Educadores

Ínicio : Educação Fisica : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!As práticas corporais como ferramenta terapêutica no cuidado em saúde mental: o caso do futebol dent Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ABIB, Leonardo Trápaga

O campo da saúde mental vem passando por diversas transformações no Brasil, principalmente a partir da década de 1970, quando a Reforma Psiquiátrica ganha espaço num cenário em que o movimento sanitário começa a emergir com força no campo da saúde. Um dos reflexos desta corrente foi a criação de diferentes serviços substitutivos ao modelo hospitalocêntrico. Um destes serviços é o CAPS, que tem como um dos objetivos promover a inserção social das pessoas em sofrimento psíquico através de ações intersetoriais. Para atingir tal objetivo uma das medidas foi possibilitar a intervenção de outros campos de saberes como a Terapia Ocupacional, o Serviço Social e a Educação Física, dentre outros. Dentro desta perspectiva, oficinas como a de futebol emergem neste contexto como uma alternativa terapêutica. O objetivo da pesquisa é analisar os significados atribuídos pelos usuários do CAPS II/ adulto, localizado num hospital de Porto Alegre, à oficina de futebol, bem como as repercussões desta prática no projeto terapêutico da instituição. De modo mais específico, tentar compreender o lugar da educação física no campo da saúde mental através do olhar dos usuários que dela participam. Esta pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa de tipo etnográfico, em que foram realizadas cinco observações de campo, posteriormente registradas em diários de campo para serem feitas as devidas análises. Após as análises dos diários de campo foram escolhidos três temas para serem interpretados: Protagonistas ou Coadjuvantes? Bem “pegado” e bem jogado e Futebol fora do CAPS. Estas temáticas emergiram durante as observações e mostraram-se relevantes para o compreendimento dos significados atribuídos pelos usuários à oficina de futebol. Foi possível perceber o protagonismo dos usuários enquanto organizadores da oficina, não se restringindo ao papel de meros jogadores, além do fato de conseguirem lidar com os conflitos e tensões existentes na competição presente no futebol. O futebol surgiu como um espaço terapêutico para promover a organização dos usuários e a sua prática poder potencializar atitudes semelhantes em locais fora do CAPS.

Palavras-chave: Práticas corporais. Saúde mental. Futebol.

Downloads 1198  1198  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto A  Site http://www.boletimef.org/biblioteca/2356/Praticas-corporais-como-ferramenta-terapeutica-em-saude-men
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Psicomotricidade aplicada através do programa TEACCH em pessoas com autismo. Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Almeida, Cláudio Bispo de

O principal objetivo deste estudo foi o de verificar e analisar como a psicomotricidade pode ser aplicada através do Programa de Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Portadoras de Problemas de Comunicação Correlatos (TEACCH).

Downloads 1244  1244  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Candido Mendes  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Avaliação e predição do desempenho na canoagem slalom: uma proposta metodológica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
GOBBO, Luís Alberto

O objetivo do presente estudo foi propor um teste motor específico para avaliar o treinamento físico e predizer o desempenho esportivo na canoagem slalom. Para tanto, 10 atletas da seleção brasileira de canoagem slalom adulta (8 homens e 2 mulheres) foram avaliados durante 4 momentos distintos. Os atletas foram submetidos a testes motores para avaliar a capacidade de força (força em deslocamento - FD) e resistência muscular (resistência de velocidade - RV), além do teste proposto, denominado de teste do losango (LOS). Este teste constitui de quatro voltas em um losango delimitado por quatro bóias, utilizando-se os movimentos específicos da canoagem slalom.


Palavras-chave: Treinamento esportivo. Testes motores. Força e resistência muscular. Canoagem slalom.

Downloads 1274  1274  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Londrina  Site http://www.boletimef.org
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Benefícios e Efeitos percebidos por Trabalhadores logo após aPrática da Ginástica Laboral Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Berté, Duílio Junior
Este estudo teve por objetivo identificar os benefícios e efeitos imediatos da ginástica laboral percebidos por um grupo de trabalhadores após a sua prática.

Downloads 1362  1362  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Superior de Ensino  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Implicações do esporte escolar: uma abordagem sob uma perspectiva crítica Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sérgio Roberto de Paiva

Este trabalho tem como objetivo sensibilizar e trazer entendimento aos leitores sobre as dimensões que o esporte tem dentro da escola sejam eles os positivos ou negativos. A investigação foi feita através de uma pesquisa bibliográfica onde na sua primeira parte discutiremos qual é a função e como deve ser abordado o esporte dentro das aulas de Educação Física, apresentando os benefícios, os prejuízos e os cuidados que devemos olhar para essa prática inserida como instrumento de trabalho nas aulas de Educação Física. Já na segunda parte abordamos como assunto as práticas esportivas extracurriculares, como deveria ser entendido o posicionamento do professor e as relações pessoais que essa prática proporciona, o que se espera do professor enquanto mediador dessas práticas e quais são os motivos que levam as escolas a oferecê-las. Na terceira parte discutiremos sobre os processos de atuação do esporte dentro da escola, iremos aqui levantar como entendemos que deveriam ser administradas pedagogicamente a iniciação esportiva no âmbito das práticas esportivas extracurriculares, a conveniência de discussões teóricas dos temas esportivos tanto nas práticas esportivas extracurriculares como nas aulas de Educação Física curricular e também as possibilidades de práticas para o desenvolvimento das idéias propostas por esse trabalho.

Palavras-­chave: Esporte escolar. Prática esportiva extracurricular. Proposta
metodológica.



Downloads 1436  1436  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas de Itapetinga, Fundação Karn  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Testes Psicomotores na Educação Infantil – Bateria Psicomotora (BPM): Um estudo de caso em crianças Popular Versão: 
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
Ferreira, Heraldo Simões.

O propósito deste estudo foi analisar a importância da avaliação psicomotora como instrumento de adaptação das crianças ao meio em que vivem, utilizando os testes psicomotores como forma de testagem do comportamento psicomotor das mesmas.

Downloads 1611  1611  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UECE  Site http://
Avaliação: 2.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Discutindo Valores Humanos na Educação Física escolar: uma perspectiva a partir do método “educare” Popular Versão: pdf
Atualização:  28/2/2012
Descrição:
SEBBEN, Thiago Felipe

O objetivo do presente estudo foi promover os valores humanos (paz, amor, ação correta, verdade, não-violência) a partir de práticas originárias do conteúdo da Educação Física (ginástica, luta, dança, jogos e esporte) sempre abordado com os estudantes através da ludicidade e das técnicas propostas pelo método “educare”. O microambiente escolar da prática pedagógica foi a Escola Municipal (EM) Santa Ana Mestra, escola da Rede Municipal de Ensino (RME) da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC). A escola possui um total de 768 alunos matriculados, sendo 390 no turno matutino. Destes, 175 participaram da pesquisa. A pesquisa foi de caráter aplicado qualitativo, tendo como instrumento metodológico a pesquisa-ação, em quatro etapas: diagnóstico, ação – que foi subdividida em duas sub-etapas: planejamento e ação propriamente dita -, avaliação e reflexão. Os resultados da aplicação desse método foram: o diagnóstico da realidade de indisciplina e dos problemas de convivência entre os estudantes, o planejamento pedagógico unindo os valores humanos e as práticas da cultura corporal, os relatórios da aplicação das aulas planejadas, a melhora no nível de desenvolvimento moral de duas turmas avaliadas, e a reflexão dos estudantes sobre o método a que estiveram expostos durante a pesquisa. É possível afirmar que o método “educare” é um instrumento pedagógico coerente com o objetivo de tentar transformar/aprimorar o caráter das crianças e, por conseqüência, a convivência das crianças no ambiente escolar e em outros ambientes.

Downloads 2152  2152  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas “Espíritas”   Site http://contribuição do professor
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Educação Física escolar indígena: o Programa Segundo Tempo e sua importância na revitalização dos jo Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Jhones Rodrigues

Esta pesquisa mostra a importância da inserção do Programa segundo Tempo na revitalização dos jogos tradicionais das crianças Baré, da Comunidade Indígena Terra Preta - Manaus/ Amazonas. Analisa a forma como o Programa pode contribuir para a inclusão social dessas crianças em esportes não tradicionais praticados por determinada comunidade. Aborda a relevância de se revitalizar e manter os jogos tradicionais desse povo, como forma de contribuir para a preservação dos saberes milenares indígenas; além de proporcionar às crianças e adultos, constante divertimento e convívio social prazeroso e harmonioso. A condução metodológica da investigação partiu da análise de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, cujas técnicas de pesquisa foram: roteiro aberto (questionário) de entrevista; observação participante e o registro de observações a respeito do cotidiano da comunidade. Para registrar os dados coletados foram utilizados os seguintes instrumentos: gravador e diário de campo. A escolha desses instrumentos foi um indicativo da comunidade Baré, que demonstrou uma certa preocupação, em não poder contribuir para o teor desta, por não dominarem muito bem a escrita. Este trabalho apresenta uma abordagem histórica do Povo Baré, enfocando o lúdico indígena, os jogos tradicionais e não tradicionais da etnia e a inclusão social que o Programa Segundo Tempo poderá abranger. Os resultados evidenciam que o Programa Segundo Tempo, em articulação com as comunidades indígenas, pode contribuir para a revitalização do patrimônio material e imaterial dos Povos Indígenas.

Palavras–chave: Jogos Indígenas. Lúdico Indígena. Educação Física Indígena.


Downloads 2163  2163  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro de Educação a Distância, Universidade de Br  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!A saúde na Educação Física escolar sob a perspectiva eco-relacional Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas

A Educação Física, como disciplina do currículo escolar, como área de conhecimento e como atividade realizada por uma população cada dia maior, está em constante movimento. Com o intuito de acompanhar este movimento, vemos emergir neste campo abordagens e concepções de ensino que buscam reconfigurar as ações e práticas pedagógicas. O processo de transformações ocorridas ao longo dos tempos recai também na dimensão da saúde que passa por processo de reconfiguração no âmbito da Educação Física. Pensar esta reconfiguração da saúde em sua relação com a educação física escolar, atualmente, é pensar em diferentes práticas, humanos, concepções e realidades distintas. Nesse sentido, trata-se não somente de pensar novas estratégias de ensino, mas em propostas que busquem superar os modelos tradicionais que vinculam ainda a dimensão da saúde às concepções higienistas, com viés biologicista. Entendendo a Educação Física como parte da educação integral dos indivíduos, o estudo teve como propósito discutir a articulação da saúde na Educação Física escolar à perspectiva eco-relacional. O trabalho teve como principal objetivo verificar quais as contribuições que a perspectiva eco-relacional oferece como proposta epistemo-metodológica num processo de ensino-aprendizagem da Educação Física relacionada à saúde na escola. Através de uma proposta que se materializou via uma pesquisa intervenção engajada, foi possível experienciar este estudo no cotidiano escolar, nas aulas de educação física para estudantes de Ensino Médio em uma escola pública de Fortaleza, CE. Para a realização do estudo, utilizamos na coleta de dados questionários, relatos e diário de campo, onde a análise foi desenvolvida nos moldes do método da Análise de Conteúdos, no qual se chegou a um conjunto de categorias, em respostas às questões norteadoras do estudo. Na análise das contribuições da PER para os processos de ensino, destacamos: 1) o ensino dialógico, crítico e contextualizado como possibilidade; 2) o trabalho coletivo nas aulas de EF; 3) ampliação da concepção de saúde; 4) dificuldade e dilemas do cotidiano de ensino crítico e democrático. Para análise das mudanças favorecidas pela utilização da PER, foi possível identificarmos: 1) melhora no comportamento, maior participação e envolvimento nas aulas; 2) Ressignificação da concepção de saúde. Foi possível perceber ainda a evolução e o desenvolvimento do grupo no partilhar das informações e conhecimentos sobre a dimensão da saúde para além do enfoque biológico, através de uma postura mais crítica que se apresentou por meio do trabalho de contextualização, de uma maior abertura ao diálogo, do partilhar de experiências relacionais, tal como é próprio da perspectiva eco-relacional. Acreditamos que os pressupostos da perspectiva eco-relacional proporcionaram discussões e experiências gratificantes para mim como docente e, principalmente, para os discentes, pois instigaram neles questões sobre como os hábitos saudáveis são importantes em suas vidas, ampliando o conceito de saúde, tornando-a mais crítica. Com isso, percebi-se ser viável vivenciar uma nova abordagem da saúde nas aulas de educação física na escola por meio da perspectiva eco-relacional.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Perspectiva Eco-Relacional; Saúde.

Downloads 2183  2183  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Curso de Educação Física, Faculdade de Educação, U  Site http://boletimef.org/biblioteca/2774/Saude-eco-relacional-na-Educacao-Fisica-escolar
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Educação Fisica Monografias
Fazer Download agora!Lazer, escola e juventude: algumas aproximações Popular Versão: pdf
Atualização:  21/3/2012
Descrição:
PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues

Este trabalho é uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA, ele tem por meta conquistar a aprovação na referida graduação. O tema abordado é o lazer, o qual é relativamente recente no universo acadêmico e possui inúmeras reflexões. Este trabalho monográfico irá analisar e discutir o lazer para os jovens do ensino médio, na perspectiva de refleti-lo no universo escolar, buscando percebe-lo enquanto necessidade social. Especificamente, cabe a este trabalho identificar quais as práticas mais freqüentes entre os jovens da pesquisa, verificando como eles utilizam o seu tempo livre e quais as suas áreas de interesse quanto à questão do lazer. O campo de investigação foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado da Bahia da rede pública da cidade de Crato. Realizou-se um estudo de natureza exploratória, tendo sido utilizado para coleta de dados a observação assistemática, questionários estruturados e perguntas norteadoras para a elaboração de um texto pelos alunos. Pretendeu-se analisar de forma crítica todo material, buscando compreender os fenômenos sociais, e suas contradições. Com relação aos significados atribuídos ao lazer, pelos jovens da pesquisa pode-se constatar que os mesmos possuem uma visão funcionalista do lazer, assumindo características de lazer alienado, bem como ser as conversas cotidianas a principal vivência de lazer entre os jovens. Fato influenciado pelas questões socioeconômicas e o medo da violência. Por fim os jovens da pesquisa acreditam que a escola poderia oferecer mais lazer, porém a, mesma restringe seu lazer a biblioteca, Educação Física e festinhas cotidianas.

Palavras-chave: Lazer. Escola. Juventude.

Downloads 2234  2234  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Regional do Cariri  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 »