave: Educação especial. LIBRAS. Educação inclusiva.
|
8008 0 bytes Faculdade Padre João Bagozzi http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância dos jogos de luta na aprendizagem do karatê-dô |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
SOUZA, Carlos Roberto Pantoja de
Esta pesquisa foi elaborada através de estudo de caso e de levantamento bibliográfico, onde se procurou estudar o que autores de diversas áreas ressaltam em seus trabalhos, sobre a importância do lúdico no universo da formação humana, com a implantação da prática de jogos, de brincadeiras e de lutas lúdicas em assistência às aulas de karatê infantil. Com o objetivo geral de verificar se essas atividades lúdicas auxiliam no aprendizado do karatê. Como objetivo específico de analisar se essa metodologia contribui para o melhor desenvolvimento dos fatores motores, cognitivos e afetivo-sociais, servindo como fator de motivação para crianças de 05 a 08 anos. A pesquisa foi realizada através de grupos de controle, formados por 20 crianças, 2 grupos de 10 crianças de 05 a 08 anos, alunos de Karatê dos Colégios La Salette, Pequeno Construtor, Luiza Martins e da turma para crianças da academia Biophysik. A metodologia foi realizada por um período de 2 meses, onde em um grupo se utilizou jogos, brincadeiras e lutas lúdicas e no outro a metodologia tradicional, somente com a utilização das repetições das técnicas do Karatê.
Palavras-chave: Karatê-Dô. Lúdico. Crianças.
|
24080 0 bytes Universidade Estadual Vale do Acaraú http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Análise das sessões de treinamento de futebol entre categorias de base e escolinhas |
Versão: Pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
CASARIN, Rodrigo Vicenzi; CELLA, Marcos Teonisto
Este estudo teve como objetivo analisar os conteúdos das sessões de treinamentos de futebol da categoria de base de um clube profissional e de uma escolinha na categoria sub-15. O estudo caracterizou-se por uma pesquisa descritivo-exploratória. Utilizou-se a técnica de observação sistemática e direta das sessões de treinamento com o emprego de filmadora e posterior transcrição dos dados em fichas de observação, bem como um questionário como instrumentos de coleta de dados. Participaram deste estudo, praticantes de futebol do gênero masculino em categoria de base e em escolinha pertencentes a categoria sub-15, sendo uma categoria de base de um clube de futebol profissional da cidade de Florianópolis e uma escolinha da fundação municipal de esportes da cidade de Pinhalzinho, ambos de Santa Catarina, bem como os respectivos treinadores. Os resultados obtidos indicam que o tempo total de treinamento da categoria de base (858’) foi maior que o tempo total de treinamento da escolinha (642’). Verificou-se ainda que os treinadores ocupam a maior parte do tempo geral com o jogo propriamente dito. Percebeu-se uma ênfase maior no treinamento físico (180’) por parte da categoria de base, enquanto a escolinha preferenciou o treinamento de combinação dos fundamentos (105’). Os exercícios do complexo de Jogo I, ou seja, situações de jogo, enfocando aspectos técnico-táticos, foram realizados 5 vezes na equipe da categoria de base. Já na equipe da escolinha, foram identificadas 6 situações. Ficou evidente que na categoria de base foram trabalhados com maior ênfase os exercícios de complexo de jogo II (50’). Ao analisarmos os dados obtidos na observação dos treinamentos, é importante considerarmos os objetivos distintos de cada equipe. Ficou clara a maior cobrança por resultados e maior preocupação com o rendimento da categoria de base, num período de jogos decisivos do campeonato estadual, enquanto a escolinha realizava seus treinamentos sem mais perspectivas de competições formais para o ano. Os resultados obtidos revelam aspectos importantes sobre as metodologias do ensino e do treinamento da modalidade de futebol. Procurou-se evidenciar nesse trabalho, uma reflexão crítica, contribuindo para a evolução do ensino-aprendizagem-treinamento do futebol, possibilitando um aprofundamento dos profissionais envolvidos nesse processo. Entendemos que nossas constatações não resolverão todos os problemas que envolvem o treinamento, mas acreditamos que este estudo possa contribuir para a evolução do futebol, bem como servir de referencia para outras investigações.
Palavras-chave: Futebol. Escolinha. Categoria de Base.
|
10973 0 bytes Universidade do Oeste de Santa, Xanxerê http://www.boletimef.org/biblioteca/2735/Treinamento-de-futebol-em-categorias-de-base-e-escolinhas |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
Brinquedos cantados na psicomotricidade |
Versão: pdf Atualização: 17/5/2012 |
Descrição:
SANTOS, Denise Guerra dos
Aborda-se neste trabalho a importância e a contribuição dos brinquedos cantados na psicomotricidade com crianças de 0 à 7 anos. A presente monografia desenvolve-se à luz da dialética interdisciplinar tomando-se de empréstimo conceitos do folclore, da psicanálise, da filosofia, da psicologia do desenvolvimento, da ludoterapia e da musicoterapia. Segue-se a descrição dos brinquedos cantados, paralelos ao desenvolvimento infantil segundo Piaget, enumerando-se os estágios propostos por este autor e delimitando-se os acalantos e as brincadeiras de roda, como objeto de interesse maior da população pesquisada. Dar-se-á ênfase a discussão do suporte à clínica psicomotora diante dos conceitos de Winnicott sobre a vida afetiva e o brincar, fazendo-se referência às vivências através dos brinquedos cantados no contexto terapêutico. Na culminância deste estudo, propõe-se a diferenciação entre educação, reeducação e terapia psicomotora, esboçando-se a elaboração das estruturas psicomotoras comuns às três áreas citadas, interpondo-se os brinquedos cantados como recursos plausíveis a este trabalho. Apresenta-se, ainda, 22 exemplos de brinquedos cantados, ilustrados por suas letras e pelo desenvolvimento da brincadeira em questão.
Palavras-chave: Brinquedos cantados. Psicomotricidade. Lúdico. Terapia. Folclore. Desenvolvimento infantil.
|
15121 0 bytes Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2003. http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A importância da Dança no contexto escolar |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
CARBONERA, Daniele; CARBONERA, Sergio Antonio
Na criança a dança aparece muito cedo, logo que ela domina a marcha e assim também percebemos que ela se perde cedo, seja por vergonha, repressão ou ate mesmo por falta de estímulos de profissionais que muitas vezes deixam de trabalhar esse conteúdo por pensarem que não sabem ou por acharem difíceis de serem ensinados. Nesse contexto o presente estudo se deve ao fato de mostrar para os profissionais de Educação Física, que eles devem se arriscar mais a trabalhar com este conteúdo, porque de fato é tão importante e não tem nenhum segredo para seu ensinamento, alem de fazer parte da disciplina de Educação Física. E para isso não é preciso formar nem um bailarino na escola, é preciso apenas libertar os movimentos e trabalhar as expressões. Com uma única represalha, os cuidados com o tipo de música que vai trabalhar dentro da escola. Assim o presente estudo tem como objetivo despertar o interesse dos alunos e professores para as aulas de dança na escola. E a metodologia utilizada para o estudo foi de uma pesquisa descritiva com a revisão de várias literaturas, a fim de firmar a importância de se trabalhar com a dança no contexto escolar.
Palavras-chave: Dança. Escola. Movimento.
|
95210 0 bytes Faculdade Iguaçu-ESAP http:// |
Categoria: Educação Fisica Monografias |
A formação do Super-Homem Nietzscheano através da Educação pelo e para o ócio |
Versão: pdf Atualização: 21/3/2012 |
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe
Através de uma perspectiva genealógica do conhecimento que se preocupa com o valor e o sentido das coisas, buscou-se experimentar o pensamento educacional, transvalorando-o por completo pelo conceito de (des)educação. Tal proposta vem acompanhada de outras duas: a transvaloração do ócio face à redução da valorização do trabalho, e a adoção do Super-Homem – o homem superado por si próprio – como figura apropriada para este novo paradigma educacional. No capítulo Genealogia do Ócio, discute-se como se procedeu a mudança de sentidos do ócio ao longo da história e, adiante, examinam-se os motivos do início da decadência da educação pelo e para o ócio na Grécia trágica. Traça-se, a partir disso, um esboço de como fazer para desconstruir a educação hoje existente, em favor da educação pelo e para o ócio. O método genealógico, levado a uma experimentação diferente e nova, coloca instrumentos variáveis na genealogia e investiga a noção de Super-Homem – o que é e como pode ser interpretada no contexto pedagógico. No aspecto normativo, a presente tese amarra o argumento com fortes nós – para aqueles que tentem desatá-los, que falhem em sua própria ruína.
Palavras-chave: Educação. Nietzsche. Super-Homem. Ócio. Educação Física.
|
8549 0 bytes UNICENP http:// |
|